...
sexta-feira ,23 fevereiro 2024
Home / Noticias / Em Maceió, afundamento do solo diminui para 0,3 cm por hora

Em Maceió, afundamento do solo diminui para 0,3 cm por hora

Repro­du­ção: © Gésio Passos/Agência Bra­sil

Local onde fica a mina da 18 da Braskem já cedeu quase 2 metros


Publi­ca­do em 03/12/2023 — 18:43 Por Gésio Pas­sos — Repór­ter Rádio Naci­o­nal — Maceió

ouvir:

Regis­tros da Defe­sa Civil de Maceió indi­cam que o rit­mo de afun­da­men­to da mina de extra­ção de sal-gema núme­ro 18, no bair­ro Mutan­ge, caiu pela meta­de.

Dados divul­ga­dos no iní­cio da noi­te des­te domin­go (3) mos­tram que a movi­men­ta­ção do solo dimi­nuiu para 0,3 cen­tí­me­tros por hora. Pela manhã, esse núme­ro era de 0,7cm. Nas últi­mas 24 horas, o afun­da­men­to foi de 7,4 cm. Des­de ter­ça-fei­ra (28/12), a mina 18 acu­mu­la 1,69 metros de afun­da­men­to.

Não hou­ve regis­tro de novos aba­los sís­mi­cos na mina núme­ro 18. No sába­do e na sex­ta dois tre­mo­res foram detec­ta­dos, o pri­mei­ro de mag­ni­tu­de 0,39 e o segun­do de 0,89. Os dois a 300 metros de pro­fun­di­da­de.

A ori­en­ta­ção da Defe­sa Civil ain­da é que a popu­la­ção não tran­si­te na área deso­cu­pa­da na capi­tal.

Des­de 2019, qua­se 60 mil pes­so­as tive­ram que dei­xar suas casas pelo medo dos tre­mo­res de ter­ra que cri­a­ram racha­du­ras nos imó­veis da região. De acor­do com o Ser­vi­ço Geo­ló­gi­co do Bra­sil (CPRM), a explo­ra­ção de 35 minas de sal-gema pela Bras­kem foi a res­pon­sá­vel por dei­xar milha­res de pes­so­as desa­bri­ga­das e trans­for­mar bair­ros antes movi­men­ta­dos e popu­lo­sos em luga­res pra­ti­ca­men­te deser­tos.

Segun­do a Defe­sa Civil, a área da mina núme­ro 18 ame­a­ça desa­bar a qual­quer momen­to, com poten­ci­al de cri­ar na área uma cra­te­ra mai­or que o está­dio do Mara­ca­nã.

A Bras­kem infor­mou que pode ocor­rer um gran­de desa­ba­men­to da área, mas tam­bém é pos­sí­vel que o solo se esta­bi­li­ze e pare de afun­dar.

Edi­ção: Mar­ce­lo Bran­dão

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Nenhuma aposta acerta a Mega-Sena e prêmio vai a R$ 97 milhões

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil Veja os números sorteados: 09 – 28 – 33 – …