...
segunda-feira ,17 março 2025
Home / Noticias / Entenda como vai funcionar a nova caixa postal digital e personalizada

Entenda como vai funcionar a nova caixa postal digital e personalizada

Gov.Br contabiliza cerca de 164 milhões de usuários cadastrados

Daniel­la Almei­da — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 01/02/2025 — 17:42
Brasília
Brasília (DF), 31/01/2025 - Rogério Mascarenhas, Secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, fala sobre o lançamento da nova caixa postal do GOV.BR. Foto: José Cruz/Agência Brasil
Repro­dução: © José Cruz/Agência Brasil

Os usuários do por­tal de serviços dig­i­tais do gov­er­no fed­er­al Gov.br terão uma caixa postal indi­vid­ual den­tro da platafor­ma para rece­berem comu­ni­ca­dos dire­ta­mente de órgãos públi­cos fed­erais.

A nova fer­ra­men­ta é gra­tui­ta e foi desen­volvi­da pelo Min­istério da Gestão e da Ino­vação em Serviços Públi­cos (MGI). A caixa postal será auto­mati­ca­mente cri­a­da den­tro da área pes­soal de todos os cidadãos já cadastra­dos na platafor­ma Gov.br. O usuário não pre­cis­ará faz­er nada para ter aces­so às men­sagens.

O secretário de Gov­er­no Dig­i­tal do Min­istério da Gestão e da Ino­vação nos Serviços Públi­cos (MGI), Rogério Mas­caren­has, comen­tou que a comu­ni­cação será per­son­al­iza­da para cada cidadão, com con­teú­do de inter­esse dire­to de cada pes­soa.

“Quan­do falam­os de gov­er­no dig­i­tal, a impressão que quer­e­mos dar ao cidadão que se rela­ciona com o gov­er­no é que ele tem um gov­er­no só para ele. Isto porque chegare­mos a um nív­el de cus­tomiza­ção dos serviços olhan­do exata­mente para este momen­to de vida dele.”

Canal unificado e seguro

Pela nova caixa postal do Gov.br, os órgãos públi­cos poderão encam­in­har comu­ni­ca­dos dire­ta­mente à pes­soa com quem querem falar e por meio de ape­nas um canal unifi­ca­do do próprio gov­er­no fed­er­al.

O MGI desta­ca que a caixa postal tem out­ra van­tagem que é a garan­tia de segu­rança ao usuário, que poderá ter con­fi­ança de que a men­sagem rece­bi­da não é fal­sa ou uma ten­ta­ti­va de fraude.

“À medi­da que o cidadão entra na fer­ra­men­ta GOV.BR, aut­en­ti­ca­da por ele, per­mi­tirá inclu­sive, que infor­mações sejam checadas neste ambi­ente”, diz secretário de Gov­er­no Dig­i­tal do Min­istério da Gestão e da Ino­vação nos Serviços Públi­cos (MGI), Rogério Mas­caren­has.

Na out­ra pon­ta, a admin­is­tração públi­ca fed­er­al terá certeza de que não pas­sará infor­mações a poten­ci­ais frau­dadores ten­tan­do tirar van­tagem de serviços a que não têm dire­ito, porque as con­tas gov.br têm dup­lo fator de ver­i­fi­cação, como a bio­me­tria facial da carteira de motorista (CNH) e dados bancários (inter­net bank­ing ou ban­co cre­den­ci­a­do).

Universo

Atual­mente, o Gov.Br con­tabi­liza cer­ca de 164 mil­hões de usuários cadastra­dos e pos­si­bili­ta o aces­so a 4,5 mil serviços dig­i­tais.

A platafor­ma Gov.br pos­sui três níveis de segu­rança: bronze, pra­ta e ouro. Quan­to maior o nív­el da con­ta, maior a segu­rança da val­i­dação dos dados do usuário, o que pode pos­si­bil­i­tar aces­so a mais tipos de serviços e transações dig­i­tais pelo Gov.br. Do total de cidadãos brasileiros cadastra­dos, 94,8 mil­hões são usuários de pra­ta e ouro.

Somente os usuários com cadas­tro com selos de con­fi­a­bil­i­dade nív­el pra­ta e ouro poderão aces­sar a caixa postal da platafor­ma. O aces­so poderá ser aces­sa­do dire­ta­mente pelo aplica­ti­vo e pelo site Gov.br.

O MGI ori­en­ta o cidadão a baixar o aplica­ti­vo Gov.br e ati­var as noti­fi­cações no próprio smart­phone ou tablet.

Serviços

O Gov.Br pos­si­bili­ta o aces­so a 4,5 mil serviços dig­i­tais. Entre os serviços que podem ser comu­ni­ca­dos na nova caixa postal estão o pra­zo do alis­ta­men­to mil­i­tar obri­gatório ao cidadão de 18 anos do sexo mas­culi­no; cam­pan­ha de vaci­nação para pro­teção indi­vid­ual con­tra diver­sas doenças; paga­men­to de bene­fí­cios como o pro­gra­ma Bol­sa Família, Seguro Desem­prego, dire­ito à aposen­ta­do­ria por tem­po de con­tribuição, salário mater­nidade, etc.

O Min­istério da Gestão adiantou que a estreia da caixa postal do Gov.br deve ocor­rer no chama­men­to indi­vid­u­al­iza­do dos can­didatos aprova­dos do blo­co temáti­co 8, de nív­el médio do Con­cur­so Públi­co Nacional Unifi­ca­do (CPNU) e na con­vo­cação para os cur­sos de for­mação dos can­didatos de nove car­gos de nív­el supe­ri­or do cer­tame, a par­tir da próx­i­ma sem­ana, com dev­i­das ori­en­tações para os próx­i­mos pas­sos.

Além da nova fer­ra­men­ta, os can­didatos serão infor­ma­dos por out­ros canais ofi­ci­ais, como o Diário Ofi­cial da União (DOU) e a área do can­dida­to, no site do cer­tame.

Rogério Mas­caren­has expli­ca que as comu­ni­cações dos serviços do gov­er­no fed­er­al con­tin­uarão pelos canais habit­u­ais, mes­mo após a estreia da nova fer­ra­men­ta. “A ideia não é lim­i­tar, mas ter um canal mais seguro que a gente pos­sa faz­er a comu­ni­cação per­son­al­iza­da, à medi­da em que a gente vai autom­a­ti­zan­do o sis­tema e geran­do a infor­mação para que o usuário pos­sa con­fir­mar a veraci­dade da infor­mação rece­bi­da.”

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Apostas para a Dupla de Páscoa começam nesta segunda-feira

Prêmio está estimado em R$ 30 milhões Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 17/03/2025 — 07:44 Brasília …