...
domingo ,14 abril 2024
Home / Esportes / Dorival Jr faz 1ª convocação da seleção brasileira para jogos em março

Dorival Jr faz 1ª convocação da seleção brasileira para jogos em março

Repro­du­ção: © Staff Images/CBF/Direitos Reser­va­dos

Time encara Inglaterra e Espanha em 23 e 26 de março, respectivamente


Publi­ca­do em 01/03/2024 — 16:18 Por Agên­cia Bra­sil — Rio de Janei­ro

ouvir:

O téc­ni­co Dori­val Júni­or, há qua­se dois meses no coman­do da sele­ção bra­si­lei­ra mas­cu­li­na de fute­bol, fez a pri­mei­ra con­vo­ca­ção de joga­do­res nes­ta sex­ta-fei­ra (1º) na sede da CBF, no Rio de Janei­ro. Dos 26 atle­tas anun­ci­a­dos, oito são estre­an­tes: o ata­can­te Savi­nho (Girona/Espanha), o late­ral-esquer­do Wen­dell (Porto/Portugal),  os meio-cam­pis­ta Pablo Maia (São Pau­lo),  Andre­as Perei­ra (Fulham/Inglaterra) e João Gomes (Wolverhampton/Inglaterra), os zaguei­ros Beral­do (Paris Saint-Ger­main) e Muri­lo (Pal­mei­ras), além do golei­ro Rafa­el (São Pau­lo), que ves­ti­rá a ama­re­li­nha pela pri­mei­ra vez aos 34 anos.

Os pri­mei­ros com­pro­mis­sos da sele­ção serão amis­to­sos con­tra a Ingla­ter­ra e Espa­nha, nos dias 23 e 26 de mar­ço, res­pec­ti­va­men­te, nos está­di­os de Wem­bley (Lon­dres) e San­ti­a­go Ber­na­béu (Madri). na Euro­pa. Os jogos valem de pre­pa­ra­ção para a Copa Amé­ri­ca, que come­ça em 20 de junho, nos Esta­dos Uni­dos.

“Que­ro colo­car que nenhu­ma refor­mu­la­ção pode ser fei­ta de manei­ra radi­cal. Ela neces­si­ta de uma mudan­ça con­tí­nua e pau­ta­da em cima do reco­nhe­ci­men­to que alguns dos atle­tas fize­ram ao lon­go dos anos por mere­ce­rem estar onde esti­ve­ram e natu­ral­men­te vão con­ti­nu­ar. Obser­var­mos mui­to bem a che­ga­da de jovens, oriun­dos de algu­mas de nos­sas sele­ções, como nas equi­pes que jogam nos­sos cam­pe­o­na­tos naci­o­nais”, dis­se o trei­na­dor, antes de anun­ci­ar os con­vo­ca­dos.

Do cená­rio naci­o­nal, Dori­val elen­cou ape­nas sete joga­do­res. Além de Rafa­el, Pablo Maia e Muri­lo, foram cha­ma­dos o late­ral-esquer­do  Ayr­ton Lucas (Fla­men­go), o meio-cam­pis­ta André (Flu­mi­nen­se), e o ata­can­te Endrick (Pal­mei­ras).

“Temos de ter cui­da­dos sem­pre, mexe­mos com pro­fis­si­o­nais de exce­len­te nível, cada um deles bus­can­do um espa­ço, e é natu­ral que dos mui­tos nomes levan­ta­dos só pode­mos con­tar com 26 num pri­mei­ro momen­to. É uma rela­ção ini­ci­al, espe­ro que todos enten­dam que o tra­ba­lho con­ti­nua. Hoje mes­mo vamos obser­var jogos de com­pe­ti­ções e os nomes podem alte­rar com o tem­po. Temos uma pré-lis­ta que pode aumen­tar, ao mes­mo tem­po que alguns nomes saí­rem, mas todos serão moni­to­ra­dos, é uma obri­ga­ção de todos nós. Não fugi­re­mos des­ta res­pon­sa­bi­li­da­de. Não foi fácil ela­bo­rar a lis­ta, temos de pen­sar em mui­tos deta­lhes além do prin­ci­pal, que é o encai­xe táti­co que bus­ca­re­mos nes­te cur­to espa­ço de tem­po”, expli­cou Dori­val Júni­or.

