...
sexta-feira ,14 março 2025
Home / Educação / Enem garante recursos de acessibilidade para candidatos

Enem garante recursos de acessibilidade para candidatos

Repro­dução: © Arte/Agência Brasil

Videoprova em Libras é um dos recursos oferecidos pelo Inep


Pub­li­ca­do em 16/10/2023 — 06:48 Por Sab­ri­na Craide — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O estu­dante Álvaro Ribeiro, de 21 anos, fez o Exame Nacional do Ensi­no Médio uti­lizan­do o recur­so de video­pro­va em Libras, a Lín­gua Brasileira de Sinais, em 2018 e em 2019. A primeira vez foi só para con­hecer a pro­va, e, na segun­da, ele con­seguiu a pon­tu­ação sufi­ciente para ingres­sar no cur­so de Gestão Públi­ca do Insti­tu­to Fed­er­al de Brasília (IFB), na cap­i­tal fed­er­al. 

Ape­sar de enten­der bem a Lín­gua Por­tugue­sa, o aluno, que tem defi­ciên­cia audi­ti­va e par­al­isia cere­bral, sente difi­cul­dade para com­preen­der algu­mas palavras e expressões. Para ele, a opor­tu­nidade de faz­er a pro­va em Libras, que dom­i­na, foi fun­da­men­tal para ingres­sar no ensi­no supe­ri­or.

“Para mim, é com­pli­ca­do enten­der o por­tuguês escrito, não são todas as palavras que enten­do. Se não tivesse a video­pro­va, iria me prej­u­dicar, seria uma bar­reira para eu enten­der as questões”, diz Ribeiro.

A video­pro­va do Enem em Libras é um recur­so ofer­e­ci­do pelo Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep) des­de 2017. Nela, as questões e as opções de respostas são apre­sen­tadas na Lín­gua Brasileira de Sinais por meio de um vídeo. Os edi­tais, as car­til­has e as cam­pan­has de comu­ni­cação do Enem tam­bém são disponi­bi­liza­dos em Libras.

O recur­so é impor­tante porque muitos sur­dos e defi­cientes audi­tivos têm a Libras como primeira lín­gua e o por­tuguês como segun­da, o que difi­cul­ta o entendi­men­to da pro­va no for­ma­to tradi­cional. Em 2023, 641 can­didatos ao Enem pedi­ram a apli­cação da video­pro­va em Libras e 718 can­didatos pedi­ram um tradu­tor-intér­prete em Libras. Segun­do o Inep, cer­ca de 61,5 mil alunos da edu­cação bási­ca têm algu­ma defi­ciên­cia rela­ciona­da à sur­dez no Brasil.

Além do recur­so da Libras para os estu­dantes sur­dos, o Inep ofer­ece out­ros tipos de atendi­men­to e recur­sos de aces­si­bil­i­dade no Enem. Nes­ta edição, o Inep aprovou 38.101 solic­i­tações de atendi­men­to espe­cial­iza­do e 70.411 pedi­dos de recur­sos de aces­si­bil­i­dade.

Entre os recur­sos mais pedi­dos pelos par­tic­i­pantes estão o auxílio para leitu­ra, com 10.721 solic­i­tações aprovadas, a cor­reção difer­en­ci­a­da, com 8.703, o auxílio para tran­scrição, com 7.507, e a sala de fácil aces­so, com 6.449 pedi­dos. Entre os atendi­men­tos espe­cial­iza­dos, as solic­i­tações de pes­soas com déficit de atenção alcançaram o maior número, com 13.686 pedi­dos aprova­dos, segui­do pelo número de inscritos com baixa visão, que totalizaram 6.504.

Out­ros recur­sos de aces­si­bil­i­dade ofer­e­ci­dos são auxílio para leitu­ra e para tran­scrição, leitu­ra labi­al, leitu­ra tátil e cartão-respos­ta ampli­a­do.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Inscrições para a Olimpíada de Matemática vão até segunda-feira

Alunos de escolas públicas e privadas podem participar da competição Mar­i­ana Tokar­nia — Repórter da …