...
domingo ,26 janeiro 2025
Home / Esportes / Entidades e clubes de futebol prestam homenagens a Zagallo

Entidades e clubes de futebol prestam homenagens a Zagallo

Morre o tetracampeão mundial Mario Jorge Lobo Zagallo aos 92 anos. Foto: Instagram/ZagalloOficial

Repro­dução: © Instagram/ZagalloOficial

Velho Lobo morreu na noite desta sexta-feira (5) aos 92 anos


Pub­li­ca­do em 06/01/2024 — 14:33 Por Pedro Peduzzi — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

As hom­e­na­gens a Mario Jorge Zagal­lo, o maior con­quis­ta­dor de Copas do Mun­do – duas como jogador (1958 e 1966) e duas na equipe téc­ni­ca (1970 e 1994) – cir­cu­lam pelos sites e pelas redes soci­ais dos prin­ci­pais clubes de fute­bol do país. O Vel­ho Lobo, como era con­heci­do, mor­reu na noite des­ta sex­ta-feira (5), aos 92 anos. Zagal­lo foi tam­bém lem­bra­do pelas con­fed­er­ações de fute­bol do Brasil e da Améri­ca do Sul e pelo pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va.

Em sua pági­na no X, anti­go Twit­ter, Lula lem­brou que, além de ser um dos maiores jogadores e téc­ni­cos de fute­bol de todos os tem­pos, Zagal­lo foi “um grande vence­dor e sím­bo­lo de amor pela seleção brasileira e pelo Brasil”.

“Cora­joso, ded­i­ca­do, apaixon­a­do e super­sti­cioso, Zagal­lo era exem­p­lo de brasileiro que não desis­tia nun­ca. É essa lição e espíri­to de car­in­ho, amor, ded­i­cação e super­ação que ele deixa para todo o nos­so país e para o fute­bol mundi­al. Nesse momen­to de des­pe­di­da, min­ha sol­i­dariedade aos famil­iares de Zagal­lo, seus fil­hos e netos, aos ami­gos e aos mil­hões de admi­radores”, pos­tou o pres­i­dente.

CBF e Conmebol

Con­fed­er­ação Brasileira de Fute­bol (CBF) decre­tou luto de sete dias “em hom­e­nagem à memória do seu eter­no campeão”. O pres­i­dente da enti­dade, Ednal­do Rodrigues, clas­si­fi­cou Zagal­lo como “len­da” e assum­iu o com­pro­mis­so de rev­er­en­ciar seu lega­do.

Con­fed­er­ação Sul-Amer­i­cana de Fute­bol (Con­mebol) lem­brou que Zagal­lo é o “úni­co tetra­cam­peão mundi­al como jogador, téc­ni­co e assis­tente” e dese­jou con­dolên­cias aos famil­iares e ami­gos do “astro brasileiro”.

Clubes

Zagal­lo foi tam­bém lem­bra­do pelos prin­ci­pais times do país. O atu­al campeão brasileiro, Palmeiras, lamen­tou a per­da do ído­lo e téc­ni­co da seleção brasileira. “É uma per­da imen­su­ráv­el para o esporte! Nos­sas con­dolên­cias aos famil­iares, ami­gos e fãs neste momen­to de pro­fun­da dor. Des­canse em paz, Vel­ho Lobo.”

O Fla­men­go desta­cou que Zagal­lo “moldou a história do fute­bol brasileiro”, e que ele “entra para a eternidade como um rev­olu­cionário, um pilar históri­co do esporte”, além de pio­neiro e recordista. “O Vel­ho Lobo voltou à história do Mais Queri­do no coman­do téc­ni­co. Era ele o coman­dante no títu­lo car­i­o­ca de 1972 e em 2001, quan­do vence­mos a Copa dos Campeões — e quem não lem­bra da vibração dele, de colete por cima do Man­to Sagra­do, quan­do Pet nos garan­tiu o quar­to Tri­cam­pe­ona­to, aos 43 do segun­do tem­po?”, desta­cou o clube.

Out­ros clubes car­i­o­cas que, a exem­p­lo do Fla­men­go, tiver­am o priv­ilé­gio de ver sua camisa no Vel­ho Lobo, tam­bém se man­i­fes­taram. Em tom de agradec­i­men­to, o Botafo­go lamen­tou a par­ti­da “de um dos seus maiores ído­los, campeão como jogador e treinador, com um cur­rícu­lo vito­rioso e notáv­el no esporte, uma ver­dadeira len­da do fute­bol brasileiro”. “Dese­jamos força aos famil­iares, ami­gos e fãs. Seu lega­do no Glo­rioso e no fute­bol jamais será esque­ci­do. Des­canse em paz, Vel­ho Lobo!”

