...
segunda-feira ,22 julho 2024
Home / Educação / Enem 2024: moradores do RS podem se inscrever até sexta-feira

Enem 2024: moradores do RS podem se inscrever até sexta-feira

Repro­dução: © Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Provas serão aplicadas em 3 e 10 de novembro nos estados e DF


Publicado em 20/06/2024 — 11:57 Por Daniella Almeida — Repórter da Agência Brasil — Brasília

ouvir:

As inscrições do Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) 2024 seguem aber­tas até esta sex­ta-feira (21) exclu­si­va­mente para os moradores do Rio Grande do Sul, dev­i­do a situ­ação de calami­dade públi­ca que atingiu o esta­do, em maio.

Des­de domin­go (16), as inscrições foram reaber­tas online e devem ser feitas por meio da Pági­na do Par­tic­i­pante, com o login úni­co no por­tal do gov­er­no fed­er­al do Gov.br. O par­tic­i­pante que esque­cer a sen­ha cadastra­da terá a opção de recu­perá-la no mes­mo site.

Além de se inscr­ev­er, os par­tic­i­pantes tam­bém podem solic­i­tar trata­men­to pelo nome social (se for o caso) e atendi­men­to espe­cial­iza­do, com recur­sos de aces­si­bil­i­dade às pes­soas com defi­ciên­cia (PcD).

No perío­do reg­u­lar de inscrição, que ter­mi­nou na sex­ta-feira (14), o Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep) reg­istrou mais de 259 mil inscrições de can­didatos do Rio Grande do Sul.

Isenção

Todos os moradores do Rio Grande do Sul têm dire­ito a faz­er a pro­va gra­tuita­mente, porque o gov­er­no fed­er­al isen­tou este públi­co do paga­men­to da taxa de inscrição de R$ 85, dev­i­do às enchentes.

Porém, o Min­istério da Edu­cação (MEC) e o Inep aler­tam que a isenção da taxa não garante a par­tic­i­pação no Enem 2024. Os moradores do Rio Grande do Sul inter­es­sa­dos devem faz­er a inscrição online para con­fir­mar a pre­sença nos dois dias de provas do exame.

Datas

As provas obje­ti­vas e a redação serão apli­cadas em todos os esta­dos e no Dis­tri­to Fed­er­al nos dois primeiros domin­gos de novem­bro, dias 3 e 10.

O Min­istério da Edu­cação, no entan­to, avalia a neces­si­dade de apli­cação das provas no Rio Grande do Sul em uma nova data.

edi­tal do Enem 2024 deter­mi­nou que, no primeiro dia de provas, serão apli­cadas as de lin­gua­gens, ciên­cias humanas e suas tec­nolo­gias, além da redação. E o par­tic­i­pante respon­derá a questões da pro­va de lín­gua estrangeira (inglês ou espan­hol) escol­hi­da na inscrição. A apli­cação terá 5 horas e 30 min­u­tos de duração.

No segun­do e últi­mo dia do Enem, serão apli­cadas as provas de ciên­cias da natureza e suas tec­nolo­gias e matemáti­ca. A apli­cação terá 5 horas de duração.

Enem

Cri­a­do em 1998, o Enem avalia o nív­el de con­hec­i­men­to dos estu­dantes no fim do ter­ceiro ano do ensi­no médio, que cor­re­sponde ao fim da edu­cação bási­ca no Brasil.

O Enem é con­sid­er­a­do a prin­ci­pal for­ma de con­seguir uma vaga em uma insti­tu­ição de ensi­no supe­ri­or, como uni­ver­si­dades (públi­cas e pri­vadas), fac­ul­dades e insti­tu­tos fed­erais, por meio do Sis­tema de Seleção Unifi­ca­da (Sisu), de bol­sa de estu­do pelo Pro­gra­ma Uni­ver­si­dade para Todos (Prouni); ou de finan­cia­men­to da grad­u­ação pelo Fun­do de Finan­cia­men­to ao Estu­dante do Ensi­no Supe­ri­or (Fies).

Os resul­ta­dos indi­vid­u­ais do Enem de estu­dantes brasileiros tam­bém podem ser aproveita­dos nos proces­sos sele­tivos de insti­tu­ições de ensi­no supe­ri­or de Por­tu­gal, que pos­suem con­vênio com o Inep para aceitar as notas do exame.

Para mais infor­mações, acesse no por­tal do Inep, a pági­na com as per­gun­tas mais comuns sobre o Enem.

Edição: Maria Clau­dia

Você pode Gostar de:

Termina hoje prazo para inscrição no Enem

Repro­dução: © Rafa Neddermeyer/Agência Brasil Provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro …