...
segunda-feira ,17 março 2025
Home / Educação / Edital prevê internacionalização de universidades brasileiras

Edital prevê internacionalização de universidades brasileiras

UnB foi a primeira universidade federal a adotar sistema de cotas raciais UnB reserva vagas para negros desde o vestibular de 2004 Percentual de negros com diploma cresceu quase quatro vezes desde 2000, segundo IBGE
© Mar­cel­lo Casal jr/Agência Brasil (Repro­dução)

Investimento previsto é de R$ 4 milhões


Pub­li­ca­do em 04/02/2021 — 06:45 Por Mar­i­ana Tokar­nia — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

O British Coun­cil, em parce­ria com o Min­istério da Edu­cação (MEC) e o Con­sel­ho Nacional das Fun­dações Estad­u­ais de Amparo à Pesquisa (Con­fap), lança, este mês, o edi­tal Inter­na­cional­iza­ção e Políti­cas Lin­guís­ti­cas para pro­mover a capac­i­tação de insti­tu­ições de ensi­no supe­ri­or públi­cas e pri­vadas em pro­gra­mas que visam à coop­er­ação inter­na­cional. O inves­ti­men­to pre­vis­to é de R$ 4 mil­hões. 

A intenção é, durante a pan­demia do novo coro­n­avírus, pro­mover a chama­da inter­na­cional­iza­ção em casa, ou seja, pro­mover a con­tribuição inter­na­cional entre uni­ver­si­dades, sem depen­der exclu­si­va­mente de pro­gra­mas rela­ciona­dos à mobil­i­dade. Além de par­tic­i­par de ciclo de work­shops gra­tu­ito, insti­tu­ições de ensi­no poderão inscr­ev­er pro­je­tos em edi­tal que visa a estru­tu­rar pro­gra­mas mul­ti­cul­tur­ais.

De acor­do com o British Coun­cil, o edi­tal pre­vê que uni­ver­si­dades brasileiras façam parce­rias com insti­tu­ições de ensi­no supe­ri­or do Reino Unido para cri­ar um pro­gra­ma de inter­na­cional­iza­ção sóli­do para a comu­nidade acadêmi­ca e a área de pesquisa e exten­são. Um dos resul­ta­dos que se espera do pro­gra­ma é a con­sol­i­dação da imagem da pesquisa brasileira no exte­ri­or.

Oficinas gratuitas

Em fevereiro e março, o British Coun­cil irá ofer­e­cer três work­shops gra­tu­itos com o obje­ti­vo de capac­i­tar as insti­tu­ições de ensi­no supe­ri­or a estru­tu­rarem pro­postas de inter­na­cional­iza­ção. O primeiro deles, com o tema Inter­na­cional­iza­ção do Ensi­no Supe­ri­or: con­ceitos e dimen­sões será hoje (4), das 9h30 às 16h30. A trans­mis­são será fei­ta por meio do Zoom e pelo Face­book.

A ofic­i­na online sobre Políti­cas Lin­guís­ti­cas para a Inter­na­cional­iza­ção está agen­da­da para o dia 25 e sobre Estru­tu­ração de Inter­na­cional­iza­ção de Políti­cas Lin­guís­ti­cas, para o dia 11 de março. As infor­mações estão disponíveis no site do con­sel­ho britâni­co . As inscrições devem ser feitas no mes­mo endereço.

De acor­do com dados da Coor­de­nação de Aper­feiçoa­men­to de Pes­soal de Nív­el Supe­ri­or (Capes), de 2017, 225 de 230 insti­tu­ições de ensi­no que par­tic­i­param da pesquisa alegam ser pouco ou nada inter­na­cional­izadas. Além dis­so, pesquisas real­izadas pelo Pro­gra­ma Idiomas sem Fron­teiras demon­straram que ape­nas 3% dos acadêmi­cos e pesquisadores de uni­ver­si­dades brasileiras com pós-grad­u­ação pos­suem o nív­el C1, avança­do, de inglês.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Inscrições para a Olimpíada de Matemática vão até segunda-feira

Alunos de escolas públicas e privadas podem participar da competição Mar­i­ana Tokar­nia — Repórter da …