...
quarta-feira ,9 outubro 2024
Home / Noticias / Distrito Federal cria grupo de mobilização para o 7 de Setembro

Distrito Federal cria grupo de mobilização para o 7 de Setembro

Repro­dução: © José Cruz/Agência Brasil

Gabinete de Mobilização terá primeira reunião na segunda-feira


Pub­li­ca­do em 01/09/2023 — 13:32 Por Pedro Peduzzi – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O gov­er­no do Dis­tri­to Fed­er­al criou um gabi­nete de mobi­liza­ção insti­tu­cional que acom­pan­hará os even­tos comem­o­ra­tivos pre­vis­tos para o 7 de Setem­bro na cap­i­tal do país. O decre­to que insti­tui a cri­ação do grupo foi pub­li­ca­do em edição extra do Diário Ofi­cial do DF na quin­ta-feira (31).

O Gabi­nete de Mobi­liza­ção Insti­tu­cional será lid­er­a­do pela Sec­re­taria de Segu­rança Públi­ca (SSP-DF) e con­tará com a par­tic­i­pação de órgãos e sec­re­tarias visan­do à pro­moção da ordem públi­ca e social, bem como à coor­de­nação de ativi­dades rel­a­ti­vas à data comem­o­ra­ti­va do Dia da Inde­pendên­cia.

Está pre­vista tam­bém a pos­si­bil­i­dade de par­tic­i­pação de diver­sas enti­dades fed­erais e judi­ciárias – inclu­sive das áreas de inteligên­cia e segu­rança – que poderão ser con­vo­cadas para par­tic­i­par do gabi­nete.

Segun­do a gov­er­nado­ra em exer­cí­cio, Celi­na Leão, o primeiro encon­tro do grupo está pre­vis­to para a próx­i­ma segun­da-feira (4), às 10h. Ela sub­sti­tui o gov­er­nador Ibaneis Rocha, que se encon­tra em viagem aos Esta­dos Unidos.

Em nota, a gov­er­nado­ra expli­ca que o gabi­nete cri­a­do será uma espé­cie de cen­tro inte­gra­do de infor­mações e que já envi­ou con­vite para o gov­er­no fed­er­al, para a par­tic­i­pação de todos os órgãos “que acharem impor­tante se faz­erem pre­sentes”.

O GDF con­vi­dou tam­bém o Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF), a Câmara dos Dep­uta­dos, o Sena­do Fed­er­al, Tri­bunal Supe­ri­or Eleitoral e a Ordem dos Advo­ga­dos do Brasil (OAB) para par­tic­i­parem do gabi­nete, que fun­cionará de hoje (1°) até 10 de setem­bro.

“Ele fun­cionará no Cen­tro Inte­gra­do de Oper­ações de Brasília (Ciob), da SSP-DF, e tornará a comu­ni­cação e as tomadas de decisões mais ráp­i­das e efi­cientes, garan­ti­n­do anális­es e tem­po respos­ta mais efe­ti­vo em caso de neces­si­dade”, infor­mou o secretário de Segu­rança Públi­ca do DF, San­dro Ave­lar.

Com­pe­tirá, aos con­vi­da­dos, atu­ar na coor­de­nação das atribuições admin­is­tra­ti­vas, bem como ado­tar as medi­das admin­is­tra­ti­vas necessárias para preser­var a esta­bil­i­dade insti­tu­cional e a pro­teção dos bens, serviços e insta­lações.

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Justiça de SP extingue penas de policiais pelo massacre do Carandiru

Repressão policial a uma rebelião resultou na morte de 111 detentos André Richter — Repórter …