...
segunda-feira ,20 janeiro 2025
Home / Meios de comunicação / EBC e Correios lançam selo no centenário do rádio no Brasil

EBC e Correios lançam selo no centenário do rádio no Brasil

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil

Evento ocorre em 7 de setembro no Theatro Municipal do Rio de Janeiro


Pub­li­ca­do em 07/09/2022 — 11:54 Por EBC — Brasília

Ouça a matéria:

Para cel­e­brar os 100 anos do rádio no país, a Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC) e os Cor­reios lançam selo comem­o­ra­ti­vo no dia 7 de setem­bro, no Rio de Janeiro. A novi­dade faz parte da ini­cia­ti­va dos Cor­reios de emi­tir selos alu­sivos a datas fes­ti­vas ou fatos históri­cos nacionais rel­e­vantes.

O lança­men­to remete ao iní­cio das trans­mis­sões radiofôni­cas no Brasil, em 1922, exata­mente um sécu­lo após o dia da inde­pendên­cia. A cer­imô­nia de emis­são comem­o­ra­ti­va ao cen­tenário do rádio acon­tece no inter­va­lo do even­to real­iza­do pela Rádio MEC no The­atro Munic­i­pal do Rio de Janeiro em alusão à data.

A apre­sen­tação do novo selo ocorre entre dois con­cer­tos espe­ci­ais. O espetácu­lo começa às 19h com a exe­cução de tre­chos do clás­si­co O Guarani, de Car­los Gomes. A obra é inter­pre­ta­da pela Orques­tra do The­atro Munic­i­pal, sob a regên­cia do mae­stro Felipe Praz­eres.

Após o lança­men­to do selo no inter­va­lo do musi­cal, o destaque é a peça Choros 6, de auto­ria de Vil­la-Lobos. A atração tem per­for­mance da Sin­fôni­ca Nacional da UFF que tem como regente o mae­stro argenti­no Javier Logioia.

EBC e Correios lançam selo no centenário do rádio no Brasil.
Repro­dução: EBC e Cor­reios lançam selo no cen­tenário do rádio no Brasil. — Correios/Divulgação

Inovações asseguram relevância

Em seu primeiro sécu­lo no Brasil, o rádio pas­sou por inúmeras trans­for­mações. Diante do adven­to da inter­net, o veícu­lo tornou-se mul­ti­platafor­ma. Tam­bém ficou ain­da mais pop­u­lar ao expandir suas poten­cial­i­dades téc­ni­cas com dinamis­mo, cred­i­bil­i­dade e emoção.

O notáv­el avanço tec­nológi­co per­mi­tiu ain­da mais inter­ação com o públi­co, garan­tiu a expan­são do espec­tro com a cri­ação da faixa esten­di­da e a mel­ho­ra da qual­i­dade do áudio. Ess­es bene­fí­cios se somam à essên­cia do veícu­lo na prestação de serviço.

As trans­mis­sões radiofôni­cas seguem em alta ao com­bi­nar infor­mação, cul­tura e entreten­i­men­to. A for­ma e o con­teú­do se rein­ven­tam ness­es momen­tos de tran­sição. Adap­ta­do às novi­dades, o rádio acom­pan­ha o ouvinte aonde ele for.

Primeiras transmissões radiofônicas no país

Para mar­car as cel­e­brações pelo cen­tenário da Inde­pendên­cia do Brasil em 1922, uma grande exposição foi real­iza­da no Rio de Janeiro, então cap­i­tal fed­er­al. As fes­tivi­dades ocor­reram de 7 de setem­bro daque­le ano até 24 de jul­ho de 1923.

Confira especial da Rádio MEC com 100 matérias sobre os Cem Anos do Rádio no Brasil.

Confira especial da Agência Brasil sobre a história do rádio no Brasil.

