...
quarta-feira ,13 novembro 2024
Home / Economia / Entidades do setor econômico repudiam invasões aos Três Poderes

Entidades do setor econômico repudiam invasões aos Três Poderes

Repro­dução: © ADRIANO MACHADO / Dire­itos reser­va­dos

CNC diz que confia na apuração e punição dos responsáveis


Pub­li­ca­do em 09/01/2023 — 08:01 Por Vitor Abdala — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

Enti­dades que rep­re­sen­tam indús­tria, comér­cio, serviços e setor bancário divul­gar­am notas em que repu­di­am as invasões às sedes dos Poderes Exec­u­ti­vo, Leg­isla­ti­vo e Judi­ciário ontem (8), em Brasília, por man­i­fes­tantes anti­democráti­cos. A Con­fed­er­ação Nacional do Comér­cio de Bens, Serviços e Tur­is­mo (CNC) afir­mou que tem com­pro­mis­so com os val­ores do Esta­do Democráti­co de Dire­ito.

“A con­fed­er­ação con­fia na apu­ração e punição dos respon­sáveis pelos crimes prat­i­ca­dos con­tra a decisão man­i­fes­ta­da nas urnas pela sociedade brasileira”, diz a nota divul­ga­da pela CNC.

A Con­fed­er­ação Nacional da Indús­tria (CNI) defend­eu punição exem­plar ao que clas­si­fi­cou como “atos ter­ror­is­tas”.

“O Brasil elegeu seu novo pres­i­dente da Repúbli­ca demo­c­ra­ti­ca­mente, pelo voto nas urnas. A von­tade da maio­r­ia do povo brasileiro deve ser respeita­da e hon­ra­da. Tais atos vio­len­tos são man­i­fes­tações anti­democráti­cas e ilegí­ti­mas que ata­cam os três Poderes de maneira vil. O gov­er­no e as insti­tu­ições pre­cisam voltar a fun­cionar den­tro da nor­mal­i­dade, pois o Brasil tem um desafio muito grande de voltar a crescer, ger­ar empre­gos e riqueza e alcançar maior justiça social”, afir­mou o pres­i­dente da CNI, Rob­son Bra­ga de Andrade, tam­bém em nota.

A Fed­er­ação Brasileira dos Ban­cos (Febra­ban) disse que “as cenas de des­or­dem e que­bra-que­bra”  causaram “pro­fun­da per­plex­i­dade insti­tu­cional, que exigem firme reação do Esta­do”.

“Com mais de meio de sécu­lo de existên­cia, a Febra­ban, inte­grante da insti­tu­cional­i­dade do país, repu­dia com veemên­cia as agressões ao patrimônio públi­co nacional e a vio­lên­cia con­tra as insti­tu­ições que rep­re­sen­tam o Esta­do Democráti­co de Dire­ito”.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

“Estamos a caminho de um suicídio planetário”, diz climatologista

Para Carlos Nobre, propostas apresentadas até agora são insuficientes Fabío­la Sin­im­bú — Envi­a­da espe­cial* Pub­li­ca­do …