...
segunda-feira ,4 novembro 2024
Home / Noticias do Mundo / Em guerra, Rússia promete manter comércio de fertilizantes com Brasil

Em guerra, Rússia promete manter comércio de fertilizantes com Brasil

Repro­dução: © Tony Oliveira/CNA/Direitos Reser­va­dos

Jair Bolsonaro e Vladimir Putin conversaram por telefone


Pub­li­ca­do em 27/06/2022 — 21:28 Por Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Audiode­scrição:

O pres­i­dente da Rús­sia, Vladimir Putin, afir­mou nes­ta segun­da-feira (27) que o país vai garan­tir o fornec­i­men­to inin­ter­rup­to de fer­til­izantes para o setor agrí­co­la brasileiro. O com­pro­mis­so foi reforça­do durante con­ver­sa tele­fôni­ca entre o líder rus­so e o pres­i­dente Jair Bol­sonaro. 

Os fer­til­izantes, espe­cial­mente nitrogênio, fós­foro e potás­sio, são larga­mente usa­dos pelo setor agrí­co­la no país, sendo con­sid­er­a­dos essen­ci­ais para o fornec­i­men­to de um ou mais nutri­entes para as plan­tações. O Brasil con­some 8% de toda a pro­dução mundi­al de fer­til­izantes, avali­a­da em 55 mil­hões de toneladas, mas impor­ta 85% do insumo usa­do pelo agronegó­cio, prin­ci­pal­mente da Rús­sia, que sofre um forte embar­go econômi­co pro­movi­do pelos Esta­dos Unidos, país­es da Europa oci­den­tal e Japão, por causa da invasão mil­i­tar na Ucrâ­nia.

“Os prob­le­mas de segu­rança ali­men­tar glob­al foram longa­mente dis­cu­ti­dos. O pres­i­dente rus­so fez uma avali­ação detal­ha­da das causas da difí­cil situ­ação no mer­ca­do mundi­al de pro­du­tos agrí­co­las e fer­til­izantes. Enfa­ti­zou a importân­cia de restau­rar a arquite­tu­ra do livre comér­cio de pro­du­tos ali­men­tí­cios e fer­til­izantes que foi destruí­da pelas sanções oci­den­tais. Neste con­tex­to, Vladimir Putin salien­tou que a Rús­sia está empen­ha­da em cumprir suas obri­gações de garan­tir o fornec­i­men­to inin­ter­rup­to de fer­til­izantes rus­sos aos agricul­tores brasileiros”, infor­mou o gov­er­no rus­so, em um comu­ni­ca­do ofi­cial.

Mais tarde, durante even­to no Palá­cio do Planal­to, o pres­i­dente brasileiro con­fir­mou a con­ver­sa com Putin, ressaltan­do que a questão da pro­dução de ali­men­tos e da segu­rança energéti­ca foram os prin­ci­pais assun­tos dis­cu­ti­dos entre ambos.

Petrobras

Bol­sonaro tam­bém comen­tou sobre a tro­ca de coman­do na Petro­bras. Segun­do ele, a empre­sa terá “uma nova dinâmi­ca” sob a gestão de Caio Mário Paes de Andrade, que tomou posse no Con­sel­ho de Admin­is­tração e foi eleito pres­i­dente da com­pan­hia em reunião nes­ta segun­da-feira.

“Ter­e­mos uma nova dinâmi­ca tam­bém na Petro­bras na questão dos com­bustíveis no Brasil. E tudo vai ser anal­isa­do na con­formi­dade, na base da lei, sem quer­ermos mex­er no cane­taço na Lei das Estatais, sem quer­er inter­ferir em nada, mas com muito respeito, mui­ta respon­s­abil­i­dade”, disse o pres­i­dente. Esta é a quar­ta tro­ca de coman­do na estatal durante o manda­to pres­i­den­cial de Jair Bol­sonaro.

For­ma­do em comu­ni­cação social pela Uni­ver­si­dade Paulista, Paes de Andrade apro­fun­dou seus estu­dos nos Esta­dos Unidos, tem pós-grad­u­ação em admin­is­tração e gestão pela Uni­ver­si­dade de Har­vard e mestra­do em admin­is­tração de empre­sas pela Duke Uni­ver­si­ty. Segun­do cur­rícu­lo divul­ga­do pela Petro­bras, ele acu­mu­la exper­iên­cias como empreende­dor em tec­nolo­gia de infor­mação, mer­ca­do imo­bil­iário e agronegó­cio.

Paes de Andrade foi indi­ca­do por Bol­sonaro para sub­sti­tuir José Mau­ro Fer­reira Coel­ho. O pres­i­dente da Repúbli­ca vin­ha man­i­fe­s­tando pub­li­ca­mente sua insat­is­fação com os rea­justes dos com­bustíveis.

Des­de 2016, a Petro­bras ado­ta a chama­da Políti­ca de Preços de Pari­dade de Impor­tação (PPI), que vin­cu­la o preço do petróleo ao mer­ca­do inter­na­cional ten­do como refer­ên­cia o preço do bar­ril tipo brent, que é cal­cu­la­do em dólar. Essa dire­triz foi defen­di­da por todos os pres­i­dentes da estatal indi­ca­dos nos últi­mos seis anos, durante os mandatos de Michel Temer e de Jair Bol­sonaro.

Edição: Aline Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Representantes de favelas indicam desafios para o G20

No Dia Nacional da Favela, fórum divulga documento Comuniquê Cristi­na Índio do Brasil — Repórter …