...
quarta-feira ,17 abril 2024
Home / Educação / Enem oferece atendimento especializado a mais de 35 mil candidatos

Enem oferece atendimento especializado a mais de 35 mil candidatos

Repro­du­ção: © Mar­ce­lo Camargo/Agência Bra­sil

Maioria tem déficit de atenção, baixa visão e deficiência física


Publi­ca­do em 13/11/2022 — 17:13 Por Lud­mil­la Sou­za — Agên­cia Bra­sil — São Pau­lo

ouvir:

Nes­ta edi­ção do Exa­me Naci­o­nal do Ensi­no Médio (Enem), 35.974 par­ti­ci­pan­tes con­tam com aten­di­men­to espe­ci­a­li­za­do para a rea­li­za­ção do exa­me. A opção é des­ti­na­da a pes­so­as que se enqua­dram em algu­ma das 17 con­di­ções que dão direi­to a recur­sos de aces­si­bi­li­da­de para rea­li­zar as pro­vas. 

Des­se públi­co, os par­ti­ci­pan­tes com mai­or núme­ro de soli­ci­ta­ções são os que pos­su­em défi­cit de aten­ção (10.481). Em segui­da, estão os ins­cri­tos com bai­xa visão (5.570) e os defi­ci­en­tes físi­cos (4.573).

O exa­me é apli­ca­do pelo Ins­ti­tu­to Naci­o­nal de Estu­dos e Pes­qui­sas Edu­ca­ci­o­nais Aní­sio Tei­xei­ra (Inep) em dois domin­gos, hoje, 13, e em 20 de novem­bro, para mais de 3,3 milhões de pes­so­as. Des­sas, 3.331.566 farão a pro­va em papel e 65.066, em com­pu­ta­dor. No total, são 16 tipos de recur­sos de aces­si­bi­li­da­de dis­po­ní­veis para o exa­me impres­so e seis para o digi­tal.

Os aten­di­men­tos espe­ci­a­li­za­dos fazem par­te da Polí­ti­ca de Aces­si­bi­li­da­de e Inclu­são do Inep, ins­ti­tuí­da no ano 2000, com a ope­ra­ci­o­na­li­za­ção para par­ti­ci­pan­tes com defi­ci­ên­cia. Do ano 2000 para cá, foram imple­men­ta­dos pro­va em brai­le, pro­va ampli­a­da, auxí­lio para lei­tu­ra e trans­cri­ção, além de tra­du­tor e intér­pre­te em Lín­gua Bra­si­lei­ra de Sinais (Libras) — des­de 2013, o Ins­ti­tu­to tam­bém publi­ca os edi­tais do Enem em Libras.

Diver­sos outros recur­sos tam­bém foram incluí­dos no rol de aten­di­men­tos, ao lon­go do tem­po. Atu­al­men­te, é per­mi­ti­do uti­li­zar mate­ri­ais pró­pri­os, como máqui­na de escre­ver em brai­le, lâmi­na over­lay, regle­te, pun­ção, soro­bã ou cuba­rit­mo, cane­ta de pon­ta gros­sa, tipos­có­pio, assi­na­dor, ócu­los espe­ci­ais, lupa, tele­lu­pa, lumi­ná­ria, tábu­as de apoio, mul­ti­pla­no e pla­no incli­na­do. O par­ti­ci­pan­te tam­bém pode ser acom­pa­nha­do por cão-guia.

Edi­ção: Fer­nan­da Cruz

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Museu da Língua Portuguesa estreia feira mensal de troca de livros

Repro­du­ção: © Reprodução/Domínio Públi­co Objetivo do evento é estimular hábito da leitura entre os visitantes …