...
quarta-feira ,11 setembro 2024
Home / Espaço / Eclipse total do sol acontece na segunda; saiba como ver pela internet

Eclipse total do sol acontece na segunda; saiba como ver pela internet

Repro­dução: © Reprodução/Youtube Obser­vatório Nacional

Observatório Nacional fará transmissão ao vivo do fenômeno astronômico


Publicado em 07/04/2024 — 14:56 Por Daniella Almeida — Repórter da Agência Brasil — Brasília

ouvir:

O eclipse total do Sol em 2024, que acon­tece nes­ta segun­da-feira (8), será visív­el nos três país­es da Améri­ca do Norte (Canadá, Esta­dos Unidos e Méx­i­co) e tam­bém poderá ser obser­va­do de for­ma par­cial em quase toda a Améri­ca Cen­tral e em uma faixa da Europa Oci­den­tal. No Brasil, porém, o fenô­meno astronômi­co não poderá ser vis­to nem par­cial­mente, porque a Améri­ca do Sul não está na tra­jetória do eclipse.

Um eclipse total ocorre quan­do a Lua pas­sa entre a Ter­ra e o Sol, blo­que­an­do com­ple­ta­mente a luz solar e pro­je­tan­do uma som­bra sobre o plan­e­ta. De acor­do com o site espe­cial­iza­do em horários, fusos horários e astrono­mia Time and Date, o eclipse solar total deste ano começará às 12h42, atin­girá o máx­i­mo às 15h17 e ter­mi­nará às 17h52, no horário do Brasil. os mel­hores lugares do mun­do para vê-lo serão no norte do Méx­i­co; no Texas, no sul dos EUA; e o leste do Canadá.

Transmissão ao vivo

A próx­i­ma vez que o Brasil perce­berá o dia virar noite com­ple­ta será somente em 12 de agos­to de 2045. Para que os brasileiros pos­sam acom­pan­har as fas­es do fenô­meno des­ta segun­da-feira, o Obser­vatório Nacional (ON), vin­cu­la­do ao Min­istério da Ciên­cia, Tec­nolo­gia e Ino­vação, fará uma trans­mis­são ao vivo a par­tir de 12h30, pelo seu canal no YouTube.

A pre­visão é que a trans­mis­são em tem­po real mostre todas as fas­es par­ci­ais do espetácu­lo da natureza até o alin­hamen­to total da Lua, da Ter­ra e do Sol, mas depen­derá ape­nas das condições climáti­cas, em cada local­i­dade.

Além de exibir o fenô­meno, os astrônomos amadores e profis­sion­ais que fazem parte do pro­je­to con­ver­sarão com o públi­co sobre astrono­mia, astrofísi­ca, telescó­pios e cap­tura de ima­gens astronômi­cas, como habit­ual­mente é feito durante obser­vações públi­cas pres­en­ci­ais pro­movi­das.

Brasília (DF) 05/04/2024 - Apartir das 12h30 (hora legal de Brasília) da tarde da próxima segunda-feira, dia 08/04, o Observatório Nacional promove uma nova edição do projeto
Repro­dução: Brasília (DF) 05/04/2024 — Apartir das 12h30 (hora legal de Brasília) da tarde da próx­i­ma segun­da-feira, dia 08/04, o Obser­vatório Nacional pro­move uma nova edição do pro­je­to “O Céu em sua Casa: obser­vação remo­ta”. Foto: Nasa — Nasa

Segurança

O Obser­vatório Nacional aler­ta que os eclipses nun­ca devem ser encar­a­dos dire­ta­mente sem a pro­teção ade­qua­da, pois podem causar danos per­ma­nentes à visão, como a queima da reti­na. E, ao con­trário do que muitos pen­sam, ócu­los de sol comuns, mes­mo os muito escuros, cha­pas de raio‑X não são apro­pri­a­dos para esse fim, muito menos lentes, binócu­los, telescó­pios ou qual­quer instru­men­to ópti­co sem os fil­tros cor­re­tos, pois não são seguros. O uso de acessórios inad­e­qua­dos para obser­vação de eclipses pode causar per­da da visão tem­porária ou em defin­i­ti­vo.

A ori­en­tação do Obser­vatório Nacional é que sejam usa­dos fil­tros apro­pri­a­dos e mes­mo assim não se pode olhar por muito tem­po segui­dos. Somente por cer­ca de 20 segun­dos para garan­tir a segu­rança.

Por­tan­to, não há momen­to em que seja seguro olhar dire­ta­mente para o Sol durante um eclipse sem usar um fil­tro solar espe­cial, por exem­p­lo, em ócu­los de eclipse.

Próximos eventos

Os próx­i­mos eclipses solares par­ci­ais visíveis no Brasil acon­te­cerão em 6 de fevereiro de 2027, 26 de janeiro de 2028 e 20 de março de 2034. Porém, o eclipse solar total será vis­to pelos brasileiros em 12 de agos­to de 2045, com ápice pre­vis­to para ocor­rer às 16h19, com o dis­co solar cober­to em sua total­i­dade por 2 min­u­tos e 44 segun­dos. Depois desse, o próx­i­mo eclipse total visív­el no Brasil ocor­rerá em 2125.

Em abril deste ano, o plan­e­ta ain­da teste­munhará no dia 8 a Super Lua Nova; e uma chu­va de mete­oros que deve atin­gir o pico entre 21 e 22 de abril, depen­den­do da local­iza­ção do obser­vador.

Edição: Sab­ri­na Craide

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Falta de chuvas deixa em alerta cidades da região metropolitana do Rio

Repro­dução: © Jef­fer­son Rudy/Agência Sena­do Cedae pede aos consumidores que usem água de forma equilibrada …