...
quinta-feira ,12 dezembro 2024
Home / Educação / Enem começa a ser aplicado amanhã em todo o país

Enem começa a ser aplicado amanhã em todo o país

Repro­dução: © Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Mulheres representam 61,6% dos candidatos inscritos


Pub­li­ca­do em 20/11/2021 — 09:13 Por Mar­i­ana Tokar­nia — Repórter da Agên­cia Brasil  — Rio de Janeiro

O Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) 2021 começa a ser apli­ca­do aman­hã (21) em todo o país nas modal­i­dades impres­sa e dig­i­tal. Tan­to as provas quan­to o tema da redação serão iguais nas duas modal­i­dades. Ao todo, 3,1 mil­hões de can­didatos farão o exame. 

O Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep), respon­sáv­el pela real­iza­ção das provas, divul­gou nes­ta sem­ana os números ofi­ci­ais do exame, que é a prin­ci­pal for­ma de ingres­so no ensi­no supe­ri­or públi­co, pelo Sis­tema de Seleção Unifi­ca­da (Sisu), de obtenção de bol­sas por meio do Pro­gra­ma Uni­ver­si­dade para Todos (ProUni) e de par­tic­i­pação no Fun­do de Finan­cia­men­to Estu­dan­til (Fies).

Ao todo, 3.109.762 de can­didatos farão o Enem impres­so e 68.891, o Enem dig­i­tal. A maio­r­ia está nos esta­dos de São Paulo (470.809), Minas Gerais (300.868) e Bahia (239.101). As mul­heres rep­re­sen­tam 61,6% dos can­didatos e as pes­soas negras, soma de pre­tos e par­dos, 54% dos inscritos.

O Enem impres­so será real­iza­do em 11.074 locais de pro­va em 1.747 municí­pios. Nes­sa modal­i­dade, são mais de 460 mil pes­soas envolvi­das na apli­cação do exame, entre coor­de­nadores estad­u­ais, munic­i­pais, apli­cadores, cor­re­tores de redação e super­vi­sores. Quase 50 mil pes­soas atu­am ape­nas no trans­porte, segu­rança e dis­tribuição das provas. Out­ros mais de 20 mil profis­sion­ais dos Cor­reios tam­bém fazem parte da oper­ação.

Já o Enem dig­i­tal envolve mais de 17 mil pes­soas na real­iza­ção das provas. O exame nesse for­ma­to será apli­ca­do em 831 locais de pro­va em 99 municí­pios.

Este será o segun­do Enem apli­ca­do neste ano, já que as provas de 2020 foram adi­adas por causa da pan­demia e acabaram sendo apli­cadas em janeiro e fevereiro.

O que é preciso saber

Assim como a edição de 2020, o Enem 2021 terá regras espe­ci­ais dev­i­do à da pan­demia. O uso de más­cara facial será obri­gatório nos locais de apli­cação. Par­tic­i­pantes que estiverem com covid-19 ou com out­ras doenças infec­to­con­ta­giosas não devem com­pare­cer ao exame e podem solic­i­tar a reapli­cação. O des­cumpri­men­to das regras poderá levar à elim­i­nação do can­dida­to.

No dia da pro­va, além da más­cara de pro­teção facial, é obri­gatório levar doc­u­men­to de iden­ti­fi­cação orig­i­nal, com foto. Não são aceitos doc­u­men­tos dig­i­tais. Entre as iden­ti­fi­cações aceitas estão a Carteira de Iden­ti­dade (CNH), o pas­s­aporte e a Carteira de Tra­bal­ho emi­ti­da após 27 de janeiro de 1997.

Out­ro item obri­gatório é a cane­ta esfer­o­grá­fi­ca de tin­ta pre­ta fab­ri­ca­da em mate­r­i­al trans­par­ente. Ela é necessária para preencher o cartão de respostas no Enem impres­so e para escr­ev­er a redação tan­to no Enem impres­so quan­to no Enem dig­i­tal. É recomen­da­do ain­da que os par­tic­i­pantes lev­em lanche e água, já que a pro­va tem uma duração lon­ga.

É recomen­da­do tam­bém que se leve no dia do exame o Cartão de Con­fir­mação da Inscrição. Nele está, entre out­ras infor­mações, o local de pro­va. O cartão pode ser aces­sa­do na Pági­na do Par­tic­i­pante.

Caso neces­sitem com­pro­var que par­tic­i­param do exame, os estu­dantes podem, tam­bém, na Pági­na do Par­tic­i­pante, imprim­ir a Declar­ação de Com­parec­i­men­to para cada dia de pro­va, infor­man­do o CPF e a sen­ha. A declar­ação deve ser apre­sen­ta­da ao apli­cador na por­ta da sala em cada um dos dias. Ela serve, por exem­p­lo, para jus­ti­ficar a fal­ta ao tra­bal­ho.

Primeiro dia de prova

No primeiro dia do Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) 2021, no próx­i­mo domin­go (21), os can­didatos farão, além das provas obje­ti­vas de lin­gua­gens e ciên­cias humanas, a úni­ca pro­va sub­je­ti­va da avali­ação, a redação.

Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. Não é per­mi­ti­do entrar após o fechamen­to dos portões. As provas começam a ser apli­cadas às 13h30 e ter­mi­nam às 19h. O horário é o de Brasília. No próx­i­mo domin­go (28), os par­tic­i­pantes fazem as provas de matemáti­ca e ciên­cias da natureza.

Questões do Enem

Para tes­tar os con­hec­i­men­tos, os estu­dantes podem aces­sar gra­tuita­mente o Questões Enem, um ban­co que reúne todas as questões do Enem de 2009 a 2020. No sis­tema, é pos­sív­el escol­her quais áreas do con­hec­i­men­to se quer estu­dar. O ban­co sele­ciona as questões de maneira aleatória.

Edição: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Encontro em Natal discute modelo de educação que não reprove estudante

Desafio foi lançado por representante do Unicef Lety­cia Bond — Envi­a­da Espe­cial Pub­li­ca­do em 11/12/2024 …