...
quinta-feira ,28 março 2024
Home / Educação / Enem digital tem 68,1% de abstenção

Enem digital tem 68,1% de abstenção

Rio de Janeiro - Candidatos participam da primeira aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) Digital, na UniCarioca. (Fernando Frazão/Agência Brasil)
© Fer­nan­do Frazão/Agência Bra­sil (Repro­du­ção)

Segundo Inep, 34.590 candidatos fizeram as provas


Publi­ca­do em 31/01/2021 — 21:50 Por Mari­a­na Tokar­nia — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Rio de Janei­ro

O pri­mei­ro dia de apli­ca­ção da ver­são digi­tal do Exa­me Naci­o­nal do Ensi­no Médio (Enem) regis­trou a ausên­cia de 68,1% dos 93 mil can­di­da­tos ins­cri­tos. De acor­do com o Ins­ti­tu­to Naci­o­nal de Estu­dos e Pes­qui­sas Edu­ca­ci­o­nais Aní­sio Tei­xei­ra (Inep), ao todo, 34.590 can­di­da­tos fize­ram as pro­vas.

O pre­si­den­te do Inep, Ale­xan­dre Lopes, atri­bui as fal­tas prin­ci­pal­men­te à pan­de­mia do novo coro­na­ví­rus. “O índi­ce de abs­ten­ção con­ti­nua alto, como tam­bém teve no Enem impres­so. A gen­te enten­de que isso é mui­to em fun­ção da pan­de­mia. Alguns locais estão em lock­down, as pes­so­as não saí­ram de suas casas para fazer as pro­vas”, diz. O Enem impres­so, fina­li­za­do no últi­mo domin­go (24), teve abs­ten­ção recor­de na his­tó­ria do exa­me. Mais da meta­de dos can­di­da­tos não com­pa­re­ceu.

Por con­ta da pan­de­mia, o Inep ado­tou uma série de medi­das de segu­ran­ça, como o uso obri­ga­tó­rio de más­ca­ras cobrin­do o nariz e a boca, a dis­po­ni­bi­li­za­ção de álco­ol em gel nos locais de pro­va e a ante­ci­pa­ção da aber­tu­ra dos por­tões, das 12h para as 11h30, no horá­rio de Bra­sí­lia. Can­di­da­tos com sin­to­mas da covid-19 ou de outra doen­ça infec­to­con­ta­gi­o­sa não deve­ri­am com­pa­re­cer ao local de pro­va. Esses can­di­da­tos terão direi­to a rea­pli­ca­ção do exa­me, nos dias 23 e 24 de feve­rei­ro.

Ao todo, até o momen­to, 174 par­ti­ci­pan­tes pedi­ram para par­ti­ci­par da rea­pli­ca­ção. Des­ses pedi­dos, 118 foram acei­tos pelo Inep. O pedi­do deve ser fei­to pela Pági­na do Par­ti­ci­pan­te. O pra­zo ain­da será defi­ni­do. Mais 70 can­di­da­tos foram eli­mi­na­dos por des­res­pei­ta­rem as regras do exa­me.

Segun­do Lopes, o exa­me mar­ca o iní­cio de mudan­ças não ape­nas no pró­prio Enem, que deve­rá se tor­nar 100% digi­tal até 2026, como nas demais ava­li­a­ções do Inep, que deve­rão tam­bém pas­sar a ser fei­tas no for­ma­to digi­tal. “Ago­ra em 2021 a gen­te fez uma gran­de mudan­ça, come­çan­do uma nova jor­na­da, que é o come­ço da digi­ta­li­za­ção das ava­li­a­ções e dos exa­mes fei­tos pelo Inep. O pri­mei­ro a ser esco­lhi­do foi jus­ta­men­te o Enem”, diz.

