...
quinta-feira ,22 fevereiro 2024
Home / Ciência, Tecnologia, inteligência artificial / Digital Day: BB e Sebrae fazem parceria para levar wi-fi a mil cidades

Digital Day: BB e Sebrae fazem parceria para levar wi-fi a mil cidades

O Ministro das Comunicações, Fábio Faria, o presidente da República, Jair Bolsonaro, o vice-presidente, Hamilton Mourão, e o Ministro-chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos,durante abertura da Semana das Comunicações no Palácio do Planalto.
Repro­du­ção: © Fabio Rodri­gues Pozzebom/Agência Bra­sil

Ação é parte do programa Wi-Fi Brasil do Ministério das Comunicações


Publi­ca­do em 05/05/2021 — 10:08 Por Pedro Ivo de Oli­vei­ra — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia
Atu­a­li­za­do em 05/05/2021 — 12:15

O Ban­co do Bra­sil, o Ser­vi­ço Bra­si­lei­ro de Apoio às Micro e Peque­nas Empre­sas (Sebrae) e o Minis­té­rio das Comu­ni­ca­ções assi­na­ram hoje (5), em come­mo­ra­ção ao Digi­tal Day, um pro­to­co­lo de inten­ções para levar inter­net móvel para mil cida­des que ain­da não pos­su­em infra­es­tru­tu­ra ade­qua­da de sinal. A cerimô­nia foi rea­li­za­da no Palá­cio do Pla­nal­to, em Bra­sí­lia.

A ini­ci­a­ti­va, cha­ma­da de Wi-Fi Bra­sil, é coor­de­na­da pelo Minis­té­rio das Comu­ni­ca­ções em con­jun­to com a Tele­bras. “O gover­no fede­ral está indo onde nin­guém vai. O Mare­chal Ron­don, há 100 anos, ten­tou conec­tar a Região Nor­te com o Bra­sil. Ain­da temos hoje o mai­or deser­to digi­tal lá. Já leva­mos mais de 14 mil pon­tos de inter­net ao lon­go do Bra­sil. Temos mais de 10 mil esco­las rurais conec­ta­das com o Wi-Fi Bra­sil”, afir­mou o minis­tro Fábio Faria.

“Com este pro­gra­ma, esta­mos cui­dan­do com mui­to cari­nho dos bra­si­lei­ros, para que tenham aces­so ade­qua­do à inter­net. Este é um ver­da­dei­ro tra­ba­lho de cida­da­nia”, afir­mou Faus­to Ribei­ro, pre­si­den­te do Ban­co do Bra­sil e cos­sig­na­tá­rio da ini­ci­a­ti­va.

Segun­do dados do minis­té­rio, mil cida­des rece­be­rão cer­ca de 14 mil novos pon­tos de cone­xão sem fio. A ini­ci­a­ti­va será com­ple­men­ta­da pelo lei­lão do 5G, que tra­rá ter­mos de com­pro­me­ti­men­to com a expan­são da conec­ti­vi­da­de 4G para o inte­ri­or do Bra­sil. Essa expan­são será cus­te­a­da pelas empre­sas que arre­ma­ta­rem as novas frequên­ci­as.

Tecnologia 5G

Duran­te o even­to, o pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro aci­o­nou sim­bo­li­ca­men­te a liga­ção do pri­mei­ro pon­to de 5G stan­da­lo­ne (aque­le que fun­ci­o­na nas frequên­ci­as total­men­te dedi­ca­das ao 5G) públi­co do Bra­sil, no Palá­cio do Pla­nal­to.

O minis­tro Fábio Faria infor­mou duran­te o even­to que o minis­té­rio pla­ne­ja inau­gu­rar 20 pon­tos de 5G stan­da­lo­ne pelo Bra­sil, mas as loca­li­da­des que rece­be­rão o ser­vi­ço ain­da não foram reve­la­das.

O presidente Jair Bolsonaro visita a exposição sobre as aplicações práticas do uso da nova tecnologia 5G Standalone no Brasil, no Salão Negro do Congresso Nacional.
Repro­du­ção: Bol­so­na­ro visi­ta a expo­si­ção Digi­tal Day — Mar­ce­lo Camargo/Agência Bra­sil

Logo após a cerimô­nia no Palá­cio do Pla­nal­to, o pre­si­den­te seguiu para o Con­gres­so Naci­o­nal onde par­ti­ci­pou da aber­tu­ra da expo­si­ção do Digi­tal Day, no Salão Negro da Câma­ra dos Depu­ta­dos.

O Minis­té­rio das Comu­ni­ca­ções cri­ou o Digi­tal Day para mos­trar as apli­ca­ções do 5G, como na tele­me­di­ci­na, na rea­li­da­de vir­tu­al, na auto­ma­ção mecâ­ni­ca e na inte­li­gên­cia arti­fi­ci­al. A expo­si­ção do Digi­tal Day é aber­ta ao públi­co e vai de hoje (5) até sex­ta-fei­ra (7), no Con­gres­so Naci­o­nal.

Confira a cerimônia no Palácio do Planalto:

 

*Maté­ria atu­a­li­za­da às 12h15

Edi­ção: Kelly Oli­vei­ra

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Bares, restaurantes e padarias podem proibir clientes de usarem computador na mesa? Foto: Freepik

Estabelecimentos podem proibir uso de notebooks sem infringir a lei

Repro­du­ção: ©Fre­e­plk Restrição deve ser comunicada de forma clara ao consumidor Publi­ca­do em 19/02/2024 — …