...
terça-feira ,10 dezembro 2024
Home / Educação / Enem 2024: MEC divulga gabaritos oficiais e cadernos de questões

Enem 2024: MEC divulga gabaritos oficiais e cadernos de questões

Material foi antecipado e está disponível no site do Inep

Daniel­la Almei­da — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 14/11/2024 — 11:21
Brasília
Ver­são em áudio
Brasília (DF), 24/10/2024 - Professor do colégio Galois, Samuel Rbeiro Costa, em sala de aula com alunos na preparação nos últimos dias antes da prova do Enem 2024. Foto: José Cruz/Agência Brasil
Repro­dução: © José Cruz/Agência Brasil
O Min­istério da Edu­cação (MEC) ante­cipou para esta quin­ta-feira (14) a divul­gação dos gabar­i­tos e os cader­nos de questões do Exame Nacional do Ensi­no Médio 2024 (Enem). Ini­cial­mente, con­forme pre­vis­to no crono­gra­ma ofi­cial, a divul­gação ocor­re­ria na próx­i­ma quar­ta-feira (20). Na noite de domin­go, o min­istro da Edu­cação, Cami­lo San­tana, havia anun­ci­a­do que o gov­er­no fed­er­al ante­ci­paria a pub­li­cação dos gabar­i­tos.

O mate­r­i­al está disponív­el no por­tal do Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep).

Os gabar­i­tos estão sep­a­ra­dos de acor­do com as cores dos cader­nos de questões provas — verde, cin­za, azul e amare­lo — e por dia de apli­cação — 3 e 10 de novem­bro.

O Inep noti­fi­ca que uma questão foi anu­la­da na pro­va de ciên­cias da natureza. Como a questão não será con­sid­er­a­da para o cál­cu­lo da profi­ciên­cia dos par­tic­i­pantes, o número do item can­ce­la­do em cada um dos cader­nos de provas é no verde a questão 124; no cin­za a questão 100; no azul a questão 129 e no amare­lo, a questão 102.

Acessibilidade

Os gabar­i­tos e os cader­nos de questões das provas adap­tadas para o leitor de tela livre tam­bém estão disponíveis.

Essa tec­nolo­gia de aces­si­bil­i­dade a defi­cientes visuais usa um soft­ware de tec­nolo­gia assis­ti­va (Non­Vi­su­al Desk­top Access (NVDA) ou desk­top de aces­so não visu­al), que lê todo o tex­to que estiv­er pre­sente na tela do com­puta­dor. Por meio de um sin­te­ti­zador, o pro­gra­ma trans­for­ma o tex­to em fala para pos­si­bil­i­tar a comu­ni­cação ao usuário com defi­ciên­cia.

Reaplicação

O pra­zo para que os inscritos do Enem 2024 que fal­taram a um ou aos dois dias de provas, por prob­le­mas logís­ti­cos ou por estarem infec­ta­dos por doenças pre­vis­tas no edi­tal do exame, peçam a reapli­cação das provas, ter­mi­na às 23h59 des­ta sex­ta-feira (15).

As novas provas estão agen­dadas para os dias 10 e 11 de dezem­bro. O Inep avisa que haverá ape­nas uma reapli­cação do Enem, em dois dias.

Os resul­ta­dos finais do maior exame do país para aces­so ao ensi­no supe­ri­or serão divul­ga­dos em 13 de janeiro de 2025.

Pé-de-Meia

Até o fim de novem­bro, o Inep apre­sen­tará a lista dos estu­dantes do ensi­no médio públi­co que rece­berão a parcela extra de R$ 200 do pro­gra­ma Pé-de-Meia, ref­er­ente à par­tic­i­pação nos dois dias de provas. O val­or será deposi­ta­do na con­ta poupança do estu­dante, aber­ta na Caixa Econômi­ca Fed­er­al, e será pago após a con­clusão do ensi­no médio.

Os par­tic­i­pantes do pro­gra­ma Pé-de-Meia, do Min­istério da Edu­cação, pud­er­am faz­er o Enem em 2024 gra­tuita­mente.

A edição deste ano foi real­iza­da em 1.753 municí­pios, em 10.776 locais de provas, em 149.724 salas.

Ao todo, o Enem teve 4.325.960 inscrições con­fir­madas. No primeiro dia do exame, o Inep reg­istrou 73,4% de can­didatos pre­sentes. No segun­do dia, 69,4% dos inscritos com­pare­ce­r­am aos locais de provas.

Enem

O Enem avalia o desem­pen­ho esco­lar dos estu­dantes ao tér­mi­no da edu­cação bási­ca. Ao lon­go de mais de duas décadas de existên­cia, o Enem se tornou a prin­ci­pal por­ta de entra­da para a edu­cação supe­ri­or no Brasil, por meio do Sis­tema de Seleção Unifi­ca­da (Sisu) e de ini­cia­ti­vas como o Pro­gra­ma Uni­ver­si­dade para Todos (ProUni).

Insti­tu­ições de ensi­no públi­cas e pri­vadas sele­cionam estu­dantes por meio do Enem. Os resul­ta­dos das provas são usa­dos como critério úni­co ou com­ple­men­tar dos proces­sos sele­tivos, além de servirem de parâmetro para aces­so a auxílios gov­er­na­men­tais, como o pro­por­ciona­do pelo Fun­do de Finan­cia­men­to Estu­dan­til (Fies).

Os resul­ta­dos indi­vid­u­ais do Enem tam­bém podem ser aproveita­dos nos proces­sos sele­tivos de insti­tu­ições por­tugue­sas com con­vênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acor­dos garan­tem aces­so facil­i­ta­do às notas dos estu­dantes brasileiros inter­es­sa­dos em cur­sar a edu­cação supe­ri­or em Por­tu­gal.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mais da metade dos estudantes não tem noções básicas de matemática

Esta é a primeira vez que Brasil participa do estudo Mar­i­ana Tokar­nia – Repórter da …