Atrasos na aplicação

Nes­te domin­go, par­ti­ci­pan­tes rela­ta­ram atra­sos no iní­cio da apli­ca­ção das pro­vas por pro­ble­mas téc­ni­cos ou mes­mo impe­di­men­to na rea­li­za­ção do exa­me. De acor­do com o dire­tor de Tec­no­lo­gia e Dis­se­mi­na­ção de Infor­ma­ções Edu­ca­ci­o­nais do Inep, Cami­lo Mus­si, isso ocor­reu por pro­ble­mas de um dos ser­vi­do­res na trans­mis­são das pro­vas para os com­pu­ta­do­res. Os exa­mes foram envi­a­dos nes­te domin­go, pela inter­net, pelas máqui­nas ante­ci­pa­da­men­te cadas­tra­das para o Enem.

A trans­mis­são atra­sou, de acor­do com o dire­tor, até as 1h30. “Gos­ta­ría­mos que todos tives­sem come­ça­do as pro­vas às 13h30. Não foi pos­sí­vel. Alguns par­ti­ci­pan­tes, pelo tem­po, foram embo­ra e terão direi­to à rea­pli­ca­ção”, diz.

O pre­si­den­te do Inep enfa­ti­za que aque­les que não con­se­gui­ram fazer a pro­va hoje pode­rão, caso dese­jem, fazer as pro­vas no pró­xi­mo domin­go (7) e pedir para fazer ape­nas o pri­mei­ro dia do exa­me na data da rea­pli­ca­ção. “Tive­mos alguns pro­ble­mas? Tive­mos, mas todo pro­ces­so novo, iné­di­to, está sujei­to a obs­tá­cu­los, empe­ci­lhos”, diz.

Rio de Janeiro - Candidatos participam da primeira aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) Digital, na UniCarioca. (Fernando Frazão/Agência Brasil)
Apli­ca­ção do Enem Digi­tal teve medi­das de pre­ven­ção à covid-19, como dis­po­ni­bi­li­da­de de álco­ol em gel  — Fer­nan­do Frazão/Agência Bra­sil (Repro­du­ção)

Enem digital

Esta é a pri­mei­ra vez que o Enem é apli­ca­do no for­ma­to digi­tal, de for­ma pilo­to. As pro­vas come­ça­ram a ser apli­ca­das hoje, quan­do os par­ti­ci­pan­tes res­pon­de­ram as ques­tões de lin­gua­gens, ciên­ci­as huma­nas e fize­ram a reda­ção. No pró­xi­mo domin­go, resol­ve­rão as ques­tões de mate­má­ti­ca e ciên­ci­as da natu­re­za. As pro­vas serão dis­po­ni­bi­li­za­das ao final de cada dia de apli­ca­ção. Os cader­nos de pro­va do pri­mei­ro dia podem ser bai­xa­dos na pági­na do Inep.  Os gaba­ri­tos ofi­ci­ais serão dis­po­ni­bi­li­za­dos até o dia 10 de feve­rei­ro.

As notas pode­rão ser usa­das para con­cor­rer a vagas no ensi­no supe­ri­or e par­ti­ci­par de pro­gra­mas como o Sis­te­ma de Sele­ção Uni­fi­ca­da (Sisu), Pro­gra­ma Uni­ver­si­da­de para Todos (ProU­ni) e Fun­do de Finan­ci­a­men­to Estu­dan­til (Fies).

A ver­são impres­sa do Enem 2020 foi apli­ca­da nos dias 17 e 24 de janei­ro. Cer­ca de 2,5 milhões de estu­dan­tes fize­ram as pro­vas. O exa­me, tan­to o impres­so quan­to o digi­tal, foi sus­pen­so no esta­do do Ama­zo­nas e o impres­so foi sus­pen­so em Rolim de Mou­ra (RO) e em Espi­gão D’O­es­te (RO) devi­do aos impac­tos da pan­de­mia nes­sas loca­li­da­des. Esses estu­dan­tes pode­rão fazer as pro­vas tam­bém na rea­pli­ca­ção. Segun­do o Minis­té­rio da Edu­ca­ção, foram cer­ca de 20 ações judi­ci­ais, em todo o país, con­trá­ri­as à rea­li­za­ção do exa­me.

Edi­ção: Fábio Mas­sal­li

Você pode Gostar de:

Prouni: prazo para comprovar dados termina nesta terça-feira

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil Pré-selecionados devem confirmar dados informados no ato de inscrição. Publi­ca­do …