...
segunda-feira ,9 dezembro 2024
Home / Educação / Embaixada da França promove Semana da Francofonia no Brasil

Embaixada da França promove Semana da Francofonia no Brasil

159619131_3768383816576003_724339566614527343_n

© Divulgação/Consulado Ger­al da França em São Paul (Repro­dução)

Lema é Respirez, vous parlez français (Respire, você fala francês)


Pub­li­ca­do em 16/03/2021 — 07:00 Por Alana Gan­dra — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

Com uma releitu­ra de clás­si­cos brasileiros, o con­cer­to em voz e vio­lão inédi­to da can­to­ra france­sa Pauline Croze, grava­do no Stu­dio des Var­iétés, em Paris, segui­do da apre­sen­tação do can­tor Sévérin, abriu ontem (15) à noite a Sem­ana da Fran­co­fo­nia 2021 Brasil, que se esten­derá até o próx­i­mo dia 20.

O even­to é pro­movi­do pela Embaix­a­da da França e pela Rede de Alianças France­sas no país. A pro­gra­mação, gra­tui­ta e online, é trans­mi­ti­da nos canais do YouTube e Twitch da Aliança France­sa Brasil.

A Sem­ana da Fran­co­fo­nia comem­o­ra a lín­gua france­sa e a cul­tura de país­es francó­fonos com diver­si­fi­ca­da pro­gra­mação vir­tu­al, cujo lema é Respirez, vous par­lez français (Respire, você fala francês). No dia 20 de março, é cel­e­bra­do o Dia Inter­na­cional da Fran­co­fo­nia, que tem como obje­ti­vo pro­mover a lín­gua e a cul­tura france­sas no mun­do.

Atual­mente, mais de 300 mil­hões de pes­soas espal­hadas pelos cin­co con­ti­nentes falam francês, segun­do dados do Obser­va­toire de la Langue Française. Além dis­so, mais de 80 esta­dos fazem parte da Orga­ni­za­ção Inter­na­cional da Fran­co­fo­nia (OIF).

O Ar

No Brasil, a pro­gra­mação da Sem­ana da Fran­co­fo­nia 2021 foi con­ce­bi­da pela Embaix­a­da da França e pela Rede de Alianças France­sas no país, reunin­do diver­sos even­tos cul­tur­ais vir­tu­ais sob a temáti­ca L’air (O ar), divi­di­dos pelas áreas de músi­ca, audio­vi­su­al, artes cêni­cas, artes visuais, gas­trono­mia e lit­er­atu­ra. O Min­istério da Cul­tura francês escol­heu dez palavras para 2021 que inspi­raram a temáti­ca da Sem­ana da Fran­co­fo­nia. São elas aile (asa), allure (olhar), buller (bol­ha), cham­bre à air (câmara de ar), décoller (deco­lar), éolien (força do ven­to), foehn (ven­to seco europeu), fra­grance (fra­grân­cia), insuf­fler (res­pi­rar), vaporeux (vaporoso).

O dire­tor Cul­tur­al da Aliança France­sa no Rio de Janeiro, Quentin Richard, desta­cou, em entre­vista à Agên­cia Brasil, a importân­cia da Sem­ana da Fran­co­fo­nia para a dis­sem­i­nação do idioma francês no país e no mun­do. “A Sem­ana da Fran­co­fo­nia é o pon­to de encon­tro de todos os amantes da lín­gua france­sa e nos per­mite pro­mover a evolução per­ma­nente, a mod­ernidade e a grande diver­si­dade da nos­sa lín­gua. Esta sem­ana per­mite afir­mar o enriquec­i­men­to e a evolução da lín­gua pelos mais de 300 mil­hões de falantes em todo o mun­do que a prati­cam ao mes­mo tem­po, demon­stram a sua sol­i­dariedade e o seu dese­jo de con­viv­er e defend­er as liber­dades, nas suas difer­enças e na sua diver­si­dade”.

francofonia

Divul­gação da Sem­ana da Fran­co­fo­nia. — Divulgação/Francofonia (Repro­dução)

Richard acred­i­ta que os even­tos orga­ni­za­dos pelas alianças france­sas no Brasil e seus par­ceiros mostram que a lín­gua france­sa é mais do que pro­fun­da­mente viva. “Tra­ta-se tam­bém de mod­os de ser, de viv­er e de faz­er cul­tura comum. É uma lin­guagem que acei­ta e val­oriza a diver­si­dade, a mis­ci­ge­nação e a inclusão”.

Curta em francês

A pro­gra­mação online da Sem­ana da Fran­co­fo­nia desta­ca a mostra Cur­ta em Francês, real­iza­da em parce­ria com o Serviço Social do Comér­cio de São Paulo (Sesc SP). A pro­gra­mação gra­tui­ta ficará disponív­el na platafor­ma do Sesc São Paulo até 15 de abril.

Foram sele­cionadas 11 obras, sendo dois filmes suíços, dois bel­gas e sete france­ses, que rep­re­sen­tam a pro­dução audio­vi­su­al con­tem­porânea dess­es país­es e a diver­si­dade cul­tur­al da comu­nidade francó­fona. A pro­pos­ta dos orga­ni­zadores, no perío­do difí­cil da pan­demia de covid-19, é sug­erir às pes­soas que assis­tam filmes que trans­mi­tam a sen­sação de ar fres­co, dan­do-lhes opor­tu­nidade de escaparem para novos lugares por meio do cin­e­ma.

