...
domingo ,21 julho 2024
Home / Educação / Enem será aplicado neste domingo em mais de 1,7 mil municípios

Enem será aplicado neste domingo em mais de 1,7 mil municípios

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil

Exame é a principal forma de ingresso no ensino superior público


Pub­li­ca­do em 12/11/2022 — 16:25 Por Mar­i­ana Tokar­nia — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

O Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) 2022 começa a ser apli­ca­do neste domin­go (13) em todo o país nas modal­i­dades impres­sa e dig­i­tal. Tan­to as provas quan­to o tema da redação serão iguais nas duas modal­i­dades. Ao todo, cer­ca de 3,4 mil­hões de can­didatos farão o exame.

O Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep), respon­sáv­el pela real­iza­ção das provas, divul­gou nes­ta sem­ana os números ofi­ci­ais do exame, que é a prin­ci­pal for­ma de ingres­so no ensi­no supe­ri­or públi­co, pelo Sis­tema de Seleção Unifi­ca­da (Sisu), de obtenção de bol­sas por meio do Pro­gra­ma Uni­ver­si­dade para Todos (Prouni) e de par­tic­i­pação no Fun­do de Finan­cia­men­to Estu­dan­til (Fies).

Ao todo, 3.331.566 can­didatos farão o Enem impres­so e 65.066, o dig­i­tal. A maio­r­ia está nos esta­dos de São Paulo (527.097),Minas Gerais (301.350) e Bahia (260.331). As mul­heres rep­re­sen­tam 61% dos can­didatos e as pes­soas negras, soma de pre­tos e par­dos, 54,8% dos inscritos.

O Enem será real­iza­do em 11.175 locais de pro­va em 1.747 municí­pios. Serão mais de 320,5 mil pes­soas envolvi­das na apli­cação do exame, entre coor­de­nadores estad­u­ais, munic­i­pais, apli­cadores e super­vi­sores.

No dia da pro­va, é obri­gatório levar doc­u­men­to de iden­ti­fi­cação orig­i­nal, com foto. Entre as iden­ti­fi­cações aceitas estão as carteiras de iden­ti­dade e de habil­i­tação (CNH), o pas­s­aporte e a carteira de tra­bal­ho emi­ti­da após 27 de janeiro de 1997.

A novi­dade des­ta edição é que serão aceitos os doc­u­men­tos dig­i­tais com foto do e‑Título, CNH dig­i­tal e RG dig­i­tal, que dev­erão ser apre­sen­ta­dos nos respec­tivos aplica­tivos ofi­ci­ais Não serão aceitas fotos da tela do celu­lar.

Out­ro item obri­gatório é a cane­ta esfer­o­grá­fi­ca de tin­ta pre­ta fab­ri­ca­da em mate­r­i­al trans­par­ente. Ela é necessária para preencher o cartão de respostas no Enem impres­so e para escr­ev­er a redação tan­to no Enem impres­so quan­to no dig­i­tal. A más­cara de pro­teção facial é obri­gatória, exce­to nos esta­dos ou municí­pios onde o uso do item em local fecha­do este­ja lib­er­a­do por decre­to ou ato admin­is­tra­ti­vo de igual poder reg­u­la­men­tar.

É recomen­da­do ain­da que os par­tic­i­pantes lev­em lanche e água, já que a pro­va tem duração lon­ga, e tam­bém que se leve o cartão de con­fir­mação da inscrição, no qual está, entre out­ras infor­mações, o local de pro­va. O cartão pode ser aces­sa­do na pági­na do par­tic­i­pante.

Caso neces­sitem com­pro­var que par­tic­i­param do exame, os estu­dantes podem, tam­bém, na pági­na do par­tic­i­pante, imprim­ir a declar­ação de com­parec­i­men­to para cada dia de pro­va, infor­man­do o CPF e a sen­ha. A declar­ação, que deve ser apre­sen­ta­da ao apli­cador na por­ta da sala em cada um dos dias., serve, por exem­p­lo, para jus­ti­ficar fal­ta ao tra­bal­ho.

Primeiro dia de prova

No primeiro dia do Enem, os can­didatos farão, além das provas obje­ti­vas de lin­gua­gens e ciên­cias humanas, a úni­ca pro­va sub­je­ti­va da avali­ação, a redação. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. Não é per­mi­ti­do entrar após o fechamen­to dos portões. As provas começam a ser apli­cadas às 13h30 e ter­mi­nam às 19h. O horário é o de Brasília.

No próx­i­mo domin­go (21), os par­tic­i­pantes fazem as provas de matemáti­ca e ciên­cias da natureza.

O exame sele­ciona estu­dantes para vagas do ensi­no supe­ri­or públi­cas, pelo Sisu, para bol­sas em insti­tu­ições pri­vadas, pelo Prouni, e serve de parâmetro para o Fies. Os resul­ta­dos tam­bém podem ser usa­dos para ingres­sar em insti­tu­ições de ensi­no por­tugue­sas que têm con­vênio com o Inep.

Para tes­tar os con­hec­i­men­tos, os estu­dantes podem aces­sar gra­tuita­mente o Questões Enem da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC), um ban­co que reúne questões de edições pas­sadas do exame. No sis­tema, é pos­sív­el escol­her quais áreas do con­hec­i­men­to se quer estu­dar. O ban­co sele­ciona as questões de maneira aleatória.

Edição: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Jornalista da TV Brasil Luciana Barreto é finalista do Prêmio Jabuti

Repro­dução: © Tânia Rêgo/Agência Brasil Tema do livro é o ódio nas redes sociais Publicado …