...
sábado ,15 março 2025
Home / Noticias / Em nova onda de temporais, governador gaúcho pede apoio federal

Em nova onda de temporais, governador gaúcho pede apoio federal

Repro­dução: © Mauri­cio Tonet­to / Sec­om

Eduardo Leite e Lula conversam sobre envio de forças de resgate


Publicado em 30/04/2024 — 20:44 Por Pedro Rafael Vilela – Repórter da Agência Brasil — Brasília

O pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va prom­e­teu nes­ta terça-feira (30) envio de aju­da do gov­er­no fed­er­al para o Rio Grande do Sul, que vive uma nova onda de chu­vas e ocor­rên­cia de enchentes.

Em postagem nas redes soci­ais, Lula disse que falou com o gov­er­nador por tele­fone e deter­mi­nou aos min­istérios da Inte­gração e Desen­volvi­men­to Region­al, da Defe­sa e da Comu­ni­cação Social que atuem no esta­do. “[O] gov­er­no fed­er­al irá se somar aos esforços do gov­er­no estad­ual e prefeituras para atrav­es­sar­mos e super­ar­mos mais esse momen­to difí­cil, reflex­os das mudanças climáti­cas que afe­tam o plan­e­ta”, escreveu.

Em uma série de posta­gens, tam­bém nas redes soci­ais, o gov­er­nador Eduar­do Leite fez um ape­lo pelo envio de aju­da, prin­ci­pal­mente apoio aéreo. “Pre­cisamos res­gatar já cen­te­nas de pes­soas em dezenas de municí­pios que estão em situ­ação de emergên­cia pelas chu­vas inten­sas já ocor­ri­das e que vão con­tin­uar nos próx­i­mos dias”, escreveu Leite. “Falei ago­ra por tele­fone com o pres­i­dente Lula, que asse­gurou o apoio do gov­er­no fed­er­al. Ten­ho certeza [de] que poder­e­mos con­tar com essa união de esforços para o res­gate da pop­u­lação afe­ta­da, que é a nos­sa pri­or­i­dade abso­lu­ta neste momen­to”, pos­tou em segui­da.

Os tem­po­rais que cas­tigam o Rio Grande do Sul des­de ontem (29) já causaram estra­gos em mais de 70 municí­pios. Autori­dades já repor­taram a morte de cin­co pes­soas e algu­mas dezenas estão feri­das ou desa­pare­ci­das. O esta­do vem sofren­do com cic­los cada vez mais recor­rentes de intem­péries climáti­cas.

No segun­do semes­tre do ano pas­sa­do, enchentes provo­cadas por fortes chu­vas fiz­er­am trans­bor­dar o Rio Taquari, em uma das piores cheias em décadas e deixaram um ras­tro de destru­ição, per­das mate­ri­ais e cer­ca de 50 mortes.

Edição: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Inscrições para a Olimpíada de Matemática vão até segunda-feira

Alunos de escolas públicas e privadas podem participar da competição Mar­i­ana Tokar­nia — Repórter da …