...
segunda-feira ,9 dezembro 2024
Home / Eleições 2022 / Eleitores têm até sábado para baixar ou atualizar o e‑Título

Eleitores têm até sábado para baixar ou atualizar o e‑Título

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil

Pelo aplicativo é possível consultar local de votação


Pub­li­ca­do em 25/10/2022 — 11:27 Por Pedro Peduzzi – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Ouça a matéria:

Os eleitores de todo país têm até o próx­i­mo sába­do (29), véspera do segun­do turno das eleições que ocor­rem no domin­go (30), para baixar ou atu­alizar o e‑Título, doc­u­men­to eletrôni­co de iden­ti­fi­cação que sub­sti­tui a ver­são impres­sa do títu­lo de eleitor.

Imple­men­ta­do em 2018, e‑Título pode ser baix­a­do no celu­lar para ser apre­sen­ta­do no momen­to da votação, caso este­ja atu­al­iza­do e com foto. Ele tam­bém pode ser uti­liza­do para con­sul­tar o local de votação, bem como jus­ti­ficar ausên­cia às urnas, emi­tir cer­tidão de quitação eleitoral e nada con­s­ta crim­i­nal, entre out­ros serviços.

Segun­do o Tri­bunal Supe­ri­or Eleitoral (TSE), até a véspera do primeiro turno, que ocor­reu no dia 2 de out­ubro, cer­ca de 30 mil­hões de eleitores ati­varam o aplica­ti­vo no Brasil e no exte­ri­or. Deste total, 13 mil­hões de ati­vações foram efe­ti­vadas em 2022.

“O TSE ori­en­ta o eleitora­do a seguir as regras de uti­liza­ção e baixar ou atu­alizar o e‑Título o quan­to antes para evi­tar difi­cul­dades que pos­sam sur­gir ao deixar a emis­são para a últi­ma hora”, infor­ma o TSE.

down­load do aplica­ti­vo e‑Título é gra­tu­ito e pode ser feito em celu­lares e tablets, para os sis­temas Android e iOS, via App Store e Google Play.

O TSE expli­ca que o eleitor pre­cisa ter um reg­istro na Justiça Eleitoral para lib­er­ar o títu­lo dig­i­tal, que pode ser aces­sa­do a qual­quer momen­to. Depois de baixar o aplica­ti­vo, bas­ta inserir os dados pes­soais solic­i­ta­dos e respon­der a algu­mas per­gun­tas. Para val­i­dar o aces­so, as infor­mações são cruzadas com as que con­stam no sis­tema da Justiça Eleitoral.

Ain­da segun­do o tri­bunal, eleitores que já têm o e‑Título devem ver­i­ficar se está tudo cer­to, man­ten­do o aplica­ti­vo atu­al­iza­do. Difi­cul­dades cos­tu­mam ser resolvi­das com a rein­sta­lação do aplica­ti­vo. “Porém, a ori­en­tação é que eleitores não deix­em para a últi­ma hora, pois no dia da eleição não será pos­sív­el resolver even­tu­ais prob­le­mas com o uso do app”.

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Museu Histórico Nacional fecha para modernização do sistema elétrico

Obras devem ser concluídas em outubro de 2025 Dou­glas Cor­rêa – Repórter da Agên­cia Brasil …