Quem está de vol­ta à sele­ção é o meio-cam­pis­ta Lucas Paque­tá (West Ham/Inglaterra), que não ves­te a ama­re­li­nha des­de junho. Ele seria con­vo­ca­do em agos­to pas­sa­do pelo então téc­ni­co-inte­ri­no Fer­nan­do Diniz, mas ficou ausen­te na lis­ta devi­do à uma inves­ti­ga­ção sobre mani­pu­la­ção de apos­tas espor­ti­vas na Grã-Bre­ta­nha.

“Ele segue jogan­do nor­mal­men­te, não tem puni­ções e não tem qual­quer tipo de acu­sa­ção e inves­ti­ga­ção em cur­so con­ta ele”, afir­mou Dori­val.

Ao lado do téc­ni­co Dori­val Júni­or na cole­ti­va à impren­sa, o dire­tor de sele­ções da CBF Rodri­go Cae­ta­no escla­re­ceu a inclu­são de Paque­tá na lis­ta de con­vo­ca­dos.

“É sim­ples o caso do Paque­tá. Ele segue jogan­do nor­mal­men­te, não teve puni­ção, por­tan­to uma situ­a­ção que não cabe a nós jul­gar. Atle­ta de altís­si­mo nível, não tem qual­quer inves­ti­ga­ção ou acu­sa­ção em cur­so, pelo menos por ora. Não somos nós que vamos deter­mi­nar isso, pelo con­trá­rio. Eu par­ti­cu­lar­men­te o conhe­ço, quan­do esta­va no Fla­men­go, ele fez a tran­si­ção e fico feliz pela matu­ri­da­de e a con­fir­ma­ção como atle­ta extra­clas­se que se tor­nou. Na par­te téc­ni­ca, se faz por mere­cer, aqui ele está e segui­rá se con­fir­mar o que se espe­ra dele”, afir­mou.

Pre­sen­te na lis­ta de Dori­val Júni­or, o ata­can­te Richar­li­son (Tottenham/Inglaterra) sofreu uma lesão no joe­lho nes­ta sex­ta (1º) e a pre­vi­são é de que fique lon­ge dos gra­ma­dos por até três sema­nas. O nome de Richar­li­son foi man­ti­do na rela­ção de Dori­val, após con­ta­to da CBF com o depar­ta­men­to médi­co do clu­be bri­tâ­ni­co.

Convocados

GOLEIROS

Ben­to — Ath­le­ti­co-PR

Eder­son- Man­ches­ter City (ING)

Rafa­el — São Pau­lo

LATERAIS

Dani­lo — Juven­tus (ITA)

Yan Cou­to — Giro­na (ESP)

Ayr­ton  Lucas — Fla­men­go

Wen­dell — Por­to

ZAGUEIROS

Beral­do — PSG (FRA)

Gabri­el Maga­lhães — Arse­nal (ING)

Mar­qui­nhos — PSG (FRA)

Muri­lo — Pal­mei­ras

MEIO-CAMPISTAS

André — Flu­mi­nen­se

Andre­as Perei­ra — Fulham (ING)

Case­mi­ro — Man­ches­ter Uni­ted (ING)

João Gomes — Wol­verhamp­ton (ING

Bru­no Gui­ma­rães — New­cas­tle (ING)

Dou­glas Luiz — Aston Vil­la (ING)

Lucas Paque­tá — West Ham (ING)

Pablo Maia — São Pau­lo

ATACANTES

Endrick — Pal­mei­ras

Rodry­go — Real Madrid (ESP)

Gabri­el Mar­ti­nel­li — Arse­nal (ING)

Raphi­nha — Bar­ce­lo­na (ESP)

Richar­li­son — Tot­te­nham (ING)

Savi­nho — Giro­na (ESP)

Vini­cius Juni­or — Real Madrid (ESP)

Edi­ção: Cláu­dia Soa­res Rodri­gues

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Brasil fica perto de vaga paralímpica no rúgbi em cadeira de rodas

Repro­du­ção: © Che­rie Harris/WWR/Direitos Reser­va­dos Vitória sobre Holanda leva seleção à semifinal de Qualificatório Publicado …