...
terça-feira ,18 março 2025
Home / Meios de comunicação / EBC anuncia representantes da sociedade para comitê de participação

EBC anuncia representantes da sociedade para comitê de participação

Iniciativa é parte da retomada da participação social na empresa

Gésio Pas­sos — Repórter da Rádio Nacional
Pub­li­ca­do em 17/12/2024 — 12:36
Brasília
Brasília (DF), 24/10/2023, Totem na fachada da EBC, com a nova logo marca, que fica na entrada da Empresa Brasil de Comunicação, localizado no Venâncio Shopping em Brasília. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Repro­dução: © Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A EBC desig­nou, em por­taria pub­li­ca­da nes­sa segun­da-feira (16), os rep­re­sen­tantes da sociedade civ­il que vão inte­grar o Comitê de Par­tic­i­pação, Diver­si­dade e Inclusão, o Cipa­di.

A ini­cia­ti­va é parte da retoma­da da par­tic­i­pação social na empre­sa públi­ca, respon­sáv­el pela Rádio Nacional, Radioagên­cia Nacional, Agên­cia Brasil e TV Brasil.

Foram indi­ca­dos 11 rep­re­sen­tantes da sociedade e cin­co rep­re­sen­tantes das emis­so­ras da Rede Públi­ca de Comu­ni­cação, com seus respec­tivos suplentes. Eles foram eleitos em votação pela inter­net no mês de novem­bro.

O órgão deve acom­pan­har as dire­trizes das emis­so­ras públi­cas em relação a par­tic­i­pação, diver­si­dade e plu­ral­i­dade de ideias, além de pro­por e realizar audiên­cias e con­sul­tas públi­cas.

O Cipa­di inte­gra o Sis­tema de Par­tic­i­pação Social da EBC, que pre­vê ain­da o Comitê Edi­to­r­i­al e de Pro­gra­mação, que ain­da pre­cisa ter seus mem­bros nomea­do pelo pres­i­dente Lula.

O órgão é fru­to de um grupo de tra­bal­ho com rep­re­sen­tantes da sociedade, da EBC e da Sec­re­taria de Comu­ni­cação da Presidên­cia da Repúbli­ca, onde foram desen­hados os novos instru­men­tos de par­tic­i­pação na comu­ni­cação públi­ca.

Ramê­nia Vieira, do Cole­ti­vo Inter­vozes, uma das rep­re­sen­tantes eleitas para o Comitê, reforça a respon­s­abil­i­dade da primeira gestão do Cipa­di.

“Creio que, nesse primeiro momen­to, o Cipa­di e os rep­re­sen­tantes do Cipa­di, têm uma grande repon­s­abil­i­dade e um com­pro­mis­so com a sociedade. Que é uma opor­tu­nidade tam­bém de con­tribuir para que a comu­ni­cação públi­ca seja real­mente democráti­ca, diver­sa e plur­al. E a EBC tem um papel fun­da­men­tal nes­sa pro­moção de uma mídia que rep­re­sente, real­mente, o povo brasileiro em toda a sua diver­si­dade”.

A Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação, EBC, foi cri­a­da em 2007, como respon­sáv­el pelo sis­tema públi­co fed­er­al de comu­ni­cação. Em 2016, após o impeach­ment da pres­i­den­ta Dil­ma Rouss­eff, o então pres­i­dente Michel Temer pub­li­cou medi­da pro­visória aca­ban­do com o Con­sel­ho Curador da EBC, órgão respon­sáv­el por zelar pelos princí­pios da comu­ni­cação púbi­ca. Os novos comitês são a retoma­da des­ta par­tic­i­pação.

Ain­da não há data para posse dos inte­grantes e do iní­cio de fun­ciona­men­to do Comitê de Par­tic­i­pação, Diver­si­dade e Inclusão da EBC.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Vistoria vai decidir se o Cristo Redentor será reaberto ao público

Monumento foi fechado à visitação após morte de turista Dou­glas Cor­rêa — Repórter da Agên­cia …