...
quarta-feira ,28 fevereiro 2024
Home / Noticias / Entenda como vai funcionar cadastro reserva do Concurso Unificado

Entenda como vai funcionar cadastro reserva do Concurso Unificado

Repro­du­ção: © Arte.EBC

Aprovados na lista de espera também poderão ser convocados


Publi­ca­do em 08/02/2024 — 08:32 Por Ake­mi Nitaha­ra — Repór­ter da Radi­o­a­gên­cia Naci­o­nal  — Rio de Janei­ro

ouvir:

Qua­se 20 mil pes­so­as podem ser con­si­de­ra­das apro­va­das no Con­cur­so Naci­o­nal Uni­fi­ca­do (CNU), o Enem dos Con­cur­sos, já que os edi­tais pre­ve­em a for­ma­ção do cadas­tro reser­va com pelo menos o dobro do núme­ro de vagas dis­po­ní­veis. Os con­cur­so públi­cos, em geral, for­mam esse cadas­tro, além das vagas para pre­en­chi­men­to ime­di­a­to. O CNU ofe­re­ce 6.640 vagas em 21 órgãos fede­rais. 

Como o con­cur­so tem dura­ção de um ano, com pos­si­bi­li­da­de de ser pror­ro­ga­do por mais um, as pes­so­as que foram apro­va­das na lis­ta de espe­ra podem ser cha­ma­das, den­tro des­se perío­do, para ocu­par a vaga de alguém que tenha desis­ti­do ou que não foi apro­va­do na fase de cur­so de for­ma­ção ou pro­va de títu­los, por exem­plo. A homo­lo­ga­ção do resul­ta­do está pre­vis­ta para 30 de julho,

Quem ficar no cadas­tro reser­va tam­bém pode ser con­vo­ca­do em caso de auto­ri­za­ção de novas vagas para o órgão ou de apo­sen­ta­do­ria de pes­so­al. Outra situ­a­ção pre­vis­ta no CNU é a con­vo­ca­ção para vagas tem­po­rá­ri­as. Nes­se caso, o can­di­da­to vol­ta para a lis­ta de espe­ra por um car­go efe­ti­vo quan­do ter­mi­nar o ser­vi­ço por tem­po deter­mi­na­do.

Com esse for­ma­to iné­di­to, de con­cor­rer a vári­as vagas em dife­ren­tes órgãos, o cadas­tro reser­va tam­bém tem outro dife­ren­ci­al. A minis­tra de Ges­tão e Ino­va­ção em Ser­vi­ços Públi­cos, Ester Dweck, expli­ca que o ban­co de can­di­da­tos será for­ma­do por todos que não tenham sido apro­va­dos em sua pri­mei­ra opção de car­go, con­for­me ordem de pre­fe­rên­cia indi­ca­da na ins­cri­ção.

“A par­tir do momen­to que entrou em um car­go, se a pes­soa não obte­ve a pri­mei­ra opção, ela vai con­ti­nu­ar na lis­ta de espe­ra daque­les car­gos que estão aci­ma. Se ela entrou, por exem­plo, na ter­cei­ra opção que fez, ela con­ti­nua num cadas­tro reser­va da pri­mei­ra e da segun­da opçõesm, mas não fica mais no cadas­tro reser­va daque­las que esta­va abai­xo”.

Para ficar no cadas­tro reser­va, é pre­ci­so alcan­çar a pon­tu­a­ção míni­ma exi­gi­da nas pro­vas para cada car­go a que con­cor­re, com o cál­cu­lo das notas de acor­do com o des­cri­to no edi­tal.

As ins­cri­ções para o Con­cur­so Naci­o­nal Uni­fi­ca­do ter­mi­nam nes­ta sex­ta-fei­ra (9). A taxa é de R$ 60 para os car­gos de nível médio e de R$ 90 para os de nível supe­ri­or. Para fazer a ins­cri­ção, é pre­ci­so ter uma con­ta gov.br, que pode ser fei­ta por qual­quer pes­soa com CPF pelo apli­ca­ti­vo ou pelo site gov.br.

Todas as pro­vas serão apli­ca­das no dia 5 de maio, em dois tur­nos. As infor­ma­ções sobre o con­cur­so podem ser con­fe­ri­das no por­tal gov.br/concursonacional.

Edi­ção: Gra­ça Adju­to

LOGO AG BRASIL

 

Você pode Gostar de:

Mais de 1,5 mil organizações sociais vão elaborar sugestões ao G20

Repro­du­ção: © Fer­nan­do Frazão/Agência Bra­sil Grupo chamado de C20 preparará documento até junho Publi­ca­do em …