Atu­al campeão da Lib­er­ta­dores, o Flu­mi­nense lem­brou a pas­sagem de Zagal­lo pelo time. “Uma das grandes lendas da história do fute­bol brasileiro e mundi­al e campeão pelo Tri­col­or”, pos­tou o clube. “Toda a nos­sa força e os nos­sos sen­ti­men­tos aos ami­gos, famil­iares e fãs de um ído­lo eter­no”, com­ple­men­tou.

Vas­co tam­bém lem­brou as con­quis­tas obti­das por seu time com a aju­da do ex-jogador e téc­ni­co. “Zagal­lo defend­eu as cores do Vas­co da Gama em duas opor­tu­nidades, ambas na função de treinador, com 49 vitórias, 34 empates e 16 der­ro­tas. O Vel­ho Lobo con­quis­tou três títu­los pelo Gigante da Col­i­na: o Troféu Colom­bi­no de 1980, a Taça Gus­ta­vo de Car­val­ho de 1980 (equiv­a­lente ao segun­do turno Estad­ual) e a Taça Adolpho Bloch de 1990.”

Além do Palmeiras, os prin­ci­pais times de São Paulo tam­bém usaram de suas redes soci­ais para prestar hom­e­na­gens ao Vel­ho Lobo. “O San­tos FC lamen­ta pro­fun­da­mente o falec­i­men­to de Mário Jorge Lobo Zagal­lo, uma das maiores lendas que o fute­bol já con­heceu. Zagal­lo Eter­no tem 13 letras. O nos­so Rei Pelé te espera no reino sagra­do. Obri­ga­do por tudo, Vel­ho Lobo!”, pub­li­cou o San­tos.

Corinthi­ans disse que se des­pede de “um dos maiores brasileiros de todos os tem­pos”. “Obri­ga­do por tudo que fez pelo nos­so fute­bol, Zagal­lo. Nos­sa gratidão a você, Vel­ho Lobo!”. O São Paulo tam­bém lamen­tou o falec­i­men­to e lem­brou que, além de tetra­cam­peão mundi­al pelo Brasil, Zagal­lo “mar­cou história no nos­so fute­bol, como atle­ta, treinador e diri­gente”.

Os dois prin­ci­pais times do Rio Grande do Sul – Grêmio Inter­na­cional – tam­bém prestaram suas hom­e­na­gens. O tri­col­or gaú­cho disse que uma len­da imor­tal das qua­tro lin­has par­tiu, “mas deixa para todos um lega­do de con­quis­tas e per­se­ver­ança”.

Já o Inter­na­cional disse que rece­beu com “imen­so pesar” a notí­cia do falec­i­men­to, e lem­brou que Zagal­lo, pelo bicam­pe­ona­to mundi­al como atle­ta e pelo coman­do da seleção de 70, bem como pela coor­de­nação téc­ni­ca na con­quista do tetra mundi­al brasileiro “será sem­pre lem­bra­do como um dos maiores nomes da história do fute­bol. Des­canse em paz, gigante”.

As hom­e­na­gens chegaram tam­bém dos três prin­ci­pais clubes de Minas Gerais. “O fute­bol brasileiro está de luto. O Cruzeiro lamen­ta o falec­i­men­to de Mário Jorge Lobo Zagal­lo. O úni­co a par­tic­i­par da con­quista de qua­tro títu­los de Copa do Mun­do. Seu tra­bal­ho como jogador e téc­ni­co estará pra sem­pre na nos­sa história. Des­canse em paz, Vel­ho Lobo”, tuitou o Cruzeiro.

Atléti­co Mineiro disse que o fute­bol se des­pede de um dos seus grandes nomes. “O Galo lamen­ta o falec­i­men­to do lendário Zagal­lo, tetra­cam­peão mundi­al pela Seleção Brasileira e grande ído­lo nacional. Nos sol­i­darizamos com a família, os fãs e ami­gos do Vel­ho Lobo”.

Améri­ca de Minas Gerais disse que a con­tribuição e o lega­do de Zagal­lo para o fute­bol brasileiro e mundi­al jamais serão esque­ci­dos. “Dese­jamos mui­ta força aos famil­iares e ami­gos neste momen­to difí­cil. Des­canse em paz, Zagal­lo”.

Edição: Juliana Andrade

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Lula publica carta de apoio a Rio-Niterói nos Jogos Panamericanos 2031

Presidente recebeu prefeitos das cidades que postulam candidatura Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …