...
sábado ,25 janeiro 2025
Home / Noticias / Entenda o que é trepanação, procedimento pelo qual Lula passou

Entenda o que é trepanação, procedimento pelo qual Lula passou

Após dor de cabeça, exame revelou hemorragia intracraniana

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 10/12/2024 — 16:10
Brasília
Brasília (DF), 31/10/2024 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião com ministros e governadores. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Repro­dução: © Val­ter Campanato/Agência Brasil

O pres­i­dente da Repúbli­ca, Luiz Iná­cio Lula da Sil­va, pas­sou por uma trepanação para drenar uma hemor­ra­gia intracra­ni­ana nes­ta segun­da-feira (10). O pro­ced­i­men­to foi con­se­quên­cia de um aci­dente domés­ti­co sofri­do pelo pres­i­dente em 19 de out­ubro, quan­do ele caiu no ban­heiro da residên­cia ofi­cial e bateu com a cabeça 

Entenda:

O que é trepanação?

São per­furações feitas no crânio. No caso do pres­i­dente, foram feitas entre duas lâmi­nas da meninge, seguidas da colo­cação de um dreno, por onde sai o sangue acu­mu­la­do após a hemor­ra­gia.

De acor­do com o médi­co do pres­i­dente, Rober­to Kalil, os orifí­cios feitos no crânio de Lula são pequenos e terão cica­triza­ção espon­tânea, sem neces­si­dade de inter­venção futu­ra.

Ini­cial­mente, o bole­tim médi­co do hos­pi­tal fala­va que o pres­i­dente pas­saria por uma cran­ioto­mia. Porém, os médi­cos esclare­ce­r­am que foi uma trepanação.

O que acon­te­ceu com o pres­i­dente?

Lula teve mal-estar semel­hante a um quadro gri­pal, acom­pan­hado por dores de cabeça, e então foi ao Hos­pi­tal Sírio-Libanês, em Brasília, na noite des­ta segun­da (9). Como teve uma que­da recente, pas­sou por uma ressonân­cia mag­néti­ca, que detec­tou uma hemor­ra­gia intracra­ni­ana de um hematoma decor­rente do aci­dente em 19 de out­ubro. O pres­i­dente foi trans­feri­do para a unidade do hos­pi­tal, em São Paulo, onde pas­sou pelo pro­ced­i­men­to cirúr­gi­co.

Kalil expli­ca que não hou­ve machu­ca­do no cére­bro, já que o hematoma esta­va local­iza­do entre o osso cra­nial e o cére­bro.

Des­ta for­ma, para evi­tar que o hematoma com­pri­ma o cére­bro, o pres­i­dente pas­sou pela trepanação na man­hã de hoje, no Hos­pi­tal Sírio-Libanês em São Paulo.

Qual o esta­do de saúde do pres­i­dente?

De acor­do com o médi­co, Lula reag­iu bem ao pro­ced­i­men­to, está lúci­do, acor­da­do, se ali­men­tan­do e se comu­ni­can­do bem e não teve qual­quer com­pro­me­ti­men­to cere­bral.

O pres­i­dente está acom­pan­hado da primeira-dama, Jan­ja da Sil­va, e, por pre­caução, ficará inter­na­do no Hos­pi­tal Sírio-Libanês, em São Paulo, por 48 horas.

A expec­ta­ti­va da equipe médi­ca, lid­er­a­da por Rober­to Kalil, é que Lula volte às ativi­dades na próx­i­ma sem­ana.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Cinema brasileiro celebra indicações de Ainda Estou aqui ao Oscar

Fernanda Montenegro diz que coração está em estado de graça Elaine Patri­cia Cruz* – Repórter …