Hoje (16) e na quin­ta-feira (18), às 14h, e tam­bém às 19h do dia 18 será real­iza­do o even­to Leituras de Clás­si­cos France­ses e Poe­sias, com a obra Pequeno Príncipe (Le Petit Prince) em músi­ca, e os poe­mas Brumes et Fjords, de Renée Vivien, além da exper­iên­cia musi­cal e poéti­ca Chaise longue, musique et poésie com o grupo Pelouse, do artista francês Xavier Machault.

Para cri­anças a par­tir de 8 anos, a Sem­ana ofer­ece o ateliê Tin­tas Nat­u­rais, com o fotó­grafo e artista visu­al Benoît Fournier, que ensi­na a faz­er tin­tas somente com mate­ri­ais orgâni­cos, além da cri­ação de instru­men­tos com obje­tos reci­cla­dos com Tucan­in­ho Musi­cal, da dupla Raquel Rihan Cypel e Bidu Campeche. Será nos dias 17, às 10h, e 24, às 18h30.

tucaninho_musical

Divul­gação da Sem­ana da Fran­co­fo­nia. — Divulgação/Francofonia (Repro­dução)

O públi­co poderá con­ferir tam­bém a exposição vir­tu­al Fron­teiras – 9º Prix Pho­to Aliança France­sa, que apre­sen­ta as séries vence­do­ras do prêmio de fotografia, no site www.prixphotoaf.com.br. Entre os fotó­grafos par­tic­i­pantes, destaque para Osmar Gonçalves dos Reis Fil­ho (Fortaleza/CE ‑1º lugar) com a série A Sobre­vivên­cia dos Vagalumes (1ª imagem); Kit­ty Paranaguá (Rio de Janeiro, RJ–2º lugar) com a série Tem­po Pre­sente (2ª imagem), e Luiz Bal­tar (Rio de Janeiro, RJ), menção hon­rosa com o ensaio Faveli­ci­dade (3ª imagem). Os vis­i­tantes poderão visu­alizar as três séries fotográ­fi­cas pre­mi­adas e ain­da terão aces­so a áudios e vídeos dos fotó­grafos.

Estarão à dis­posição do públi­co tam­bém playlists (lis­tas de músi­cas) pro­postas por What The France, mar­ca do Cen­tre Nation­al de la Musique (CNM), cri­a­da para realçar a riqueza da pro­dução musi­cal france­sa em todo o mun­do. Mais infor­mações no endereço https://whatthefrance.org/pt-pt/. Com­posições de grandes nomes do cenário da músi­ca da França se mis­tu­ram às cri­ações de novos tal­en­tos.

Fotonovelas

Out­ra novi­dade da Sem­ana da Fran­co­fo­nia no Brasil é o con­cur­so de fotonov­ela sobre o tema Res­pi­rar em francês. Uti­lizan­do as dez palavras escol­hi­das pelo Min­istério da Cul­tura daque­le país para o even­to, o públi­co poderá inven­tar uma história que com­bine com as fotografias pro­postas pelos orga­ni­zadores, colo­can­do nos balões palavras para os diál­o­gos. Os autores do con­cur­so são a Aliança France­sa e o Serviço de Coop­er­ação Educa­ti­va da Embaix­a­da da França no Brasil.

As fotonov­e­l­asin­di­vid­u­ais devem ser envi­adas até as 17h, horário de Brasília, do dia 15 de abril, em for­ma­to PDF, para o endereço [email protected]. As infor­mações para par­tic­i­pação estão disponíveis no site da Aliança France­sa Rio .

Ape­nas uma pro­dução será acei­ta por can­dida­to. Podem par­tic­i­par ado­les­centes de 13 a 17 anos e adul­tos aci­ma de 18 anos de idade. Serão escol­hi­dos dez vence­dores que rece­berão kits e vale-pre­sentes. Os resul­ta­dos serão divul­ga­dos no dia 3 de maio, nas redes soci­ais das alianças france­sas do Brasil.

prix_photo_francofonia

Divul­gação da Sem­ana da Fran­co­fo­nia. — Divulgação/Francofonia (Repro­dução)

Na série Almoço com… , o públi­co par­tic­i­pará de entre­vis­tas exclu­si­vas com artis­tas e profis­sion­ais france­ses e francó­fonos até 19 de março, sem­pre às 12h, nos canais YouTube da Aliança France­sa Brasil e Aliança France­sa Rio de Janeiro. As entre­vis­tas serão, em sua maio­r­ia, em francês, mas terão leg­en­das em por­tuguês.

Os entre­vis­ta­dos, a par­tir de hoje (16), são Frédéric Mon­nier, chef francês res­i­dente no Rio de Janeiro e maître cuisinier de France; Claire Diao, cineas­ta france­sa de origem da Burk­i­na Faso; Benoît Fournier, fotó­grafo francês res­i­dente no Rio de Janeiro; e os músi­cos Raquel Rihan Cypel e Bidu Campeche, ide­al­izadores do pro­je­to Tucan­in­ho Musi­cal.

As noites da Sem­ana da Fran­co­fo­nia serão reser­vadas para trans­mis­sões ao vivo e lança­men­tos de vídeos, que ocor­rerãoen­tre os dias 15 e 19 de março, sem­pre às 19h. Cada dia será foca­do em difer­entes temáti­cas, obe­de­cen­do à seguinte ordem: músi­ca, gas­trono­mia, cin­e­ma, poe­sia e fotografia.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mega-Sena: aposta de Belo Horizonte fatura sozinha R$ 28 milhões

Números sorteados foram: 01, 06, 24, 47, 55 e 58 Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 08/12/2024 …