...
terça-feira ,10 dezembro 2024
Home / Educação / Enem: ministério garante fornecimento de energia em escolas de SP

Enem: ministério garante fornecimento de energia em escolas de SP

Repro­dução: © Arte/Agência Brasil

Pelo menos 2,1 milhões de pessoas ficaram sem luz após temporal


Pub­li­ca­do em 04/11/2023 — 18:59 Por Paula Labois­sière – Repórter da Agên­cia Brasil  — Brasília

ouvir:

Após as fortes chu­vas que atin­gi­ram São Paulo nes­sa sex­ta-feira (3), afe­tan­do a rede elétri­ca, o Min­istério de Minas e Ener­gia (MME) garan­tiu que haverá fornec­i­men­to de ener­gia nos locais de real­iza­ção do Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) no esta­do. As provas ocor­rem aman­hã (5) e no próx­i­mo domin­go (12).  

Pelo menos 2,1 mil­hões de pes­soas ficaram sem ener­gia em São Paulo, segun­do lev­an­ta­men­to pre­lim­i­nar da con­ces­sionária Enel, que atende a cap­i­tal e mais 23 municí­pios do esta­do. Cer­ca de 600 mil usuários já tiver­am o serviço resta­b­ele­ci­do. Em entre­vista à impren­sa, a empre­sa infor­mou que, das 308 esco­las que estão sob a sua área de atu­ação e vão rece­ber o Enem, 84 tiver­am algum prob­le­ma de fornec­i­men­to de ener­gia elétri­ca. A con­ces­sionária apu­ra quan­tas seguem sem ener­gia.

Em nota, o min­istério infor­mou que, nos locais onde a rede não for resta­b­ele­ci­da por meio do sis­tema de dis­tribuição, as con­ces­sionárias dev­erão alo­car ger­adores para garan­tir o atendi­men­to no local de pro­va, sem com­pro­me­ti­men­to do dire­ito dos estu­dantes de par­tic­i­par do exame.

De acor­do com a pas­ta, todas as áreas afe­tadas pela que­da de ener­gia, incluin­do a região met­ro­pol­i­tana, foram iden­ti­fi­cadas e estão sendo mon­i­toradas. “Neste momen­to, o MME atua forte­mente jun­to às dis­tribuido­ras para reg­u­larizar o fornec­i­men­to de ener­gia com a maior bre­v­i­dade pos­sív­el. Cer­ca de 90% do serviço de dis­tribuição de ener­gia em São Paulo já fun­ciona nor­mal­mente.”

Sala de situação

Na man­hã deste sába­do (4), Alexan­dre Sil­veira deter­mi­nou a aber­tu­ra de uma sala de situ­ação para acom­pan­har o fornec­i­men­to de ener­gia elétri­ca em São Paulo. “Des­de o iní­cio do dia, o Min­istério de Minas e Ener­gia e a Agên­cia Nacional de Ener­gia Elétri­ca (Aneel) vêm tra­bal­han­do jun­to às con­ces­sionárias de dis­tribuição de ener­gia elétri­ca do esta­do, bus­can­do iden­ti­ficar as situ­ações de fal­ta de fornec­i­men­to em decor­rên­cia das fortes chu­vas de ontem.”

A pas­ta desta­cou que já havia solic­i­ta­do que todas as dis­tribuido­ras orga­ni­zassem planos de con­tingên­cia para a garan­tia do fornec­i­men­to de ener­gia elétri­ca nas datas de real­iza­ção do Enem 2023, bus­can­do reforçar equipes de plan­tão e sus­pender ativi­dades que pudessem com­pro­m­e­ter ou colo­car o atendi­men­to em risco.

Mortes

Seis pes­soas mor­reram no esta­do em decor­rên­cia dos tem­po­rais. A veloci­dade dos ven­tos, segun­do a Defe­sa Civ­il estad­ual, chegou a 151 quilômet­ros por hora (km/h) em San­tos, con­forme dados da admin­is­tração por­tuária. Na cap­i­tal paulista, as rajadas alcançaram 103,7 km/h, recorde dos últi­mos cin­co anos.

Qua­tro pes­soas mor­reram por con­ta da que­da de árvores, sendo uma em Osas­co, uma em Suzano, municí­pios da Grande São Paulo; e duas na zona leste da cap­i­tal paulista. Tam­bém hou­ve óbito em Limeira, por desaba­men­to de um muro, e em San­to André, dev­i­do à que­da da parede de um pré­dio.

Edição: Cami­la Maciel

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mais da metade dos estudantes não tem noções básicas de matemática

Esta é a primeira vez que Brasil participa do estudo Mar­i­ana Tokar­nia – Repórter da …