...
segunda-feira ,17 março 2025
Home / Educação / Enem 2024: Ubes pede passe-livre a estudantes nos dois dias de provas

Enem 2024: Ubes pede passe-livre a estudantes nos dois dias de provas

Entidade quer garantir maior participação de estudantes de baixa renda

Daniel­la Almei­da — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 25/10/2024 — 18:23
Brasília
Brasília-DF, 12.11.2023, Candidatos chegam para fazer a segunda etapa da prova do Enem 2023, na UNIP em Brasília. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Repro­dução: © Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A União Brasileira dos Estu­dantes Secun­daris­tas (Ubes), que rep­re­sen­ta cer­ca de 40 mil­hões de estu­dantes do país, acio­nou os gov­er­nos estad­u­ais e do Dis­tri­to Fed­er­al, as prefeituras das cap­i­tais e respec­ti­vas sec­re­tarias de edu­cação e trans­porte munic­i­pais para solic­i­tar a gra­tu­idade no trans­porte públi­co para os estu­dantes nos dias de apli­cação das provas do Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) de 2024, em 3 e 10 de novem­bro.

Na edição 2024, o Enem con­ta com mais de 5,07 mil­hões de inscritos, sendo 4,3 mil­hões de con­fir­ma­dos, o maior índice de inscrições des­de 2020, quan­do hou­ve o reg­istro de 5,7 mil­hões de can­didatos.

O obje­ti­vo da nova edição da cam­pan­ha de passe-livre no Enem é garan­tir a par­tic­i­pação do maior número pos­sív­el de jovens no exame, e sobre­tu­do, que estu­dantes de baixa ren­da não deix­em de chegar aos locais de pro­va por fal­ta de condições finan­ceiras.

“O aces­so ao passe-livre não é ape­nas uma questão de trans­porte, é uma questão de justiça social e equidade”, desta­ca a cam­pan­ha da Ubes pelo passe-livre no Enem.

Em rede social, a Ubes con­tabi­liza que, no ano pas­sa­do, mais de 1 mil­hão de estu­dantes usufruíram do bene­fí­cio do passe-livre nos dois dias de apli­cação do exame.

Carta aos gestores

A últi­ma edição do Enem con­tou com mais de 3,9 mil­hões de inscritos, e teve uma taxa de abstenção de 32% nos dois dias de provas. A Ubes desta­ca no ofí­cio envi­a­do aos gestores que muitas ausên­cias foram cau­sadas por difi­cul­dades socioe­conômi­cas diver­sas, sendo uma das prin­ci­pais o deslo­ca­men­to.

À reportagem da Agên­cia Brasil, o pres­i­dente da Ubes, Hugo Sil­va, reforçou que o Enem é a prin­ci­pal por­ta de entra­da para o ensi­no supe­ri­or no Brasil.

“Não podemos aceitar que essa por­ta fique aber­ta para uns e fecha­da para out­ros. Ao olhar os dados, vimos que 48% dos estu­dantes que se inscrevem não vão faz­er a pro­va no dia por con­ta de difi­cul­dades finan­ceiras, como ali­men­tação e pas­sagem”.

Transportes

No municí­pio de São Paulo, des­de dezem­bro de 2023 os ônibus fun­cionam com passe livre aos domin­gos, entre 0h e 23h59. Para usar o bene­fí­cio, os pas­sageiros devem usar o bil­hete úni­co de mobil­i­dade na cidade.

No Dis­tri­to Fed­er­al, a Sec­re­taria de Trans­porte e Mobil­i­dade dis­tri­tal infor­mou que não haverá passe livre estu­dan­til nas datas do Enem, mas, haverá reforço no trans­porte públi­co cole­ti­vo do DF nas lin­has que ten­ham locais de apli­cação do Enem em seu per­cur­so.

A Semob/DF apon­tou que, neste ano, a Uni­ver­si­dade de Brasília (UnB) será local de provas para quase 4 mil can­didatos e, por isso, a lin­ha que liga a rodoviária do Plano Pilo­to ao cam­pus terá par­tidas duas horas antes do iní­cio das provas e no horário de tér­mi­no reg­u­lar das provas, às 19h deste domin­go. Sobre o metrô do Dis­tri­to Fed­er­al, até o dia da pro­va será divul­ga­do o horário espe­cial de fun­ciona­men­to de embar­que e desem­bar­que em todas as estações.

Já a prefeitu­ra da cap­i­tal potiguar Natal divul­gou nes­ta quin­ta-feira (24) o Decre­to 13.222/2024 que garante a gra­tu­idade no trans­porte cole­ti­vo urbano para os estu­dantes inscritos no Enem 2024. A medi­da será vál­i­da nos dias 3 e 10 de novem­bro de 2024, de 0h às 23h59.

Brasília (DF), 25/10/2024 - Arte para a matéria O que levar para o Enem 2024. Arte/Agência Brasil
Reprodução: Arte/Agência Brasil

Provas

Em dois dias, os par­tic­i­pantes do Enem farão provas de qua­tro áreas de con­hec­i­men­to, que ao todo somam 180 questões obje­ti­vas.

Em 3 de novem­bro, as provas são de: 45 questões de lin­gua­gens (lín­gua por­tugue­sa, lit­er­atu­ra, lín­gua estrangeira – inglês ou espan­hol, artes, edu­cação físi­ca e tec­nolo­gias da infor­mação e comu­ni­cação); mais 45 questões de ciên­cias humanas (história, geografia, filosofia e soci­olo­gia). Os par­tic­i­pantes tam­bém devem redi­gir uma redação de 30 lin­has.

Brasília (DF), 25/10/2024 - Arte para a matéria Provas do primeiro dia do Enem 2024. Arte/Agência Brasil
 Reprodução:  Arte/Agência Brasil

Em 10 de novem­bro, as 90 questões obje­ti­vas estão divi­di­das em 45 itens de ciên­cias da natureza (quími­ca, físi­ca e biolo­gia) e matemáti­ca

Brasília (DF), 25/10/2024 - Arte para a matéria Provas do segundo dia do Enem 2024. Arte/Agência Brasil
Reprodução: Arte/Agência Brasil

Enem

Insti­tuí­do em 1998, o Exame Nacional do Ensi­no Médio avalia o desem­pen­ho esco­lar dos estu­dantes ao tér­mi­no do ensi­no médio. Os par­tic­i­pantes que ain­da não con­cluíram o ensi­no médio podem par­tic­i­par como treineiros e os resul­ta­dos obti­dos no exame servem somente para autoavali­ação de con­hec­i­men­tos.

As notas do Enem podem ser usadas em proces­sos sele­tivos coor­de­na­dos pelo Min­istério da Edu­cação (MEC), como Sis­tema de Seleção Unifi­ca­da (Sisu), o Pro­gra­ma Uni­ver­si­dade para Todos (ProUni) e o Fun­do de Finan­cia­men­to ao Estu­dante do Ensi­no Supe­ri­or (Fies) do gov­er­no fed­er­al.

O desem­pen­ho no Enem tam­bém é con­sid­er­a­do para ingres­so em insti­tu­ições de edu­cação supe­ri­or de Por­tu­gal que têm acor­do com o Inep. Os acor­dos garan­tem aces­so facil­i­ta­do às notas dos estu­dantes brasileiros inter­es­sa­dos em cur­sar a edu­cação supe­ri­or naque­le país.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Inscrições para a Olimpíada de Matemática vão até segunda-feira

Alunos de escolas públicas e privadas podem participar da competição Mar­i­ana Tokar­nia — Repórter da …