...
sábado ,25 janeiro 2025
Home / Educação / Enem: escritores e músicos comentam questões que citam suas obras

Enem: escritores e músicos comentam questões que citam suas obras

Repro­dução: © Arte/Agência Brasil

Próximo domingo serão as provas de matemática e ciências da natureza


Pub­li­ca­do em 07/11/2023 — 07:04 Por Mar­i­ana Tokar­nia – Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

Nas redes soci­ais, quem teve um tre­cho da própria obra trans­for­ma­do em questão do Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) 2023 neste domin­go (5) comen­tou a pro­va e até deu pal­pites de qual seria a respos­ta cer­ta. Entre as pub­li­cações que se destacaram nas redes, estão a do músi­co Cae­tano Veloso, dos escritores Ita­mar Vieira Vieira Junior e Jarid Arraes e da lid­er­ança indí­ge­na Txai Suruí.

Foi Paula Lav­i­gne, esposa de Cae­tano que gravou o músi­co anal­isan­do a pro­va. “Alô, tur­ma! Eu per­gun­tei a Cae­tano Veloso qual alter­na­ti­va é a cor­re­ta de uma questão que caiu no Enem 2023 e que usou tre­chos das músi­cas Ale­gria, Ale­gria e Anjos Tron­chos!”, disse no X.

 

06/11/2023, Enem: Escritores, lideranças e músicos comentam questões que citam suas obras. Foto: Enem

“Quan­do eu li, eu achei que são todas”, responde Cae­tano, acom­pan­hado pelas risadas de Lav­i­gne. Depois de anal­is­ar com mais cuida­do, o músi­co con­clui que a letra B e a letra D “são as mais apu­radas”.

A questão traz tre­chos de duas canções de Cae­tano, Ale­gria, Ale­gria e Anjos Tron­chos e per­gun­ta o que essas letras, que são de momen­tos históri­cos difer­entes, têm em comum. Para Cae­tano, elas têm a “per­cepção da pro­fusão de infor­mações ger­a­da pela tec­nolo­gia” ou a “bus­ca con­stante pela liber­dade de expressão indi­vid­ual”.

No Insta­gram, o escritor Ita­mar Vieira Junior tam­bém pub­li­cou o pal­pite para a questão que traz um tre­cho do livro Tor­to Ara­do. A pub­li­cação foi fei­ta em con­jun­to com o per­fil tor­toa­raders, comu­nidade na rede social ded­i­ca­da ao escritor.

“E aí, Ita­mar Vieira Jr? Acer­tarias?”

O pal­pite deix­a­do na pub­li­cação é a letra B, segui­do de uma expli­cação:

“A nar­rado­ra quer arar a ter­ra e falar. O ara­do tor­to, tron­cho está metaforizan­do a lin­guagem que ela não dis­põe e é sen­ti­da por ela como um ara­do vel­ho que dilac­era a ter­ra, assim como a sua lín­gua fora dilac­er­a­da, impedindo‑a de ter voz”.

06/11/2023, Enem: Escritores, lideranças e músicos comentam questões que citam suas obras. Foto: Enem

A escrito­ra Jarid Arraes tam­bém pub­li­cou a questão na qual aparece um tre­cho de Rede­moin­ho em Dia Quente no Insta­gram.

“Eu e meu livro Rede­moin­ho em Dia Quente no Enem! Em 2010, o Enem foi um dos cam­in­hos que peguei para mudar min­ha vida. É incrív­el me encon­trar no pre­sente entre essas pági­nas. E com min­ha lit­er­atu­ra. Que é nos­sa. Do nos­so sertão, do nos­so Cariri, do nos­so Ceará, do nos­so Brasil. Muito obri­ga­da!”, diz.

Foram os seguidores que deixaram os pal­pites nos comen­tários. A respos­ta que parece ger­ar mais con­sen­so é a letra A: “rev­e­lam as mar­cas da vio­lên­cia de raça e de gênero na con­strução da iden­ti­dade”.

O Enem tam­bém con­tou com tre­chos de Paulo Freire, de Con­ceição Evaris­to, de Car­oli­na Maria de Jesus, com uma tir­in­ha de Laerte, com imagem e descrição do espetácu­lo Gira do Grupo Cor­po, entre out­ros.

06/11/2023, Enem: Escritores, lideranças e músicos comentam questões que citam suas obras. Foto: Enem

A lid­er­ança indí­ge­na Txai Suruí comem­o­rou, no Insta­gram, a questão que cita tre­cho do dis­cur­so que pro­feriu na Con­fer­ên­cia das Nações Unidas sobre Mudança do Cli­ma de 2021 (COP26).

“Povos indí­ge­nas no ENEM!”, diz.

Duas questões são citadas na pub­li­cação, a primeira, traz um tre­cho do dis­cur­so de Txai: “O cli­ma está esquen­tan­do, os ani­mais estão desa­pare­cen­do, os rios estão mor­ren­do e nos­sas plan­tações não flo­rescem como no pas­sa­do. A Ter­ra está falan­do: ela nos diz que não temos mais tem­po”.

Já a segun­da, cita o primeiro grupo de rap indí­ge­na do Brasil, Brô Mc’s e abor­da a pro­dução cul­tur­al con­tem­porânea lig­a­da à real­i­dade dos povos orig­inários do país.

Gabarito oficial

Nesse domin­go (5), os can­didatos fiz­er­am as provas de lin­gua­gens, ciên­cias humanas e redação. No próx­i­mo dia 12, farão as provas de matemáti­ca e ciên­cias da natureza.

Os gabar­i­tos ofi­ci­ais serão pub­li­ca­dos pelo Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep) após o segun­do dia de exame, até o dia 24 de novem­bro.

No Canal Edu­cação, no pro­gra­ma Caiu no Enem, pro­fes­sores comen­taram as questões do Enem e fiz­er­am a cor­reção ao vivo. O pro­gra­ma está disponív­el online.

As notas das provas podem ser usadas para con­cor­rer a vagas no ensi­no supe­ri­or públi­co, pelo Sis­tema de Seleção Unifi­ca­da (Sisu); a bol­sas de estu­do em insti­tu­ições pri­vadas de ensi­no supe­ri­or, pelo Pro­gra­ma Uni­ver­si­dade para Todos (ProUni); e a finan­cia­men­tos do Fun­do de Finan­cia­men­to Estu­dan­til (Fies). O Enem tam­bém pode ser usa­do para estu­dar no exte­ri­or.

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

TCU suspende R$ 6 bilhões do Pé de Meia; MEC nega irregularidades

Programa atende cerca de 3,9 milhões de estudantes de ensino médio Pedro Rafael Vilela — …