...
domingo ,14 julho 2024
Home / Educação / Enem tem hoje segundo dia de reaplicação de provas

Enem tem hoje segundo dia de reaplicação de provas

Estudantes de todo Brasil fazem o segundo dia de prova do Enem 2020 (Exame Nacional do Ensino Médio)
© Mar­cel­lo Casal jr/Agência Brasil (Repro­dução)

Resultados finais serão divulgados no dia 29 de março


Pub­li­ca­do em 24/02/2021 — 06:00 Por Mar­i­ana Tokar­nia — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

Hoje (24) é o segun­do dia de apli­cação do Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) para pes­soas pri­vadas de liber­dade, para can­didatos que tiver­am as provas can­ce­ladas por causa do agrava­men­to da pan­demia do novo coro­n­avírus, para aque­les que não pud­er­am faz­er o exame por estar com sin­tomas da covid-19 ou de out­ra doença infec­to­con­ta­giosa e para par­tic­i­pantes que foram prej­u­di­ca­dos por questões logís­ti­cas.

Nes­ta quar­ta-feira, os par­tic­i­pantes farão as provas de matemáti­ca e de ciên­cias da natureza e terão cin­co horas para resolver as questões, que são todas obje­ti­vas. Ontem (23), fiz­er­am as provas de redação, lin­gua­gens e ciên­cias humanas.

Ao todo, segun­do o Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep), 276 mil estão inscritos para esta apli­cação, que ocorre em 1.481 municí­pios brasileiros. Dess­es, 41.864 pes­soas farão o Exame Nacional do Ensi­no Médio para adul­tos pri­va­dos de liber­dade e jovens sob medi­da socioe­d­uca­ti­va que inclua pri­vação de liber­dade (Enem PPL). Mais 235 mil estavam inscritos no Enem reg­u­lar, porém pre­cis­arão refaz­er o exame, seja por terem tido sin­tomas de covid ou out­ras doenças, seja porque foram prej­u­di­ca­dos por questões logís­ti­cas, como fal­ta de luz no local de pro­va.

Tam­bém estão inscritos os 163.444 can­didatos do esta­do do Ama­zonas, os 969 par­tic­i­pantes do municí­pio de Espigão D’Oeste e os 2.863 de Rolim de Moura, ambos em Rondô­nia. Ness­es locais, o Enem reg­u­lar, tan­to impres­so quan­to dig­i­tal, foi can­ce­la­do por causa do agrava­men­to da pan­demia do novo coro­n­avírus.

A reapli­cação seguirá as mes­mas regras do Enem reg­u­lar. Os horários de apli­cação serão os mes­mos. Os portões abrem às 11h30, no horário de Brasília, e fecham às 13h. A recomen­dação é que os estu­dantes cheguem com ante­cedên­cia para evi­tar aglom­er­ações.

A lista do que é ou não per­mi­ti­do é tam­bém semel­hante à apli­cação reg­u­lar. Os par­tic­i­pantes dev­erão levar um doc­u­men­to ofi­cial com foto — não é per­mi­ti­da a apre­sen­tação de doc­u­men­to dig­i­tal -, cane­ta pre­ta de mate­r­i­al trans­par­ente e más­cara de pro­teção facial. Aque­les que estiverem sem más­cara serão impe­di­dos de faz­er o exame.

Os resul­ta­dos finais, tan­to do Enem dig­i­tal quan­to do Enem impres­so e da reapli­cação, serão divul­ga­dos no dia 29 de março.

As notas do Enem poderão ser usadas para ingres­sar no ensi­no supe­ri­or e para par­tic­i­par de pro­gra­mas como o Sis­tema de Seleção Unifi­ca­da (Sisu), Pro­gra­ma Uni­ver­si­dade para Todos (ProUni), e Fun­do de Finan­cia­men­to Estu­dan­til (Fies).

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Lula defende educação e lança programa Mais Ciência na Escola

Repro­dução: © Ricar­do Stuck­ert / PR Presidente e primeira-dama recebem medalha de ouro da Obmep …