...
sábado ,2 novembro 2024
Home / Direitos Humanos / EBC recebe dois prêmios Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos

EBC recebe dois prêmios Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos

Trabalhos foram premiados nas categorias Fotografia e Vídeo

Agên­cia Brasil e TV Brasil
Pub­li­ca­do em 30/10/2024 — 18:04
Brasília
São Paulo (SP) 29/10/2024 - Entrega do 46º Premio Vladimir Herzog de Direitos Humanos, no TUCARENA na PUC em SP. Foto: Jorge Araujo/FotosPublicas
Repro­dução: © Jorge Araujo/Fotos Pub­li­cas

Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC) foi agra­ci­a­da com o 46º Prêmio Jor­nalís­ti­co Vladimir Her­zog de Anis­tia e Dire­itos Humanos. A entre­ga do prêmio ocor­reu na noite des­ta terça-feira (29), no Teatro da PUC, em São Paulo. 

EBC rece­beu dois prêmios. O foto­jor­nal­ista da Agên­cia Brasil, Paulo Pin­to, foi o vence­dor na cat­e­go­ria Fotografia pela imagem Passe Livre faz man­i­fes­tação em São Paulo con­tra o aumen­to da tar­i­fa”. Na ocasião, o Movi­men­to Passe Livre (MPL) fez uma man­i­fes­tação na cap­i­tal paulista con­tra o aumen­to do preço da pas­sagem de trens e metrôs e sofreu repressão da polí­cia.

Na cer­imô­nia, Paulo Pin­to fez um agradec­i­men­to ao tra­bal­ho dos cole­gas da Agên­cia Brasil e à dire­to­ria de Jor­nal­is­mo da EBC.

São Paulo (SP) 29/10/2024 - Entrega do 46º Premio Vladimir Herzog de Direitos Humanos, no TUCARENA na PUC em SP. Foto: Jorge Araujo/FotosPublicas
Repro­dução: São Paulo (SP) 29/10/2024 — Foto: jor­nal­ista Paulo Pin­to recebe prêmio. Foto: Jorge Araujo/Fotos Públi­cas

A out­ra pre­mi­ação rece­bi­da foi na cat­e­go­ria Vídeo, com o episó­dio Inocentes na Prisão, do pro­gra­ma Cam­in­hos da Reportagem, da TV Brasil. O episó­dio con­tou a história de pes­soas que foram pre­sas injus­ta­mente, prin­ci­pal­mente por racis­mo estru­tur­al. A equipe vence­do­ra é for­ma­da por Ana Pas­sos, Gabriel Penchel, Adaroan Bar­ros, Caio Araújo, Car­los Junior, Alex Saka­ta e Car­o­line Ramos.

S‹o Paulo (SP) 29/10/2024 - Ana Passos da EBC na Entrega do 46º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanosos, no TUCARENA na PUC em SP. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Repro­dução: São Paulo (SP) 29/10/2024 — Jor­nal­ista Ana Pas­sos recebe prêmio em nome do Cam­in­hos da Reportagem. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

“A importân­cia do prêmio é primeiro a gente dar vis­i­bil­i­dade para essa causa dos dire­itos humanos, que é esse prob­le­ma das prisões injus­tas. É uma ale­gria cole­ti­va, porque foi um prêmio rece­bido com muito entu­si­as­mo por todos os jor­nal­is­tas da EBC”, disse a jor­nal­ista Ana Pas­sos, inte­grante do Cam­in­hos da Reportagem.

A cer­imô­nia teve a pre­sença da dire­to­ra de Jor­nal­is­mo da EBC, Cid­in­ha Matos, que rep­re­sen­tou a dire­to­ria da empre­sa no even­to.

Prêmio

O Prêmio Vladimir Her­zog de Anis­tia e Dire­itos Humanos é con­sid­er­a­do um dos mais impor­tantes do jor­nal­is­mo brasileiro.

Na edição deste ano, foram 601 pro­duções inscritas, que dis­putaram nas cat­e­go­rias de Tex­to, Vídeo, Áudio, Mul­ti­mí­dia, Fotografia, Arte e Livro-reportagem.

A comis­são jul­gado­ra foi com­pos­ta por Ana Luisa Zani­boni Gomes, curado­ra da 46ª edição do prêmio; Thi­a­go Tan­ji, pres­i­dente do Sindi­ca­to dos Jor­nal­is­tas Profis­sion­ais no Esta­do de São Paulo (SJSP); Ilus­ka Coutin­ho, rep­re­sen­tante da Sociedade Brasileira de Estu­dos Inter­dis­ci­pli­nares da Comu­ni­cação (Inter­com); Mar­i­ana Val­adares, rep­re­sen­tante da Asso­ci­ação Brasileira de Impren­sa (ABI); Tatiana Farah, rep­re­sen­tante da Asso­ci­ação Brasileira de Jor­nal­is­mo Inves­tiga­ti­vo (ABRAJI); Mor­gana Damá­sio, rep­re­sen­tante da Conec­tas Dire­itos Humanos; Vitor Blota, rep­re­sen­tante da Esco­la de Comu­ni­cações e Artes da Uni­ver­si­dade de São Paulo (ECA/ USP); Már­cia Quin­tanil­ha, rep­re­sen­tante da Fed­er­ação Nacional dos Jor­nal­is­tas (FENAJ); Giu­liano Gal­li, rep­re­sen­tante do Insti­tu­to Vladimir Her­zog; Cláu­dio Apare­ci­do da Sil­va e Fer­nan­da Pereira, rep­re­sen­tantes da Ouvi­do­ria da Polí­cia do Esta­do de São Paulo; Aline Rodrigues, rep­re­sen­tante da Per­ife­ria em Movi­men­to; Raíza Cetra, rep­re­sen­tante da Arti­go 19; Tatiane Maíra Klein, rep­re­sen­tante do Insti­tu­to Socioam­bi­en­tal; Car­los Eduar­do Pes­tana Mag­a­l­hães, rep­re­sen­tante da Comis­são Justiça e Paz de São Paulo; Ricar­do Ramos Fil­ho, rep­re­sen­tante da União Brasileira de Escritores; e Sue­laine Carneiro, rep­re­sen­tante da Geledés.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Zezé Motta recebe título de Doutora Honoris Causa da Fiocruz

Ela foi a primeira artista a receber a honraria máxima da instituição Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do …