...
sexta-feira ,29 março 2024
Home / Saúde / Distribuição de vacinas da AstraZeneca deve começar neste sábado

Distribuição de vacinas da AstraZeneca deve começar neste sábado

um tubo de ensaio etiquetado com a vacina é visto na frente do logotipo da AstraZeneca. REUTERS/Dado Ruvic/Illustration/File Photo

© REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração/Direitos reser­va­dos (Repro­du­ção)

Os 2 milhões de doses serão enviadas amanhã aos estados


Publi­ca­do em 22/01/2021 — 11:58 Por Andreia Ver­de­lio e Heloi­sa Cris­tal­do — Repór­te­res da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

Os 2 milhões de doses da Astra­Ze­ne­ca con­tra a covid-19 que devem che­gar da Índia nes­ta sex­ta-fei­ra (22) serão dis­tri­buí­das aos esta­dos a par­tir da tar­de de sába­do (23). Segun­do o pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro, a For­ça Aérea Bra­si­lei­ra está à dis­po­si­ção para agi­li­zar a dis­tri­bui­ção da vaci­na pelo país.

“Pode ter cer­te­za que a Aero­náu­ti­ca está aí para ser­vir o Bra­sil e essa vaci­na, se che­gar hoje à noi­te, ama­nhã come­ça a che­gar a seus des­ti­nos”, dis­se Bol­so­na­ro.

Bol­so­na­ro falou com a impren­sa ao dei­xar o Palá­cio da Alvo­ra­da, após café da manhã com par­la­men­ta­res na resi­dên­cia ofi­ci­al. Ele rea­fir­mou que a vaci­na­ção não será obri­ga­tó­ria e reco­men­dou que as pes­so­as lei­am os estu­dos dos imu­ni­zan­tes.

“Ela tem que ser volun­tá­ria, afi­nal de con­tas não está nada com­pro­va­do cien­ti­fi­ca­men­te com essa vaci­na ain­da. E peço que o pes­so­al leia o con­tra­to com a empre­sa para tomar pé de onde che­ga­ram as pes­qui­sa e por­que não se con­cluiu ain­da dizen­do que uma vaci­na é per­fei­ta­men­te efi­caz. Pelo que tudo indi­ca, segun­do a Anvi­sa, ela vai aju­dar que casos gra­ves não ocor­ram no Bra­sil, para quem for vaci­na­do”, afir­mou.

AstraZeneca

As vaci­nas devem che­gar ao Bra­sil nes­ta sex­ta-fei­ra, no fim da tar­de. A car­ga vin­da da Índia será trans­por­ta­da em voo comer­ci­al da com­pa­nhia Emi­ra­tes ao aero­por­to de Gua­ru­lhos e, após os trâ­mi­tes alfan­de­gá­ri­os, segui­rá em aero­na­ve da Azul para o Aero­por­to inter­na­ci­o­nal Tom Jobim, no Rio de janei­ro.

De acor­do com a Fio­cruz, assim que che­ga­rem à ins­ti­tui­ção, as vaci­nas pas­sa­rão por che­ca­gem de qua­li­da­de e segu­ran­ça, além de rotu­la­gem, com eti­que­ta­gem das cai­xas com infor­ma­ções em por­tu­guês. A pre­vi­são é que esse pro­ces­so seja rea­li­za­do até manhã de sába­do (23) por equi­pes trei­na­das em boas prá­ti­cas de pro­du­ção. As vaci­nas devem ser libe­ra­das para dis­tri­bui­ção no perío­do da tar­de.

“Ao lon­go de todo o tra­je­to até Bio-Man­gui­nhos/­Fi­o­cruz, as vaci­nas esta­rão arma­ze­na­das em seis cai­xas do tipo pal­lets, que serão acon­di­ci­o­na­das em envi­ro­tai­ners, peque­nos con­tai­ners uti­li­za­dos para trans­por­tes de car­ga que neces­si­ta de con­tro­le de tem­pe­ra­tu­ra. Nes­ses envi­ro­tai­ners, as vaci­nas serão man­ti­das na tem­pe­ra­tu­ra entre 2 a 8ºC”, infor­mou a Fio­cruz.

Edi­ção: Valé­ria Agui­ar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Júlio César Teixeira, ginecologista, professor e pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Novo teste de HPV no SUS pode antecipar diagnóstico em até 10 anos

Repro­du­ção: © Rena­to Araújo/Agência Bra­sil Vírus é o principal causador de câncer de colo de …