A pro­pos­ta era demon­strar o poten­cial do país à pop­u­lação e à comu­nidade inter­na­cional. O even­to pro­moveu invenções, como aque­la, que neces­si­tou a mon­tagem estações trans­mis­so­ras – como as do Mor­ro do Cor­co­v­a­do, antes só telegrá­fi­ca, e a da Pra­ia Ver­mel­ha.

As novas estru­turas foram implan­tadas para demon­stração do uso de som e voz a grandes dis­tân­cias, com ante­nas repeti­do­ras na Região Ser­rana do Rio de Janeiro e em São Paulo. A ideia era mostrar um avanço tec­nológi­co capaz de faz­er trans­mis­sões, propa­gadas pelo ar, sem uso de fios.

Uma das trans­mis­sões mar­cantes naque­le 7 de setem­bro de 1922 ocor­reu da área dos pavil­hões de onde o Pres­i­dente Epitá­cio Pes­soa dis­cur­sou à nação. Out­ro destaque foi a intro­dução da ópera “O Guarani”, de Car­los Gomes, irra­di­a­da doo The­atro Munic­i­pal do Rio de Janeiro, ain­da naque­le dia.

As trans­mis­sões com ruí­dos neces­si­tavam de aper­feiçoa­men­to, mas a novi­dade chamou a atenção de quem vis­i­ta­va a feira ou per­cor­ria os arredores e ouvia a comu­ni­cação sono­ra. Aque­las exper­iên­cias mar­caram ofi­cial­mente o iní­cio do rádio no país com a trans­mis­são, à dis­tân­cia e sem fios.

Rádio MEC e o advento das primeiras emissoras

Um dos prin­ci­pais pio­neiros do rádio no Brasil foi Edgard Roquette Pin­to (1884–1954). Pro­fes­sor, médi­co, dire­tor do Museu Nacional e antropól­o­go, ele empre­gou esforços para aper­feiçoar as trans­mis­sões do novo veícu­lo. Par­ceiro de Cân­di­do Ron­don, ele pesquisa­va a radioelet­ri­ci­dade para fins fisi­ológi­cos.

Roquette Pin­to acom­pan­ha­va com empol­gação a exper­iên­cia das primeiras trans­mis­sões radiofôni­cas em 1922. Insti­ga­do, ele con­venceu a Acad­e­mia Brasileira de Ciên­cias a patroci­nar a cri­ação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, atu­al Rádio MEC, emis­so­ra que começou a oper­ar no ano seguinte.

A defe­sa do rádio educa­ti­vo estim­u­lou Roquette Pin­to a doá-la, em 1936, ao Min­istério da Edu­cação. Mes­mo assim, con­tin­u­ou à frente da emis­so­ra até 1943. O pai da radiod­i­fusão no país tam­bém criou, em 1934, a Rádio Esco­la do Rio de Janeiro, que hoje leva seu nome: Rádio Roquette-Pin­to.

Rádio MEC gan­hou um dial em FM no ano de 1983 e é con­heci­da como a Rádio de Músi­ca Clás­si­ca do Brasil, com atrações de con­cer­to e jazz. As duas emis­so­ras inte­gram a EBC des­de 2008 e man­têm con­teú­dos que priv­i­le­giam cul­tura, edu­cação e infan­tis.

EBC e Correios lançam selo no centenário do rádio no Brasil.
Repro­dução: EBC e Cor­reios lançam selo no cen­tenário do rádio no Brasil. — Correios/Divulgação

Rádio Nacional e a Era de Ouro

Os anos 1930 mar­cam a Era de Ouro do Rádio, época em que o veícu­lo se con­sol­i­da­va como meio de comu­ni­cação em mas­sa no Brasil. O inves­ti­men­to téc­ni­co ampliou o alcance: das ondas cur­tas às ondas médias e, depois, à ampli­tude mod­u­la­da, mais con­heci­da como AM.

Nesse con­tex­to, a Rádio Nacional do Rio de Janeiro entra no ar em 12 de setem­bro de 1936 com uma pro­gra­mação que cativou o públi­co. Ouvi­da de norte a sul do país, a emis­so­ra sedi­a­da no impo­nente edifí­cio do jor­nal A Noite encan­tou ger­ações.

