...
quinta-feira ,28 março 2024
Home / Cultura / Entrega da Ordem do Mérito Cultural marca 456 anos do Rio de Janeiro

Entrega da Ordem do Mérito Cultural marca 456 anos do Rio de Janeiro

O Bondinho do Pão de Açúcar volta a receber visitantes a partir deste sábado com novas regras sanitárias
© Tânia Rêgo/Agência Bra­sil (Repro­du­ção)

Personalidades e instituições serão condecoradas


Publi­ca­do em 01/03/2021 — 07:30 Por Ala­na Gan­dra — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Rio de Janei­ro

A capi­tal flu­mi­nen­se com­ple­ta 456 anos nes­ta segun­da-fei­ra (1º), com entre­ga da Meda­lha São Sebas­tião do Rio de Janei­ro e diplo­ma a 18 per­so­na­li­da­des, asso­ci­a­ções, cole­ti­vos e ins­ti­tui­ções que usa­ram a cul­tu­ra como ele­men­to para redu­zir os impac­tos da pan­de­mia de covid-19, incluin­do des­de cri­a­ções artís­ti­cas até aju­da huma­ni­tá­ria.

Mais de 2.800 pes­so­as fize­ram indi­ca­ções ao prê­mio por meio de um for­mu­lá­rio dis­po­ni­bi­li­za­do nas redes soci­ais da Secre­ta­ria Muni­ci­pal de Cul­tu­ra. A esco­lha foi rea­li­za­da entre mais de 600 indi­ca­ções para home­na­ge­a­dos com a Ordem do Méri­to Cul­tu­ral Cari­o­ca 2020, mai­or hon­ra­ria do setor da cida­de do Rio.

A home­na­gem será no Palá­cio da Cida­de, às 14h. Os 18 home­na­ge­a­dos são: Asso­ci­a­ção de Pro­du­to­res de Tea­tro (APTR), can­to­ra Tere­sa Cris­ti­na, Cir­co Cres­cer e Viver, cri­a­dor de jor­nal comu­ni­tá­rio Renê Sil­va, Polifô­ni­ca Cia, com­po­si­tor Moacyr Luz, sacer­do­te de igre­ja de matriz afri­ca­na Hum­bo­no Rogé­rio de Olis­sá, espor­tis­ta e poe­ta Wan­der­son Gere­mi­as, Pre­ti­nhas Lei­to­ras, Slam das Minas RJ, Gas­tro­mo­ti­va, Núcleo de Apoio à Pro­du­ção Cul­tu­ral da UFRJ (Napro­cult), Com­pa­nhia de Dan­ça Pas­si­nho Cari­o­ca, desig­ner Fred Gel­li, Cole­ti­vo Lan­cho­ne­te Lan­cho­ne­te, Espa­ço Cul­tu­ral Via­du­to de Rea­len­go, Pal­cos do Rio – Rede Cul­tu­ral e Fil­ma Rio – Movi­men­to supra­par­ti­dá­rio dos pro­fis­si­o­nais do setor audi­o­vi­su­al cari­o­ca.

Fotografia

A expo­si­ção onli­ne O Mar de Mal­ta – O Rio de Janei­ro mar­ca sua iden­ti­da­de nas foto­gra­fi­as de Augus­to Mal­ta, um dos mais impor­tan­tes nomes da his­tó­ria da foto­gra­fia bra­si­lei­ra, será aber­ta hoje (1º) para mar­car o dia do ani­ver­sá­rio da cida­de, com cura­do­ria do fotó­gra­fo e antro­pó­lo­go Mil­ton Guran e da pes­qui­sa­do­ra Ana Bar­to­lo. A mos­tra pode ser aces­sa­da no site mardemalta.com.

A expo­si­ção reú­ne 40 ima­gens do ala­go­a­no Augus­to Mal­ta, que apre­sen­tam o momen­to de vira­da da cida­de na dire­ção do mar, entendendo‑o como área de lazer, afir­ma­ção cul­tu­ral e prá­ti­cas soci­ais na orla. Para Mil­ton Guran, Mal­ta se tor­nou, em mais de 40 anos, o mais dedi­ca­do cro­nis­ta visu­al da cida­de. “Suas foto­gra­fi­as nos mos­tram quem éra­mos e como che­ga­mos ao que somos. Tão impor­tan­te foi o seu tra­ba­lho que Augus­to Mal­ta figu­ra entre os heróis da cida­de. Feliz da cida­de que tem um fotó­gra­fo entre seus heróis”, des­ta­cou o cura­dor da expo­si­ção.

