...
sexta-feira ,21 março 2025
Home / Educação / Enem 2022 mantém medidas de prevenção à covid-19

Enem 2022 mantém medidas de prevenção à covid-19

Repro­dução: © Tomaz Silva/Agência Brasil

Aluno com doença infectocontagiosa não deve comparecer às provas


Pub­li­ca­do em 11/11/2022 — 06:32 Por Mar­i­ana Tokar­nia — Repórter da Agên­cia Brasil  — Rio de Janeiro

ouvir:

Os can­didatos inscritos no Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) 2022 que estiverem com covid-19 ou out­ra doença infec­to­con­ta­giosa não devem com­pare­cer ao local de pro­va. Assim como nas duas últi­mas edições do exame, ess­es estu­dantes poderão solic­i­tar a reapli­cação das provas. O Enem será apli­ca­do em mais de 1,7 mil municí­pios nos próx­i­mos domin­gos, 13 e 20 de novem­bro. Cer­ca de 3,4 mil­hões de par­tic­i­pantes estão com a inscrição con­fir­ma­da.

A reapli­cação do Enem será nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023. A solic­i­tação da reapli­cação dev­erá ser fei­ta na Pági­na do Par­tic­i­pante em até cin­co dias úteis após o últi­mo dia de apli­cação, con­forme o edi­tal do exame. Cada pedi­do será anal­isa­do indi­vid­ual­mente.

Segun­do o Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep), para a análise da pos­si­bil­i­dade de reapli­cação a pes­soa dev­erá inserir obri­ga­to­ri­a­mente, no momen­to da solic­i­tação, doc­u­men­to legív­el que com­pro­ve a doença. Na doc­u­men­tação deve con­star o nome com­ple­to do par­tic­i­pante, o diag­nós­ti­co com a descrição da condição, o códi­go cor­re­spon­dente à Clas­si­fi­cação Inter­na­cional de Doença (CID 10), além da assi­natu­ra e da iden­ti­fi­cação do profis­sion­al com­pe­tente, com o respec­ti­vo reg­istro no Con­sel­ho Region­al de Med­i­c­i­na (CRM), do Min­istério da Saúde (RMS) ou de órgão com­pe­tente, assim como a data do atendi­men­to.

Além da covid serão aceitas jus­ti­fica­ti­vas de can­didatos com tuber­cu­lose, coqueluche, dif­te­ria, doença inva­si­va por Haemophilus influen­zae, doença meningocó­ci­ca e out­ras menin­gites, varío­la, influen­za humana A e B, poliomielite por poliovírus sel­vagem, saram­po, rubéo­la, varicela.

Uso de máscara

O uso da más­cara de pro­teção facial é obri­gatório nos locais de pro­va, exce­to nos esta­dos e municí­pios onde esse uso este­ja lib­er­a­do, por decre­to ou ato admin­is­tra­ti­vo, em locais fecha­dos. De acor­do com o Inep, a apli­cação deste ano man­terá as medi­das de pro­teção con­tra a covid-19, como o dis­tan­ci­a­men­to entre os can­didatos nas salas de pro­va.

Segun­do o últi­mo Bole­tim Info­gripe, da Fun­dação Oswal­do Cruz (Fiocruz), foi ver­i­fi­ca­do aumen­to nos casos de covid-19 nos esta­dos do Ama­zonas, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e de São Paulo.

De acor­do com a Fiocruz, a covid-19 tem demon­stra­do tendên­cia a picos anu­ais de sazon­al­i­dade no Brasil, ao con­trário de out­ras doenças res­pi­ratórias, como a influen­za ou gripe, que apare­cem com mais fre­quên­cia no país ape­nas nos meses de inver­no. O Brasil reg­istrou aumen­to de casos de covid-19 entre maio e jun­ho de 2022, depois da forte onda ver­i­fi­ca­da em janeiro e fevereiro. Neste momen­to, a Fiocruz indi­ca aumen­to de inter­nações por doenças res­pi­ratórias de pes­soas a par­tir de 18 anos e no Rio Grande do Sul, na faixa a par­tir de 60 anos.

Para o médi­co e pro­fes­sor de doenças infec­ciosas da Uni­ver­si­dade Fed­er­al do Rio de Janeiro Edim­il­son Migows­ki, os par­tic­i­pantes com sin­tomas gri­pais, mes­mo que não haja obri­ga­to­riedade no local onde façam a pro­va, devem usar más­cara de pro­teção facial no dia da pro­va, ain­da que não ten­ham sido diag­nos­ti­ca­dos com covid, para evi­tar o con­tá­gio de doenças res­pi­ratórias. Alguns dos sin­tomas gri­pais são con­gestão nasal, nar­iz escor­ren­do, dor de gar­gan­ta e tosse.

“Nesse momen­to, seria obri­gatório o uso da más­cara por pes­soa que têm sinais ou sin­tomas de infecção res­pi­ratória, quem tem sinal ou sin­toma de qual­quer enfer­mi­dade”, diz. Além dis­so, ele recomen­da que usem más­cara pes­soas imun­od­e­fi­cientes ou com out­ras condições que as tornem suscetíveis a essas doenças.

Enem 2022

No primeiro dia, os par­tic­i­pantes farão as provas de lin­gua­gens, ciên­cias humanas e redação. No segun­do, matemáti­ca e ciên­cias da natureza. Os locais de pro­va estão disponíveis no Cartão de Con­fir­mação de Inscrição na Pági­na do Par­tic­i­pante.

O exame sele­ciona estu­dantes para vagas do ensi­no supe­ri­or públi­cas, pelo Sis­tema de Seleção Unifi­ca­da (Sisu), para bol­sas em insti­tu­ições pri­vadas, pelo Pro­gra­ma Uni­ver­si­dade para Todos (ProUni), e serve de parâmetro para o Fun­do de Finan­cia­men­to Estu­dan­til (Fies). Os resul­ta­dos tam­bém podem ser usa­dos para ingres­sar em insti­tu­ições de ensi­no por­tugue­sas que têm con­vênio com o Inep.

Quem está se preparan­do para o Enem pode aces­sar todas as provas e gabar­i­tos de edições ante­ri­ores no site do Inep. Para tes­tar os con­hec­i­men­tos, os estu­dantes podem aces­sar gra­tuita­mente o Questões Enem, um ban­co prepara­do pela Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC), que reúne questões de provas de anos ante­ri­ores. No sis­tema, é pos­sív­el escol­her as áreas do con­hec­i­men­to se quer estu­dar. O ban­co sele­ciona as questões de maneira aleatória.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Orquestra Ouro Preto lança álbum e prepara ópera de Feliz Ano Velho

Grupo faz 25 anos com forte presença em plataformas digitais Cristi­na Índio do Brasil — …