...
sexta-feira ,29 março 2024
Home / Educação / Enem terá regras para evitar contágio pelo novo coronavírus

Enem terá regras para evitar contágio pelo novo coronavírus

logo_enem2020_abr_0

© Agên­cia Bra­sil (Repro­du­ção)

Descumprimento poderá levar à eliminação dos candidatos


Publi­ca­do em 11/01/2021 — 05:45 Por Mari­a­na Tokar­nia — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Rio de Janei­ro

Os par­ti­ci­pan­tes do Exa­me Naci­o­nal do Ensi­no Médio (Enem) 2020 devem estar aten­tos às regras para evi­tar o con­tá­gio pelo novo coro­na­ví­rus. As medi­das que devem ser ado­ta­das tan­to na apli­ca­ção do Enem impres­so quan­to do Enem digi­tal estão pre­vis­tas nos edi­tais dos exa­mes, e o des­cum­pri­men­to pode­rá levar inclu­si­ve à eli­mi­na­ção dos can­di­da­tos.

A más­ca­ra de pro­te­ção faci­al será item obri­ga­tó­rio nes­ta edi­ção do Enem. Além de pre­ci­sar apre­sen­tar um docu­men­to ofi­ci­al ori­gi­nal com foto e de ter uma cane­ta esfe­ro­grá­fi­ca de tin­ta pre­ta, fabri­ca­da em mate­ri­al trans­pa­ren­te, quem não esti­ver de más­ca­ra não pode­rá fazer a pro­va.

Den­tro de sala, os estu­dan­tes deve­rão per­ma­ne­cer com a más­ca­ra duran­te toda a rea­li­za­ção do exa­me. O edi­tal pre­vê que a más­ca­ra deve ser usa­da da manei­ra cor­re­ta, cobrin­do o nariz e a boca. Caso isso não seja fei­to, o par­ti­ci­pan­te será eli­mi­na­do. Os can­di­da­tos pode­rão levar más­ca­ras para tro­car duran­te a apli­ca­ção, seguin­do a reco­men­da­ção de espe­ci­a­lis­tas da área de saú­de.

O equi­pa­men­to de pro­te­ção pode­rá ser reti­ra­do ape­nas para a iden­ti­fi­ca­ção dos par­ti­ci­pan­tes, para comer e beber. Toda vez que reti­ra­rem a más­ca­ra, os par­ti­ci­pan­tes não devem tocar na par­te fron­tal dela, e devem, em segui­da, higi­e­ni­zar as mãos com álco­ol em gel pró­prio ou for­ne­ci­do pelo apli­ca­dor. As mãos devem ser higi­e­ni­za­das tam­bém quan­do os par­ti­ci­pan­tes forem ao banhei­ro e no decor­rer do exa­me.

Outra regra é o dis­tan­ci­a­men­to soci­al. As salas, de acor­do com o Ins­ti­tu­to Naci­o­nal de Estu­dos e Pes­qui­sas Edu­ca­ci­o­nais Aní­sio Tei­xei­ra (Inep), esta­rão dis­pos­tas de for­ma a asse­gu­rar a dis­tân­cia entre os par­ti­ci­pan­tes.

Quem for diag­nos­ti­ca­do com covid-19 ou apre­sen­tar sin­to­mas da doen­ça, ou de outra infec­to­con­ta­gi­o­sa até a rea­li­za­ção do exa­me deve comu­ni­car o Inep pela Pági­na do Par­ti­ci­pan­te e pelo tele­fo­ne 0800 616161. Esses can­di­da­tos terão direi­to de par­ti­ci­par da rea­pli­ca­ção do Enem nos dias 23 e 24 de feve­rei­ro.

Pandemia

A rea­li­za­ção das pro­vas em um momen­to de aumen­to de dos casos e das mor­tes por covid-19 em todo o país pre­o­cu­pa pro­fes­so­res, estu­dan­tes, auto­ri­da­des e espe­ci­a­lis­tas. “É um ris­co gran­de mobi­li­zar milhões de pes­so­as em um momen­to des­ses”, diz o pro­fes­sor titu­lar de epi­de­mi­o­lo­gia da Uni­ver­si­da­de Fede­ral do Rio de Janei­ro, Rober­to Medro­nho. Em todo o país, cer­ca de 5,8 milhões de estu­dan­tes estão ins­cri­tos para fazer o Enem, de acor­do com o Inep.

