...
quarta-feira ,11 dezembro 2024
Home / Eleições 2022 / Em primeiro discurso, Lula diz que combate à miséria é sua missão

Em primeiro discurso, Lula diz que combate à miséria é sua missão

Repro­dução: © Rove­na Rosa/Agência Brasil

Petista  destacou a necessidade de unificação nacional


Pub­li­ca­do em 30/10/2022 — 22:39 Por Cami­la Maciel — Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

Ouça a matéria:

No primeiro dis­cur­so após a vitória nas eleições pres­i­den­ci­ais do Brasil, Luiz Iná­cio Lula da Sil­va (PT) desta­cou a neces­si­dade de unifi­cação nacional e desta­cou o com­bate à fome como seu prin­ci­pal com­pro­mis­so. “O Brasil é a min­ha causa e com­bat­er a mis­éria é a causa pela qual vou viv­er até o fim da min­ha vida”, declar­ou. Ele falou em São Paulo em um hotel no Jardins ao lado de cor­re­li­gionários, como a ex-pres­i­dente Dil­ma Rouss­eff, o can­dida­to der­ro­ta­do para o gov­er­no paulista Fer­nan­do Had­dad, o seu vice Ger­al­do Alck­min e Simone Tebet (MDB), que ficou em ter­ceiro lugar no primeiro turno das eleições.

Lula foi eleito com 50,9% dos votos. O seu opo­nente, o atu­al pres­i­dente Jair Bol­sonaro (PL), con­quis­tou 49,1% da prefer­ên­cia do eleitor. Ele agrade­ceu aos votos rece­bidos, parab­eni­zou todos que exerce­r­am o dire­ito ao voto, inclu­sive os que foram dados a Bol­sonaro, como uma práti­ca cidadã e um dev­er civ­i­liza­tório.

“A par­tir de 1° de janeiro de 2023, vou gov­ernar para 215 mil­hões de brasileiras e brasileiros e não ape­nas para aque­les que votaram em mim. Não exis­tem dois Bra­sis. Somos um úni­co país, um úni­co povo e uma grande nação”, declar­ou.

Lula disse estar dis­pos­to a paci­ficar o país. “Ten­ho fé em Deus que com a aju­da do povo nós vamos encon­trar uma saí­da para que esse país volte a viv­er demo­c­ra­ti­ca­mente, har­moni­ca­mente e que a gente pos­sa resta­b­ele­cer a paz entre as famílias, entre os diver­gentes, para que a gente pos­sa con­stru­ir o mun­do que nós pre­cisamos e o Brasil”, declar­ou.

Democracia e economia

Lula defend­eu que a escol­ha hoje nas urnas foi uma escol­ha pela democ­ra­cia. “É assim que eu enten­do a democ­ra­cia, não ape­nas uma palavra boni­ta escri­ta na lei, mas como algo palpáv­el, que sen­ti­mos na pele e que podemos con­stru­ir no dia a dia. Foi essa democ­ra­cia, no sen­ti­do mais amp­lo do ter­mo, que o povo brasileiro escol­heu hoje nas urnas”, disse.

“É com essa democ­ra­cia que vamos bus­car cada dia do nos­so gov­er­no, com cresci­men­to econômi­co repar­tido com toda pop­u­lação, porque é assim que a econo­mia deve fun­cionar, como instru­men­to para mel­ho­rar a vida de todos, e não para per­pet­u­ar desigual­dades”, acres­cen­tou.

O pres­i­dente eleito se com­pro­m­e­teu ain­da com a retoma­da da econo­mia, com ger­ação de empre­gos, ele­vação dos salários e rene­go­ci­ação das dívi­das das famílias. “A roda da econo­mia vai voltar a girar com os pobres voltan­do a faz­er parte do orça­men­to”, disse. Ele citou ain­da atenção espe­cial às políti­cas de incen­ti­vo à agri­cul­tura famil­iar e a micro e pequenos empreende­dores.

Compromissos

O pres­i­dente eleito disse que está com­pro­meti­do com as políti­cas de com­bate à vio­lên­cia con­tra as mul­heres e salários iguais para a mes­ma função, além do enfrenta­men­to ao racis­mo e todas as for­mas de pre­con­ceito. Ele defend­eu a retoma­da de con­fer­ên­cias nacionais para dis­cussão e definição de políti­cas públi­cas fed­erais e o for­t­alec­i­men­to do Con­sel­ho de Desen­volvi­men­to Econômi­co e Social. “As grandes decisões políti­cas que impactam a vida dos brasileiros não serão tomadas em sig­i­lo, mas em diál­o­go com a sociedade.” Lula disse que vai retomar o pro­gra­ma Min­ha Casa, Min­ha Vida com foco em famílias de baixa ren­da.

Na políti­ca inter­na­cional, disse que vai retomar diál­o­go com país­es desen­volvi­dos, como Esta­dos Unidos e país­es da União Europeia, numa posição de igual­dade, mas que tam­bém vai apoiar país­es em desen­volvi­men­to. Lula defend­eu o des­mata­men­to zero da Amazô­nia com a retoma­da do mon­i­tora­men­to e vig­ilân­cia.

Edição: Fábio Mas­sal­li

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Dia D contra dengue promove ações de conscientização em todo o Brasil

Atividades de prevenção serão feitas em todo o país no próximo sábado Luiz Clau­dio Fer­reira …