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Digitalização de serviços públicos gera economia de R$ 2 bi por ano

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© Por­tal do Gov­er­no Fed­er­al (Repro­dução)

Atualmente, 64,5% dos serviços federais estão totalmente digitalizados

Pub­li­ca­do em 08/01/2021 — 19:47 Por Agên­cia Brasil — Brasília


A dig­i­tal­iza­ção dos serviços públi­cos ger­ou econo­mia de R$ 2 bil­hões por ano, sendo R$ 1,5 bil­hão para a pop­u­lação e R$ 500 mil­hões para o gov­er­no. A esti­ma­ti­va con­s­ta de bal­anço divul­ga­do hoje (8) pela Sec­re­taria Espe­cial de Des­buro­c­ra­ti­za­ção, Gestão e Gov­er­no Dig­i­tal do Min­istério da Econo­mia.

O número de cidadãos cadastra­dos no Por­tal do Gov­er­no Fed­er­al, que unifi­ca os sites do gov­er­no e per­mite o aces­so a serviços por um login úni­co, está em 88 mil­hões. Isso rep­re­sen­ta 51 vezes mais que o total reg­istra­do em janeiro de 2019, quan­do ape­nas 1,7 mil­hão de brasileiros usavam os serviços de for­ma dig­i­tal.

Atual­mente, o por­tal gov.br ofer­ece 4.137 serviços de 193 órgãos fed­erais, dos quais 2.670 (64,5%) são total­mente dig­i­tal­iza­dos. O por­tal disponi­bi­liza ain­da 640 serviços (15,5%) par­cial­mente dig­i­tal­iza­dos, com eta­pas exe­cu­tadas no por­tal, mas que ain­da exigem algum pro­ced­i­men­to pres­en­cial, como entre­ga de doc­u­men­tos. Por fim, exis­tem 827 serviços não dig­i­tais (20%), que só podem ser ini­ci­a­dos no site, mas exigem a pre­sença físi­ca nas demais fas­es.

No ano pas­sa­do, o Min­istério da Econo­mia lançou a Estraté­gia de Gov­er­no Dig­i­tal 2020–2022, com o obje­ti­vo de chegar ao fim do próx­i­mo ano com 100% dos serviços públi­cos e dos por­tais fed­erais dig­i­tal­iza­dos. A meta de dig­i­talizar 1 mil serviços nos dois primeiros anos do atu­al gov­er­no foi alcança­da em out­ubro, ten­do sido acel­er­a­da por causa da pan­demia de covid-19.

Segun­do o Min­istério da Econo­mia, a neces­si­dade de evi­tar aglom­er­ações durante a pan­demia aceler­ou o crono­gra­ma, com o gov­er­no dan­do pri­or­i­dade para serviços que ben­e­fi­ci­am grande número de pes­soas, como os pedi­dos de aposen­ta­do­ria por tem­po de con­tribuição e de auxílio emer­gen­cial e o seguro-desem­prego do empre­ga­do domés­ti­co.

Entre os serviços total­mente dig­i­tal­iza­dos, estão a Carteira Dig­i­tal de Trân­si­to, a Carteira de Tra­bal­ho Dig­i­tal e o aplica­ti­vo Meu INSS, que per­mitem atendi­men­to inteira­mente online. Em relação ao Meu INSS, o gov­er­no pro­move, des­de agos­to, um pro­je­to pilo­to de real­iza­ção de pro­va de vida pelos aposen­ta­dos de for­ma exclu­si­va­mente dig­i­tal, por meio do sis­tema de bio­me­tria facial pelo celu­lar.

Edição: Nádia Fran­co

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