...
quarta-feira ,11 dezembro 2024
Home / Economia / Dívidas no programa Desenrola podem ser negociadas nos Correios

Dívidas no programa Desenrola podem ser negociadas nos Correios

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil

Atendimento será feito sem cobrança de taxas ou custos adicionais


Publicado em 07/03/2024 — 10:18 Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil — Brasília

ouvir:

A par­tir des­ta quin­ta-feira (7), con­sum­i­dores podem nego­ciar dívi­das do pro­gra­ma Desen­ro­la Brasil e da Serasa em agên­cias dos Cor­reios. O pra­zo segue até o próx­i­mo dia 28. A pro­pos­ta, segun­do os Cor­reios, é pro­mover uma espé­cie de mutirão con­tra a inadim­plên­cia, com descon­tos ofer­e­ci­dos por 700 empre­sas de todos os seg­men­tos, inclu­sive con­ces­sionárias de ener­gia e água.

Em nota, os Cor­reios infor­maram que o atendi­men­to pres­en­cial nas agên­cias será real­iza­do sem cobrança de taxas ou cus­tos adi­cionais. Den­tre as empre­sas par­ceiras estão ban­cos, finan­ceiras, comér­cio vare­jista, oper­ado­ras de tele­fo­nia e secu­ri­ti­zado­ras. Os descon­tos, segun­do a empre­sa, podem chegar a 96% das dívi­das do pro­gra­ma Desen­ro­la Brasil, que se encer­ra no dia 31 de março.

Inadimplência

Em janeiro deste ano, hou­ve aumen­to no número de con­sum­i­dores inadim­plentes no país, após 2 meses con­sec­u­tivos de que­da, de acor­do com lev­an­ta­men­to real­iza­do pela Serasa. Em relação ao primeiro mês do ano pas­sa­do, o número de inadim­plentes tam­bém subiu, pas­san­do de 70,09 mil­hões para 72,07 mil­hões em janeiro deste ano.

O cartão de crédi­to con­tin­ua sendo o prin­ci­pal tipo de dívi­da entre os inadim­plentes, des­de o ano de 2018 até 2023. No ano pas­sa­do, o cartão de crédi­to cor­re­spon­dia à prin­ci­pal dívi­da para 55% dos endi­vi­da­dos. Cos­tu­mam parce­lar suas com­pras sete em cada dez brasileiros.

Desenrola

Dados do Min­istério da Fazen­da mostram que cer­ca de 12 mil­hões de pes­soas foram ben­e­fi­ci­adas pelo pro­gra­ma Desen­ro­la Brasil, que per­mi­tiu a nego­ci­ação de R$ 36,5 bil­hões em dívi­das. Os descon­tos médios na platafor­ma do pro­gra­ma são de 83%, mas, em alguns casos, chegam a 96%, com paga­men­to à vista ou parce­la­do sem entra­da e com pra­zo de até 60 meses para pagar.

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Caixa começa a pagar Bolsa Família de dezembro

Pagamento no Rio Grande do Sul é unificado Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 10/12/2024 — 07:00 …