...
segunda-feira ,17 março 2025
Home / Noticias do Mundo / Diplomata dos EUA é chamado ao Itamaraty para esclarecimentos

Diplomata dos EUA é chamado ao Itamaraty para esclarecimentos

Governo brasileiro quer explicações sobre denúncia de maus-tratos

Pedro Rafael Vilela – Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 27/01/2025 — 20:55
Brasília
Palácio do Itamaraty na Esplanada dos Ministérios
Repro­dução: © Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A secretária de Comu­nidades Brasileiras no Exte­ri­or e Assun­tos Con­sulares e Jurídi­cos do Min­istério das Relações Exte­ri­ores, Már­cia Loureiro, reuniu-se na tarde des­ta segun­da-feira (27), em Brasília, com o encar­rega­do de negó­cios da Embaix­a­da dos Esta­dos Unidos no Brasil, Gabriel Esco­bar, para tratar sobre a depor­tação de brasileiros no últi­mo fim de sem­ana.

A con­vo­cação pelo Palá­cio do Ita­ma­raty é um gesto diplomáti­co que expres­sa descon­tenta­men­to de um país com out­ro. A real­iza­ção da reunião foi con­fir­ma­da à Agên­cia Brasil por fontes do gov­er­no brasileiro e tam­bém pela diplo­ma­cia norte-amer­i­cana.

Segun­do os relatos, durante a reunião, o Ita­ma­raty solic­i­tou esclarec­i­men­tos do gov­er­no amer­i­cano sobre o trata­men­to dis­pen­sa­do a brasileiros depor­ta­dos em um voo fre­ta­do pelos Esta­dos Unidos, que chegou ao país na últi­ma sex­ta-feira (24).

Os cidadãos brasileiros estavam deti­dos nos Esta­dos Unidos por não pos­suírem a doc­u­men­tação de imi­gração exigi­da, e ale­garam que, durante a viagem, per­manece­r­am alge­ma­dos, foram agre­di­dos e tiver­am pri­vação de ban­heiro e ali­men­tação. Brasil e EUA têm acor­do vigente de depor­tação, mas o trata­do pre­vê trata­men­to dig­no e human­itário, o que não ocor­reu.

Após uma escala téc­ni­ca em Man­aus, o gov­er­no brasileiro inter­veio na situ­ação, por ini­cia­ti­va do pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va, deter­mi­nan­do a reti­ra­da das alge­mas, pre­stando assistên­cia human­itária e envian­do um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para bus­car os nacionais depor­ta­dos e enviá-los até o des­ti­no final pre­vis­to, Belo Hor­i­zonte. O grupo desem­bar­cou na cap­i­tal mineira no sába­do (25).

Esta foi a primeira leva de brasileiros depor­ta­dos des­de a posse do pres­i­dente Don­ald Trump, que prom­e­teu tol­erân­cia zero com a imi­gração ile­gal no país. Gabriel Esco­bar é atual­mente o rep­re­sen­tante da diplo­ma­cia amer­i­cana no Brasil, após a saí­da da embaix­ado­ra Eliz­a­beth Bagley, indi­ca­da pelo gov­er­no ante­ri­or, de Joe Biden, mas que deixou o pos­to na cap­i­tal brasileira.

À reportagem, a Embaix­a­da dos Esta­dos Unidos con­fir­mou a real­iza­ção do que chamou de uma “reunião téc­ni­ca” com autori­dades do Min­istério das Relações Exte­ri­ores, mas não deu detal­h­es sobre o que foi con­ver­sa­do no encon­tro.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Cúpula de chefes de Estado do Brics será em julho no Rio de Janeiro

Encontro foi marcado para os dias 6 e 7 do mês Ana Cristi­na Cam­pos — …