...
quinta-feira ,7 dezembro 2023
Home / Noticias do Mundo / Entenda quais as regiões envolvidas na guerra no Oriente Médio

Entenda quais as regiões envolvidas na guerra no Oriente Médio

Repro­dução: © Reuters

Ataques do Hamas e respostas de Israel já fizeram milhares de mortos


Pub­li­ca­do em 10/10/2023 — 21:34 Por Luiz Clau­dio Fer­reira — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Os olhos do mun­do estão dire­ciona­dos para a região de Israel e da Palesti­na, onde ocorre o con­fli­to no Ori­ente Médio. As infor­mações que chegam ao Brasil apon­tam para cenários que estão a mais de 10 mil quilômet­ros de Brasília. 

Os ataques do grupo Hamas con­tra Israel, no últi­mo sába­do (7), e, depois, a con­traofen­si­va que atingiu os palesti­nos, fiz­er­am a vio­lên­cia escalar a um novo pata­mar. Os episó­dios acon­te­cem em uma região his­tori­ca­mente con­flagra­da entre ter­ritórios viz­in­hos.

Para enten­der o cenário geográ­fi­co, é necessário iden­ti­ficar que são con­sid­er­a­dos ter­ritórios palesti­nos a Cisjordâ­nia – com mais de 3 mil­hões de pes­soas em cer­ca de 5,9 mil quilômet­ros quadra­dos (km²), taman­ho equiv­a­lente ao do Dis­tri­to Fed­er­al, no Brasil – e Gaza – de 365 km² e mais de 2 mil­hões de pes­soas, com maio­r­ia de refu­gia­dos.

A Cisjordâ­nia fica entre Jerusalém (a 40 quilômet­ros de dis­tân­cia) e a Jordâ­nia (a cap­i­tal Amã está a 104 km). Já Gaza é um ter­ritório de 41 km de com­pri­men­to e entre 6 e 12 km de largu­ra, com uma den­si­dade pop­u­la­cional de 9 mil pes­soas por quilômetro quadra­do. Gaza tem uma fron­teira de 51 quilômet­ros com Israel, 7 quilômet­ros com o Egi­to e 40 quilômet­ros de cos­ta no Mar Mediter­râ­neo.

Mapa
Repro­dução: Arte: Agên­cia Brasil

Israel tem 9,3 mil­hões de pes­soas e é tam­bém ban­hado pelo Mediter­râ­neo. A cap­i­tal, Jerusalém, tem 857 mil habi­tantes e é a cidade mais pop­u­losa do país. Tel Aviv, que fica a 66 km de dis­tân­cia e é con­sid­er­a­da o cen­tro finan­ceiro, tem pop­u­lação de 457 mil pes­soas.

Segun­do as agên­cias inter­na­cionais, o grupo palesti­no Hamas dis­parou, a par­tir de Gaza, foguetes que causaram destru­ição em cidades israe­lens­es ao Norte de Jerusalém como Rehovot, Tel Aviv e Ged­era e, ao sul, como Ashkelon. Mais de mil pes­soas mor­reram. Entre as víti­mas, pelo menos 260 eram par­tic­i­pantes do fes­ti­val de músi­ca eletrôni­ca a cer­ca de 20 km de Gaza.

Israel, por sua vez, indi­cou ter mata­do 1,5 mil inte­grantes do Hamas em pelo menos oito difer­entes pon­tos. As forças israe­lens­es teri­am ata­ca­do inclu­sive a região por­tuária em Gaza. Além dis­so, os ataques israe­lens­es mataram pelo menos 830 civis, de acor­do com o Min­istério da Saúde de Gaza.

Edição: Marce­lo Brandão

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Ultradireitista Javier Milei vence as eleições argentinas

Repro­dução: © REUTERS/Agustin Mar­car­i­an Futuro presidente venceu disputa acirrada no segundo turno Pub­li­ca­do em 19/11/2023 …