Mal­ta che­gou ao Rio com 24 anos de ida­de, em 1888, duran­te a épo­ca das idei­as repu­bli­ca­nas, que leva­ram Deo­do­ro da Fon­se­ca, tam­bém ala­go­a­no, à Pre­si­dên­cia da Repú­bli­ca. Mal­ta come­çou como guar­da-livros, antes de abrir seu pró­prio escri­tó­rio de con­ta­bi­li­da­de; pas­sou em segui­da para o ramo dos secos e molha­dos; depois, para o comér­cio de teci­dos, indo de por­ta em por­ta de bici­cle­ta, que era uma novi­da­de na épo­ca. Em 1900, um dos cli­en­tes propôs a tro­ca da bici­cle­ta por uma máqui­na foto­grá­fi­ca. Foi des­sa for­ma que Mal­ta ingres­sou na foto­gra­fia.

Sessenta mil “chapas”

Em 1903, foi con­vi­da­do pelo pre­fei­to Perei­ra Pas­sos para docu­men­tar as casas que seri­am demo­li­das den­tro dos tra­ba­lhos de moder­ni­za­ção do Rio. No tem­po em que per­ma­ne­ceu na pre­fei­tu­ra, entre 1903 e 1936, e tam­bém por con­ta pró­pria, pro­du­ziu, segun­do esti­ma­ti­vas, entre 30 mil e 60 mil “cha­pas” de docu­men­ta­ção urba­na, tor­nan­do-se um dos mai­o­res fotó­gra­fos bra­si­lei­ros.

Mal­ta foi ain­da um dos res­pon­sá­veis pelo sur­gi­men­to das repor­ta­gens ilus­tra­das no Bra­sil, cola­bo­ran­do nas revis­tas Kos­mos, Illus­tra­ção Bra­si­lei­ra, Revis­ta da Sema­na e Fon-Fon. Foi sócio da Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra de Impren­sa (ABI) — onde fez a pri­mei­ra expo­si­ção em 1930 — até o fim da sua vida em 1957, aos 93 anos de ida­de.

As ima­gens sele­ci­o­na­das para a expo­si­ção fazem par­te dos acer­vos do Museu His­tó­ri­co da Cida­de, Arqui­vo-Geral da Cida­de, Museu da Ima­gem e do Som, Bibli­o­te­ca Naci­o­nal, Ins­ti­tu­to His­tó­ri­co e Geo­grá­fi­co Bra­si­lei­ro, Ins­ti­tu­to Morei­ra Sal­les e o Arqui­vo Geor­ge Erma­koff. A mos­tra esta­rá dis­po­ní­vel até 31 de julho des­te ano.

Cristo Redentor

Apro­vei­tan­do tam­bém a data come­mo­ra­ti­va dos 456 anos da capi­tal flu­mi­nen­se, o San­tuá­rio Cris­to Reden­tor divul­ga o calen­dá­rio de even­tos que cele­bra­rão os 90 anos do monu­men­to mais conhe­ci­do do país. A fes­ta prin­ci­pal está pro­gra­ma­da para o peri­o­do de 9 a 17 de outu­bro pró­xi­mo, na Pas­sa­re­la do Sam­ba.

O ani­ver­sá­rio do Rio de Janei­ro será come­mo­ra­do de for­ma tími­da, sem gran­des bada­la­ções, em vir­tu­de da pan­de­mia de covid-19.

Bondinho

Pela pri­mei­ra vez, come­mo­ran­do o ani­ver­sá­rio do Rio de Janei­ro, o Bon­di­nho Pão de Açú­car pro­mo­ve a cam­pa­nha Cari­o­ca Mara­vi­lha, que ofe­re­ce­rá des­con­to de 60% nos ingres­sos regu­la­res adqui­ri­dos via onli­ne (www.bondinho.com.br), a par­tir des­ta segun­da-fei­ra (1º). A edi­ção espe­ci­al da cam­pa­nha será váli­da duran­te todo o mês de mar­ço, bene­fi­ci­an­do pes­so­as nas­ci­das na cida­de e mora­do­res do Rio de Janei­ro e Gran­de Rio.

De acor­do com a admi­nis­tra­ção do Bon­di­nho Pão de Açú­car, a ação visa a valo­ri­zar a essên­cia e a cul­tu­ra cari­o­cas. O bene­fí­cio espe­ci­al é váli­do para o pas­seio com­ple­to, que come­ça na esta­ção da Praia Ver­me­lha e vai até o Pão de Açú­car. Os valo­res pro­mo­ci­o­nais não são cumu­la­ti­vos com outras opções de des­con­tos já exis­ten­tes.

Para apro­vei­tar o bene­fí­cio, adul­tos devem apre­sen­tar um com­pro­van­te de resi­dên­cia e docu­men­to ofi­ci­al com foto, enquan­to as cri­an­ças de 6 a 12 anos têm de mos­trar cer­ti­dão de nas­ci­men­to ou docu­men­to ofi­ci­al com foto que com­pro­ve ser resi­den­te ou nas­ci­do no Rio de Janei­ro. Cri­an­ças de até cin­co anos não pagam ingres­so.