Segun­do Medro­nho, as medi­das anun­ci­a­das aju­dam a con­tro­lar a trans­mis­são, mas não há um cená­rio com­ple­ta­men­te segu­ro. “Garan­tia não há. O ide­al é sus­pen­der o exa­me. Mas, pos­so dizer que vai mini­mi­zar de for­ma razoá­vel o ris­co”, diz.

De acor­do com Medro­nho, os par­ti­ci­pan­tes podem tam­bém se pro­te­ger evi­tan­do aglo­me­ra­ções nos por­tões do local exa­me, man­ten­do um dis­tan­ci­a­men­to de pelo menos 1,5 metro das pes­so­as ao redor, mes­mo antes de entrar na pro­va. Devem tam­bém, mes­mo que não seja obri­ga­tó­rio, levar más­ca­ras para tro­car ao lon­go do exa­me. “Reco­men­do que levem duas más­ca­ras e que na meta­de da pro­va tro­que pela más­ca­ra nova. Com isso, esta­rão pro­te­gen­do a si mes­mos e pro­te­gen­do os cole­gas”, ori­en­ta.

Pedidos de adiamento

Com o agra­va­men­to da pan­de­mia, sur­giu nas redes soci­ais um novo movi­men­to pedin­do o adi­a­men­to do Enem. O Bra­sil bateu a mar­ca de 200 mil pes­so­as mor­tas pela covid-19. O núme­ro diá­rio de óbi­tos ultra­pas­sou a mar­ca de 1 mil por dia.

Na sex­ta-fei­ra (8), a Defen­so­ria Públi­ca da União apre­sen­tou novo pedi­do de tute­la de urgên­cia para o adi­a­men­to das pro­vas do Enem. As pro­vas, de acor­do com o pedi­do, devem ser adi­a­das “até que pos­sa ser fei­to de manei­ra segu­ra, ou ao menos enquan­to a situ­a­ção não este­ja tão peri­cli­tan­te quan­to ago­ra”.

Mais de 40 enti­da­des cien­tí­fi­cas, entre elas a Soci­e­da­de Bra­si­lei­ra para o Pro­gres­so da Ciên­cia (SBPC), Asso­ci­a­ção Naci­o­nal de Pós-Gra­du­a­ção e Pes­qui­sa em Edu­ca­ção (Anped) e Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra de Saú­de Cole­ti­va (Abras­co), assi­na­ram nota con­jun­ta pedin­do tam­bém o adi­a­men­to das pro­vas. “É neces­sá­rio adi­ar o Enem e é urgen­te que secre­ta­ri­as esta­du­ais de Edu­ca­ção coor­de­nem pla­ne­ja­men­tos para garan­tir as con­di­ções peda­gó­gi­cas e sani­tá­ri­as para que todos os estu­dan­tes par­ti­ci­pem do Enem. Esse exa­me exis­te para inci­dir na redu­ção das desi­gual­da­des do aces­so ao ensi­no supe­ri­or e não pode ser­vir para ampli­ar desi­gual­da­des ou, o que é ina­cei­tá­vel, se tor­nar espa­ço vetor de uma pan­de­mia”, diz a nota.

Inep

Inep deci­diu man­ter o exa­me, para garan­tir que os estu­dan­tes tenham aces­so ao ensi­no supe­ri­or e pos­sam con­ti­nu­ar a for­ma­ção. Em entre­vis­ta à Agên­cia Bra­sil, o pre­si­den­te do Inep, Ale­xan­dre Lopes, afir­mou que a autar­quia pre­pa­rou-se para fazer o exa­me em um con­tex­to de pan­de­mia. “Temos a segu­ran­ça [de] que a pro­va deve ser fei­ta e que as con­di­ções de apli­ca­ção são ade­qua­das, são as que pre­ci­sam ser toma­das.”

O Enem 2020 será apli­ca­do na ver­são impres­sa nos dias 17 e 24 de janei­ro e, na ver­são digi­tal, nos dias 31 de janei­ro e 7 de feve­rei­ro.

infografico_medidas_de_seguranca_enem

Info­grá­fi­co medi­das de segu­ran­ça Enem — Arte/EBC (Repro­du­ção)

Edi­ção: Gra­ça Adju­to

Agên­cia Bra­sil / EBC


Você pode Gostar de:

Prouni: prazo para comprovar dados termina nesta terça-feira

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil Pré-selecionados devem confirmar dados informados no ato de inscrição. Publi­ca­do …