...
quinta-feira ,28 março 2024
Home / Noticias / Entenda de onde vem a tradição de dar doces no dia de Cosme e Damião

Entenda de onde vem a tradição de dar doces no dia de Cosme e Damião

Repro­du­ção: pt.wikipedia.org/

Santos católicos estão associados a orixás da umbanda e candomblé


Publi­ca­do em 27/09/2021 — 10:10 Por Bea­triz Albu­quer­que – Repór­ter da Radi­o­a­gên­cia Naci­o­nal — Bra­sí­lia

Quan­do fala­mos em São Cos­me e São Damião lem­bra­mos, na hora, da tra­di­ção de dis­tri­buir doces para as cri­an­ças no dia 27 de setem­bro. Na famí­lia da jor­na­lis­ta Ali­ne Mon­tei­ro, isso acon­te­ce há mui­tos anos. A mãe fez uma pro­mes­sa a esses san­tos pela saú­de dos filhos e, des­de então, ofe­re­ce gulo­sei­mas para os peque­nos no mês de setem­bro. A pro­mes­sa aca­bou e Ali­ne ain­da vai para rua dar con­ti­nui­da­de à tra­di­ção que a mãe come­çou anos atrás.

“Hoje em dia já não é mais a pro­mes­sa, mas a gen­te con­ti­nua a tra­di­ção. Acre­di­to que mais em agra­de­ci­men­to, à per­pe­tu­a­ção, à reper­cus­são da fé que con­ti­nua. E cla­ro, pedin­do mais e mais saú­de”, con­ta Ali­ne.

Mas você sabe como come­çou esse hábi­to? Ou até mes­mo quem foram esses san­tos para quem tan­tas pes­so­as fazem pro­mes­sas?

O pro­fes­sor Agnal­do Cuo­co Por­tu­gal, do Depar­ta­men­to de Filo­so­fia da Uni­ver­si­da­de de Bra­sí­lia (UnB), expli­cou que, na reli­gião cató­li­ca, Cos­me e Damião eram dois irmãos gême­os, con­si­de­ra­dos curan­dei­ros — médi­cos na comu­ni­da­de onde vivi­am.

Para o cato­li­cis­mo, não havia nenhu­ma liga­ção entre os irmãos e as cri­an­ças ou a dis­tri­bui­ção de doces. Essa prá­ti­ca veio da asso­ci­a­ção que os escra­vos fize­ram de Cos­me e Damião a ori­xás da umban­da e do can­dom­blé: os Ibe­jis, filhos gême­os de Xangô e Ian­sã.

O pro­fes­sor expli­cou que, como havia mui­ta repres­são na épo­ca da escra­vi­dão no Bra­sil aos cul­tos afri­ca­nos, os negros pre­ci­sa­vam ado­rar suas divin­da­des sem­pre asso­ci­an­do a algum san­to cató­li­co. E foi isso que acon­te­ceu com são Cos­me e são Damião.

“Naque­la épo­ca, os escra­vos afri­ca­nos não tinham a pos­si­bi­li­da­de de cul­tu­ar os seus ori­xás, as suas divin­da­des livre­men­te. Eles tinham que fazer essa asso­ci­a­ção com alguns san­tos cató­li­cos, pra não serem per­se­gui­dos. A tra­di­ção de dar doces tem a ver com esses dois ori­xás cri­an­ças que foram asso­ci­a­dos a Cos­me e Damião”, expli­ca o pro­fes­sor.

Agnal­do Cuo­co dis­se ain­da que mui­tas dos nos­sos cos­tu­mes hoje têm rela­ção com a reli­gião, que é um tra­ço mui­to mar­can­te no Bra­sil. Locais sagra­dos, fes­tas e tra­di­ções estão sem­pre mui­to liga­das a uma his­tó­ria reli­gi­o­sa.

“A reli­gião tem um papel de raiz, de fon­te de vári­os ele­men­tos da cul­tu­ra. Per­mi­te a você mar­car o dia, por exem­plo. Esse dia espe­ci­al, que está liga­do a tal coi­sa. Ou os luga­res, tal lugar é espe­ci­al, é um tem­plo, é uma cate­dral, é um ter­rei­ro, é uma casa de san­to. Então, a reli­gião está liga­da à cul­tu­ra de diver­sas manei­ras”, resu­me o pro­fes­sor.

Em 1969, a reli­gião cató­li­ca alte­rou o dia de são Cos­me e são Damião para o dia 26 de setem­bro para não cho­car com a data que se cele­bra são Vicen­te de Pau­la. Mas, pela tra­di­ção, a mai­o­ria das pes­so­as ain­da come­mo­ra no dia 27.

Edi­ção: Deni­se Gri­e­sin­ger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Brasília- DF 24-03-2024. Chiquinho Brazão deputado Federal. Foto Câmara dos Deputados.

Saiba quem são os suspeitos de mandar executar Marielle Franco

Repro­du­ção: © Repro­du­ção Mídi­as Socias/X Nomes dos três presos na operação constam da delação de …