...
terça-feira ,29 abril 2025
Home / Noticias / Dois detentos escapam de prisão de segurança máxima em Mossoró

Dois detentos escapam de prisão de segurança máxima em Mossoró

Repro­dução: © SNPP/GOV

Trata-se da primeira fuga de presos do sistema penitenciário federal


Pub­li­ca­do em 14/02/2024 — 13:23 Por Alex Rodrigues – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Dois pre­sos escaparam da Pen­i­ten­ciária Fed­er­al de Mossoró (RN), 280 quilômet­ros a oeste de Natal (RN). Tra­ta-se da primeira vez que deten­tos con­seguem escapar de uma das cin­co pen­i­ten­ciárias de segu­rança máx­i­ma do país.

Além de acionar a Polí­cia Fed­er­al (PF), o Min­istério da Justiça e Segu­rança Públi­ca pediu o apoio das sec­re­tarias da Segu­rança Públi­ca e da Defe­sa Social e de Admin­is­tração Pen­i­ten­ciária do Rio Grande do Norte para localizar os fugi­tivos.

A fuga se tornou públi­ca na man­hã des­ta quar­ta-feira (14). Segun­do o min­istério, todas as providên­cias necessárias para recap­turar os for­agi­dos e esclare­cer as cir­cun­stân­cias da fuga já estão sendo ado­tadas. O secretário nacional de Políti­cas Penais (Senap­pen), André Gar­cia, está via­jan­do para Mossoró a fim de acom­pan­har de per­to a apu­ração dos fatos.

Segun­do infor­mações pre­lim­inares, con­fir­madas pela Agên­cia Brasil, os dois fugi­tivos são Rogério da Sil­va Men­donça e Deib­son Cabral Nasci­men­to.

O gov­er­no do Rio Grande do Norte infor­ma que entrou em con­ta­to com as sec­re­tarias de Segu­rança Públi­ca da Paraí­ba e do Ceará para refor­mar a segu­rança na divisa dos esta­dos.

Respon­sáv­el por coor­denar o sis­tema pen­i­ten­ciário fed­er­al, a Sec­re­taria Nacional de Políti­cas Penais, do Min­istério da Justiça e Segu­rança Públi­ca, infor­ma em seu site que “nun­ca hou­ve fuga, rebe­lião, nem entra­da de mate­ri­ais ilíc­i­tos” nas unidades pen­i­ten­ciárias fed­erais, “refer­ên­cias de dis­ci­plina e pro­ced­i­men­to”.

Há, no Brasil, cin­co pen­i­ten­ciárias fed­erais em fun­ciona­men­to. Clas­si­fi­cadas como presí­dios de segu­rança máx­i­ma, cada unidade con­ta com sis­tema de vig­ilân­cia avança­do com cap­tação de som ambi­ente e mon­i­tora­men­to de vídeo – mate­r­i­al de vig­ilân­cia que a sec­re­taria afir­ma ser repli­ca­do, em tem­po real, para a sede da Senap­pen, em Brasília.

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mendonça diverge em julgamento e vota pela soltura de Collor

Placar está em 6 a 1 pela manutenção da prisão André Richter — Repórter da …