...
domingo ,13 outubro 2024
Home / Noticias / É mentira que o voto valerá como prova de vida nas Eleições 2024

É mentira que o voto valerá como prova de vida nas Eleições 2024

Repro­dução: tse.jus.br

A Justiça Eleitoral esclarece que são falsos informes que vêm circulando de que o voto servirá como prova de vida ao INSS

17/09/2024 17:53 — Atu­al­iza­do em 17/09/2024 20:39

 

1)      O momen­to do voto é o exer­cí­cio do dire­ito de cada eleito­ra e de cada eleitor de escol­her o seu rep­re­sen­tante. É isso e ape­nas isso. O voto é exer­cí­cio da cidada­nia e, no dia da eleição em 2024, nada mais será apu­ra­do nem uti­liza­do para qual­quer cidadã ou cidadão de qual­quer idade que não a escol­ha de seu rep­re­sen­tante no Poder munic­i­pal.

2)      A eleição é orga­ni­za­da e exe­cu­ta­da pela Justiça Eleitoral e é men­ti­ra que exista um acor­do com o Insti­tu­to Nacional do Seguro Social (INSS) ou com qual­quer out­ro órgão para esten­der a pre­sença da eleito­ra e do eleitor nas urnas para qual­quer efeito que não seja o exer­cí­cio do dire­ito fun­da­men­tal de votar.

3)      A mes­ma men­ti­ra cir­cu­lou na inter­net antes das Eleições 2022. A fal­sa imagem  uti­liza­da da Justiça Eleitoral con­sti­tui ilíc­i­to, como se esclare­ceu na pági­na Fato ou Boa­to, em out­ubro de 2022.

4)     A comu­ni­cação da Justiça Eleitoral é fei­ta ape­nas pelos canais ofi­ci­ais do Tri­bunal Supe­ri­or Eleitoral e pelos tri­bunais region­ais eleitorais (TREs) e cartórios eleitorais, nos quais se incluem os sites ofi­ci­ais.

Fonte: tse.jus.br

 

Você pode Gostar de:

CCJ da Câmara aprova projeto que proíbe decisões individuais no STF

Proposta de Emenda à Constituição segue para comissão especial Agên­cia Brasil* Pub­li­ca­do em 09/10/2024 — …