...
domingo ,16 março 2025
Home / Noticias / Encontro discute inovação no setor público

Encontro discute inovação no setor público

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr.

Promovido pela Enap, evento tem como tema “Ousar transformar”


Pub­li­ca­do em 09/11/2021 — 06:40 Por Jonas Valente — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Começa hoje (9) a Sem­ana de Ino­vação 2021, que pro­moverá debates, ofic­i­nas e tro­ca de exper­iên­cias sobre a implan­tação de soluções tec­nológ­i­cas por insti­tu­ições do Poder Públi­co nas três esferas da admin­is­tração. Neste ano, o tema é “Ousar trans­for­mar”. O even­to é pro­movi­do pela Esco­la Nacional da Admin­is­tração Públi­ca (Enap), pelos min­istérios da Econo­mia e da Ciên­cia, Tec­nolo­gia e Ino­vações, pelo Tri­bunal de Con­tas da União (TCU), pela Agên­cia Nacional de Tele­co­mu­ni­cações (Ana­tel) e pela Fac­ul­dade Lati­no-Amer­i­cana de Ciên­cias Soci­ais (Flac­so Brasil).

Segun­do os orga­ni­zadores, o obje­ti­vo é fomen­tar uma cul­tura de ino­vação em insti­tu­ições públi­cas e estim­u­lar pro­je­tos dis­rup­tivos (que provo­quem rup­tura com padrões já esta­b­ele­ci­dos), a fim de con­tribuir com a trans­for­mação dig­i­tal do Esta­do no Brasil.

A Enap con­sid­era que a ini­cia­ti­va tem papel de “curado­ria de ideias” e de temas de fron­teira rela­ciona­dos à tec­nolo­gia e ino­vação e sua inter­face com a apli­cação em órgãos públi­cos.

Entre os con­fer­encis­tas con­fir­ma­dos estão o fun­dador da platafor­ma Wikipedia, Jim­my Wales; o fun­dador da Khan Acad­e­my, Sal Khan; a econ­o­mista ital­iana refer­ên­cia em ino­vação Mar­i­ana Maz­zu­cat­to; o autor de livros de divul­gação cien­tí­fi­ca Steven Pinker; a pesquisado­ra venezue­lana Car­lota Perez e a jor­nal­ista Anne Apple­baum.

Estão pre­vis­tos debates sobre trans­for­mação dig­i­tal no serviço públi­co, trans­for­mação no con­tex­to atu­al do mun­do, situ­ação da covid-19 e as emergên­cias climáti­cas, econo­mia da trans­for­mação, uso de tec­nolo­gias da infor­mação e comu­ni­cação nas cidades.

Estão pre­vis­tas apre­sen­tações de pro­je­tos de ino­vação, os chama­dos “pitchs”, con­ver­sas sobre gov­er­no dig­i­tal (iGov) e dis­cussões sobre desafios para o futuro a par­tir da per­spec­ti­va da ino­vação e de soluções dis­rup­ti­vas.

Segun­do o pres­i­dente da Enap, Dio­go Cos­ta, serão mais de 150 ativi­dades, sele­cionadas a par­tir de 700 pro­postas envi­adas. O even­to terá ampla par­tic­i­pação não somente do setor públi­co, mas tam­bém do setor pri­va­do e da acad­e­mia, de den­tro e fora do Brasil.

“Temos pro­gra­mação muito forte. Temos dois fun­dadores e cri­adores de duas das platafor­mas de con­hec­i­men­to mais impor­tantes, a Khan Acad­e­my e a Wikipedia. Essas exper­iên­cias mostram como é que a Inter­net pode ser usa­da não para ger­ar polar­iza­ção e descon­fi­ança, mas para con­stru­ir con­hec­i­men­to — con­seguir, a par­tir de um grupo grande, con­stru­ir con­vergên­cias”, disse Cos­ta.

O encon­tro será total­mente online. As inscrições podem ser feitas no site do even­to, onde tam­bém estão disponíveis infor­mações sobre a pro­gra­mação.

Matéria alter­a­da às 09h17 para acrésci­mo de infor­mações no primeiro pará­grafo.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Desfile de escolas de samba reafirma tradição popular no RS

Agremiações se recuperam após enchentes devastadoras de 2024 Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …