...
sábado ,25 janeiro 2025
Home / Meios de comunicação / EBC comemora os 100 anos da Rádio MEC com evento especial no Rio

EBC comemora os 100 anos da Rádio MEC com evento especial no Rio

Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

Encontro será na quinta-feira (20), às 17h


Pub­li­ca­do em 18/04/2023 — 07:01 Por EBC — Brasília

ouvir:

Rádio MEC com­ple­ta 100 anos no próx­i­mo dia 20 de abril. Para comem­o­rar a data, a Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC) realizará even­to espe­cial, na quin­ta-feira (20), às 17h, no Teatro da Caixa Nel­son Rodrigues, no Rio de Janeiro. O encon­tro, que con­tará com a exibição do doc­u­men­tário Memória da Mídia Rádio MEC – A Esco­la da Rádio e apre­sen­tação musi­cal do grupo Car­los Mal­ta e Pife Mud­er­no, mar­ca o iní­cio de uma pro­gra­mação espe­cial em comem­o­ração ao cen­tenário, que incluirá novi­dades na grade da emis­so­ra.

“Esse momen­to, além de cel­e­brar a memória da rádio e relem­brar essa exper­iên­cia pio­neira de comu­ni­cação públi­ca no Brasil, é uma grande opor­tu­nidade para pro­je­tar o futuro da Rádio. O dia 20 de abril mar­cará o iní­cio de uma pro­gra­mação espe­cial, que será real­iza­da ao lon­go do ano, em comem­o­ração ao cen­tenário da MEC”, desta­ca a dire­to­ra de Con­teú­do e Pro­gra­mação da EBC, Anto­nia Pel­le­gri­no.

A dire­to­ra expli­ca que, nos próx­i­mos meses, even­tos e novos pro­gra­mas serão lança­dos para comem­o­rar a mar­ca. “Na era dig­i­tal, chegar ao cen­tenário é um con­vite a refle­tir sobre o futuro da MEC no con­tex­to da democ­ra­cia e da desin­for­mação, como ampli­ar o alcance, con­quis­tar nova audiên­cia e retomar pro­postas fun­dado­ras, como a for­mação de públi­co e a difusão da músi­ca e da edu­cação”, ressalta.

Rádio MEC

Sinôn­i­mo de edu­cação, arte e cul­tura, a MEC foi a primeira emis­so­ra radiofôni­ca do Brasil. Cri­a­da pelos cien­tis­tas Roquette-Pin­to e Hen­rique Morize, em 1923, guar­da a história da músi­ca brasileira e tem papel impor­tante na for­mação musi­cal e cul­tur­al do país. Em 5 de jul­ho de 2022, foi declar­a­da Patrimônio Históri­co e Cul­tur­al Ima­te­r­i­al do Rio de Janeiro.

Doa­da em 1936 ao Min­istério da Edu­cação, a Rádio MEC é geri­da des­de 2007 pela EBC. Com cer­ca de 50 mil reg­istros e pro­duções, a emis­so­ra pos­sui um patrimônio de gravações de depoi­men­tos que vão de Getúlio Var­gas a Mon­teiro Loba­to, pas­san­do por crôni­cas de Cecília Meire­les e Manuel Ban­deira. Já pas­saram pelos estú­dios da emis­so­ra grandes nomes como Fer­nan­da Mon­tene­gro e Car­los Drum­mond de Andrade.

A pro­gra­mação é volta­da para a difusão da cul­tura brasileira. Con­tem­pla a diver­si­dade da músi­ca nacional, de gêneros como o choro, a músi­ca region­al, a instru­men­tal e de con­cer­to. Con­ta ain­da na sua grade com pro­gra­mas ded­i­ca­dos à lit­er­atu­ra, cin­e­ma, dra­matur­gia e às artes como um todo.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Autoridade de Proteção de Dados suspende coleta de íris

Empresa oferece criptomoeda a titulares de dados no Brasil Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 24/01/2025 — …