...
terça-feira ,18 março 2025
Home / Meios de comunicação / DR com Demori entrevista a psicanalista e escritora Maria Rita Kehl

DR com Demori entrevista a psicanalista e escritora Maria Rita Kehl

Programa vai ao ar nesta terça, às 23h, na TV Brasil

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 04/02/2025 — 07:32
Brasília
São Paulo (SP), 22/01/2025 - Psicanalista Maria Rita Kehl na DR com Demori . Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Repro­dução: © Paulo Pinto/Agência Brasil

A psi­canal­ista, escrito­ra e ex-inte­grante da Comis­são Nacional da Ver­dade Maria Rita Kehl é con­vi­da­da do pro­gra­ma Dan­do a Real com Lean­dro Demori, que vai ao ar nes­ta terça-feira (04), às 23h, na TV Brasil, emis­so­ra da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC).

Durante a con­ver­sa com Demori, Maria Rita Kehl abor­dou o impacto das redes soci­ais no entendi­men­to da história de cada indi­ví­duo, da maneira como enx­erg­amos as relações de ódio na inter­net e como isso mol­da o com­por­ta­men­to humano.

Ela acred­i­ta que não é pos­sív­el que as redes soci­ais con­tin­uem sendo “ter­ra de ninguém”, pois isso tem trazi­do con­se­quên­cias sérias.

“As redes soci­ais têm lin­chamen­tos, tem ado­les­cente que ten­ta cor­tar os pul­sos porque a tur­ma inteira da classe dela resolveu botar uma cena ver­gonhosa nas redes soci­ais. (…) Não vai dar para sus­ten­tar isso. Eu não sou sociólo­ga, mas a impressão que dá é que o laço social que pre­cisa de algu­ma con­sistên­cia”, desta­ca a psi­canal­ista, para quem a fal­ta de reg­u­la­men­tação faz com que todo ato prat­i­ca­do online se torne líc­i­to.

“Men­ti­ra sem­pre exis­tiu, mal­dade sem­pre exis­tiu, mas, de repente, tem um dis­pos­i­ti­vo que faz cir­cu­lar isso em escala sem lim­ites. Bas­ta qual­quer pes­soa ter um celu­lar e, sem uma reg­u­la­men­tação, o Brasil vai ficar mais psi­copáti­co.

No pro­gra­ma, apre­sen­ta­do por Lean­dro Demori, Maria Rita Kehl ain­da abor­dou temas como Dire­itos Humanos e desta­cou o tra­bal­ho desen­volvi­do na Comis­são Nacional da Ver­dade, respon­sáv­el por inves­ti­gar crimes cometi­dos durante o perío­do da Ditadu­ra Mil­i­tar no Brasil.

A psi­canal­ista cele­brou o filme brasileiro Ain­da Estou Aqui, que bateu 4 mil­hões de espec­ta­dores no Brasil e que con­corre ao Oscar nas indi­cações Filme, Filme Inter­na­cional e Mel­hor Atriz (Fer­nan­da Tor­res).

Na entre­vista, Maria Rita Kehl tam­bém rev­ela seu olhar críti­co sobre o “movi­men­to iden­titário”, que, segun­do ela, pode tan­to ser uma poderosa fer­ra­men­ta de afir­mação quan­to um fator de frag­men­tação social. A psi­canal­ista pon­dera sobre os riscos da fal­ta de inter­locução entre gru­pos.

O pro­gra­ma DR com Demori vai ao ar toda terça-feira, às 23h, na TV Brasil, app TV Brasil Play e no Youtube. Tam­bém é trans­mi­ti­do pela Rádios Nacional FM Rádio MEC.

Sai­ba como aces­sar a TV Brasil.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Vistoria vai decidir se o Cristo Redentor será reaberto ao público

Monumento foi fechado à visitação após morte de turista Dou­glas Cor­rêa — Repórter da Agên­cia …