...
quinta-feira ,7 dezembro 2023
Home / Saúde / Do choro alto ao desmame: os desafios de mães neurodivergentes

Do choro alto ao desmame: os desafios de mães neurodivergentes

Repro­dução: © Wil­son Dias/Agência Brasil

Podcast relata como cérebros atípicos influenciam o gestar e amamentar


Pub­li­ca­do em 05/08/2023 — 18:25 Por Patrí­cia Ser­rão — Rio de Janeiro

ouvir:

Na reta final da Sem­ana Mundi­al da Ama­men­tação, o Pod­cast Histórias Raras pub­li­ca o episó­dio Mães Neu­ro­di­ver­gentes. Nes­ta edição, difer­entes mães desta­cam como a descober­ta de um cére­bro atípi­co na vida adul­ta trans­for­maram a mater­nidade de cada uma.

A par­tir de Alana Yaponi­rah, Taís Gol­lo e Ana Rosa Aguiar, a gente ouve relatos de como deter­mi­nadas exper­iên­cias mater­nas como o des­mame, o choro alto de um bebê ou o toque exces­si­vo dos fil­hos podem ser extrema­mente desafi­antes para uma mãe atípi­ca.

Alana é mãe de João Vitor, de 19 anos, e de Maya, de seis. Ela já tin­ha apare­ci­do no episó­dio ante­ri­or, Raros e Nada Típi­cos, para falar sobre a descober­ta tar­dia do transtorno do Déficit de Atenção (TDAH) aos 43 anos. Ago­ra, Alana com­para o que mudou na sua mater­nagem depois do diag­nós­ti­co.

Taís Gol­lo é profis­sion­al de edu­cação físi­ca e foi diag­nos­ti­ca­da com Transtorno do Espec­tro Autista (TEA) e Sín­drome de Erl­hers-Dan­los. Ela e o mari­do (tam­bém autista) têm duas meni­nas: a Lis, de oito anos, e a Beat­riz, de dois. Em Mães Neu­ro­di­ver­gentes, Taís con­ta um pouco sobre ges­tar, parir e ama­men­tar.

E o episó­dio traz ain­da a Ana Rosa Aguiar, psiquia­tra e mãe de uma out­ra Lis. Asua Liz se escreve com Z e tem seis anos. Ela tra­bal­ha em um insti­tu­to ded­i­ca­do ao estu­do e apoio ao autista no espec­tro adul­to. Ana Rosa, que se desco­briu com TEA e Sín­drome de Savant (um dis­túr­bio raro e neu­rocog­ni­ti­vo), nos traz um olhar sobre as difi­cul­dades no diag­nós­ti­co de mul­heres, e do impacto e a importân­cia desse diag­nós­ti­co tar­dio.

Em 2023, a Sem­ana Mundi­al da Ama­men­tação começou na terça-feira (1º) e ter­mi­na na segun­da-feira (7). O slo­gan deste ano é Pos­si­bil­i­tan­do a Ama­men­tação: Fazen­do a Difer­ença para Mães e Pais que Tra­bal­ham. Entre os obje­tivos, está o de infor­mar sobre as per­spec­ti­vas dos pais tra­bal­hadores com relação à ama­men­tação e pater­nidade.

▶️ Podcast Histórias Raras: como ouvir os episódios

Neu­ro­di­ver­gentes é o tema da segun­da tem­po­ra­da de Histórias Raras, um pod­cast orig­i­nal da Radioagên­cia Nacional.

▶️ Histórias Raras #6 Mães Neu­ro­di­ver­gentes.

▶️ #5 Raros e Nada Típi­cos.

Os episó­dios podem ser ouvi­dos em primeira mão na Radioagên­cia Nacional.  Neste link, você encon­tra os últi­mos episó­dios lança­dos, a tran­scrição detal­ha­da de cada um deles, além de con­teú­dos e links com­ple­mentares.

No Spo­ti­fy e no Youtube, o Histórias Raras vira video­cast (Áudio + Libras). Cada episó­dio recebe a inter­pre­tação simultânea para a Lín­gua Brasileira de Sinais (Libras).

Histórias Raras está na segun­da tem­po­ra­da e é apre­sen­ta­do por Patrí­cia Ser­rão, respon­sáv­el pela con­cepção de pau­ta e entre­vis­tas, e Ley­ber­son Pedrosa, ide­al­izador do for­ma­to do pro­je­to e respon­sáv­el pelo roteiro final, direção e mon­tagem.

A Patrí­cia Ser­rão assi­na o roteiro deste episó­dio ao lado de Bia Arcoverde.

A Bia  é respon­sáv­el pela coor­de­nação de equipe e tam­bém par­tic­i­pa deste episó­dio como apre­sen­ta­do­ra con­vi­da­da.

O apoio de pro­dução é de Simone Mag­a­l­hães, tem sono­plas­tia de José Maria Pardal e iden­ti­dade visu­al de Car­o­line Ramos. Os crédi­tos com­ple­tos ficam disponíveis aqui.

Edição: Ley­ber­son Pedrosa / Beat­riz Arcoverde

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Maioria dos homens reconhece que precisa tratar melhor da saúde

Repro­dução: © Val­ter Campanato/Agência Brasil Dado é da pesquisa A Saúde do Brasileiro Pub­li­ca­do em …