...
domingo ,16 junho 2024
Home / Esportes / Em Marrocos, seleção pré-olímpica revela susto após terremoto

Em Marrocos, seleção pré-olímpica revela susto após terremoto

Repro­du­ção: © Moha­med Bissar/CBF

Atletas e comissão manifestaram solidariedade ao povo marroquino


Publi­ca­do em 09/09/2023 — 15:54 Por Lin­coln Cha­ves — Repór­ter da EBC — São Pau­lo

ouvir:

A sele­ção mas­cu­li­na pré-olím­pi­ca (sub-23) de fute­bol está em Mar­ro­cos para dois amis­to­sos com os anfi­triões. O país afri­ca­no foi atin­gi­do, na noi­te de sex­ta-fei­ra (8), por um ter­re­mo­to de mag­ni­tu­de 6,8 na esca­la Rich­ter, que resul­tou na mor­te de mais de 1.000 pes­so­as. Mes­mo a cer­ca de 700 quilô­me­tros do epi­cen­tro, joga­do­res e comis­são téc­ni­ca do Bra­sil rela­ta­ram terem sen­ti­do o tre­mor. Segun­do a Con­fe­de­ra­ção Bra­si­lei­ra de Fute­bol (CBF), a dele­ga­ção está em segu­ran­ça.

“Eu esta­va dei­ta­do e come­cei a sen­tir a cama tre­mer. Levan­tei assus­ta­do. Olhei para o aba­jur e vi que esta­va balan­çan­do. Aí, saí do quar­to. Foi um sus­to. Bus­ca­mos segu­ran­ça. Fomos mui­to bem tra­ta­dos e ori­en­ta­dos. Segui­mos para a área da pis­ci­na por pre­cau­ção, é um lugar mais aber­to. Gra­ças a Deus esta­mos em segu­ran­ça. Infe­liz­men­te já sabe­mos do núme­ro de mor­tos. É algo mui­to gra­ve, a gen­te fica sen­ti­do e pres­ta nos­sa soli­da­ri­e­da­de a todo povo mar­ro­qui­no e aos que estão aju­dan­do na bus­ca des­sas pes­so­as”, comen­tou o meia-ata­can­te Pau­li­nho, ao site da CBF.

“A gen­te está falan­do sobre vidas, um ter­re­mo­to, uma tra­gé­dia, nun­ca é fácil falar sobre isso. Ago­ra, o adver­sá­rio do pró­xi­mo amis­to­so e o pró­prio jogo ficam de lado. Na hora, pen­sa­mos logo em bus­car abri­go para ficar em segu­ran­ça. Em segui­da, no meu caso, pro­cu­rei con­ta­to com fami­li­a­res e ami­gos para tran­qui­li­zá-los”, dis­se o late­ral Abner, tam­bém à pági­na da enti­da­de.

O ex-joga­dor Bran­co, coor­de­na­dor-téc­ni­co das Sele­ções de Base, mani­fes­tou-se em nome do pre­si­den­te da CBF, Ednal­do Rodri­gues. Tetra­cam­peão mun­di­al pelo Bra­sil em 1994, o diri­gen­te reve­lou ter já viven­ci­a­do tre­mo­res em outras três oca­siões, mas que o aba­lo pre­sen­ci­a­do em Mar­ro­cos, mes­mo dis­tan­te do epi­cen­tro, foi for­te.

“A cama come­çou a balan­çar de um lado para o outro. Vi os lus­tres tam­bém balan­çan­do. Ima­gi­nei logo [que fos­se um ter­re­mo­to]. Cor­ri para o armá­rio, peguei meus celu­la­res e pas­sa­por­te e saí cor­ren­do, cha­man­do os atle­tas para que des­ces­sem pela esca­da em bus­ca de um abri­go. Pres­ta­mos nos­sa soli­da­ri­e­da­de a todo povo mar­ro­qui­no e todas as equi­pes de res­ga­te”, afir­mou Bran­co.

O pri­mei­ro dos amis­to­sos entre as sele­ções olím­pi­cas de Bra­sil e Mar­ro­cos foi dis­pu­ta­do na quin­ta-fei­ra (7), em Fez, com vitó­ria dos anfi­triões por 1 a 0. O segun­do due­lo, a prin­cí­pio, está mar­ca­do para segun­da-fei­ra (11), às 16h (horá­rio de Bra­sí­lia), no mes­mo local. Ain­da não há infor­ma­ção sobre a rea­li­za­ção ou não da par­ti­da.

Apoio

O gover­no fede­ral divul­gou o con­ta­to da Embai­xa­da do Bra­sil em Rabat, capi­tal de Mar­ro­cos, que pode ser con­ta­ta­da pelo tele­fo­ne +212 661 16 81 81 (inclu­si­ve What­sApp). Outro canal de aten­di­men­to é o plan­tão con­su­lar do Ita­ma­raty, no tele­fo­ne +55 (61) 98260–0610 (tam­bém What­sapp). Até ago­ra, não há notí­cia de bra­si­lei­ros entre as víti­mas do ter­re­mo­to.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

São Paulo goleia Santos por 4 a 0 no Brasileiro Feminino

Repro­du­ção: © Staff Images/CBF/Direitos Reser­va­dos Avaí e Ferroviária ficam do 0 a 0 em jogo …