Pri­va­da em sua origem, a Nacional foi encam­pa­da pelo gov­er­no fed­er­al na déca­da de 1940. A emis­so­ra gan­hou inves­ti­men­tos em tec­nolo­gia para aumen­tar o alcance e na pro­dução de novos pro­du­tos. A rádio tornou-se hegemôni­ca com uma série de diver­sas atrações.

Destaque para o cast­ing de can­tores que gan­haram legiões de fãs e os con­cur­sos das Rain­has do Rádio, além de con­teú­dos inesquecíveis como as radionov­e­las, os pro­gra­mas jor­nalís­ti­cos e humorís­ti­cos bem como as trans­mis­sões de par­tidas de fute­bol, esporte que virou paixão nacional.

Assim, a emis­so­ra se con­sol­i­da­va no cenário radiofôni­co. As ino­vações garan­ti­am à Rádio Nacional a lid­er­ança na audiên­cia. Entre as pro­duções de dra­matur­gia, obras como as radionov­e­las Em Bus­ca da Feli­ci­dade e O Dire­ito de Nascer mar­caram época. No jor­nal­is­mo, o antológi­co noti­ciário Repórter Esso virou refer­ên­cia des­de as primeiras trans­mis­sões em 1941.

A con­cor­rên­cia da tele­visão prej­u­di­cou o domínio da emis­so­ra a par­tir dos anos 1950. Ain­da assim, a Rádio Nacional per­manece com pro­duções de qual­i­dade no ar e, des­de 2008, faz parte da EBC. Os prin­ci­pais con­teú­dos da pro­gra­mação envolvem jor­nal­is­mo, esporte e atrações cul­tur­ais.

Serviço

Lança­men­to de selo comem­o­ra­ti­vo ao cen­tenário do rádio no Brasil

Quar­ta-feira, dia 7/9, às 19h, no The­atro Munic­i­pal do Rio de Janeiro

Rádio MEC na inter­net e nas redes soci­ais

Site: https://radiomec.ebc.com.br

Insta­gram: https://www.instagram.com/radiomec

Spo­ti­fy: https://open.spotify.com/user/radiomec

YouTube: https://www.youtube.com/radiomec

Face­book: https://www.facebook.com/radiomec

Twit­ter: https://twitter.com/radiomec

What­sApp: (21) 99710–0537

Como sintonizar a Rádio MEC

Rio de Janeiro: FM 99,3 MHz e AM 800 kHz

Belo Hor­i­zonte: FM 87,1 MHz

Brasília: FM 87,1 MHz e AM 800 kHz

Parabóli­ca — Star One C2 — 3748,00 MHz — Serviço 3

Celu­lar — App Rádios EBC para Android e iOS

Rádio Nacional na internet e nas redes sociais

Site: https://radios.ebc.com.br/radionacional

Insta­gram: https://www.instagram.com/radionacionalbr

Spo­ti­fy: https://open.spotify.com/user/vpj3k8ogjwf1nkv4nap3tlruv

YouTube: http://youtube.com/radionacionalbr

Face­book: https://www.facebook.com/radionacionalbr

Twit­ter: https://twitter.com/radionacionalbr

What­sApp – (61) 99674–1536

Saiba como sintonizar a Rádio Nacional

Brasília: FM 96,1 MHz e AM 980 Khz

Rio de Janeiro: FM 87,1 MHz e AM 1130 kHz

São Paulo: FM 87,1 MHz

Recife: FM 87,1 MHz

São Luís: FM 93,7 MHz

Ama­zonas: 11.780KHz e 6.180KHz OC

Alto Solimões: FM 96,1 MHz

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Apresentador Léo Batista morre no Rio de Janeiro, aos 92 anos

Dono de voz marcante, ele enfrentava um câncer no pâncreas Bruno de Fre­itas Moura — …