Ineditismo

O dire­tor exe­cu­ti­vo do Bon­di­nho Pão de Açú­car, San­dro Fer­nan­des, des­ta­cou o ine­di­tis­mo da ação, ao home­na­ge­ar o melhor que a cida­de do Rio tem nes­ses 456 anos de his­tó­ria — o cari­o­ca. “Somos um íco­ne da cida­de e temos como pro­pó­si­to ins­pi­rar a feli­ci­da­de em todos que se conec­tam conos­co e, prin­ci­pal­men­te, com o cari­o­ca, que com­par­ti­lha com a gen­te o encan­ta­men­to de ter nas­ci­do nes­ta cida­de mara­vi­lho­sa que é o Rio de Janei­ro”, afir­mou Fer­nan­des.

As nor­mas de segu­ran­ça sani­tá­ria de com­ba­te à covid-19 são ado­ta­das pelo Bon­di­nho Pão de Açú­car em seu fun­ci­o­na­men­to. O uso de más­ca­ra é obri­ga­tó­rio, poden­do ser reti­ra­da ape­nas no momen­to de fazer refei­ções e des­de que o dis­tan­ci­a­men­to soci­al seja man­ti­do. Totens com álco­ol em gel estão dis­po­ni­bi­li­za­dos ao lon­go de todo o par­que e a medi­ção de tem­pe­ra­tu­ra é fei­ta em todos na entra­da.

Além da demar­ca­ção do espa­ço de dis­tan­ci­a­men­to físi­co nas filas, os bon­des ope­ram com capa­ci­da­de redu­zi­da e são sani­ti­za­dos a cada via­gem. O regu­la­men­to com­ple­to da pro­mo­ção pode ser aces­sa­do no site ofi­ci­al do Bon­di­nho Pão de Açú­car.

MAR

Rea­ber­to ao públi­co no últi­mo dia 11 de feve­rei­ro, o Museu de Arte do Rio (MAR) come­mo­ra oito anos de ati­vi­da­des, coin­ci­din­do com o ani­ver­sá­rio de 456 anos da cida­de. Para cele­brar a data, o museu ofe­re­ce­rá ao públi­co entra­da gra­tui­ta às quin­tas-fei­ras, duran­te todo o mês de mar­ço.

O museu esta­va fecha­do há 11 meses, em fun­ção da pan­de­mia. A rea­ber­tu­ra é uma das pri­mei­ras medi­das da Orga­ni­za­ção dos Esta­dos Ibe­ro-ame­ri­ca­nos (OEI), à fren­te da ins­ti­tui­ção cari­o­ca des­de janei­ro, por meio de acor­do de coo­pe­ra­ção inter­na­ci­o­nal fir­ma­do com a pre­fei­tu­ra muni­ci­pal. A enti­da­de é o pri­mei­ro orga­nis­mo inter­go­ver­na­men­tal de coo­pe­ra­ção no espa­ço ibe­ro-ame­ri­ca­no e, des­de 1949, tra­ba­lha em três cam­pos de ação: cul­tu­ra, edu­ca­ção e ciên­cia.

O dire­tor e che­fe da repre­sen­ta­ção da OEI no Bra­sil, Rapha­el Cal­lou, dis­se que o MAR ofe­re­ce a todos os visi­tan­tes um diá­lo­go dire­to com a cida­de em suas diver­sas dimensões:cultural, edu­ca­ti­va e soci­al. “A OEI atua há mais de 70 anos tra­ba­lhan­do arte e edu­ca­ção de for­ma arti­cu­la­da, em defe­sa de uma soci­e­da­de mais inclu­si­va, em que o aces­so à cul­tu­ra seja garan­ti­do efe­ti­va­men­te como um direi­to. Fare­mos des­sa expe­ri­ên­cia na ges­tão do MAR uma refe­rên­cia das ini­ci­a­ti­vas de cul­tu­ra e eco­no­mia cri­a­ti­va con­du­zi­das pela orga­ni­za­ção na região”, acres­cen­tou Cal­lou.

Inserção

Cura­dor-che­fe do MAR, Mar­ce­lo Cam­pos des­ta­cou que, ao com­ple­tar oito anos de vida, o museu já apre­sen­ta uma von­ta­de níti­da. “O MAR, em seu ani­ver­sá­rio, quer se man­ter como um museu em for­te inser­ção na cida­de, a par­tir de sua vizi­nhan­ça. Por­tan­to, come­mo­rar oito anos é se man­ter aten­to aos obje­ti­vos e mis­sões que fize­ram do MAR um dos prin­ci­pais museus da cida­de. A his­tó­ria que nos inte­res­sa está con­ta­da “a con­tra­pe­lo”, ten­si­o­nan­do e incor­po­ran­do crí­ti­cas e desa­fi­os em todos os seto­res do museu”, obser­vou.

A pro­gra­ma­ção de ani­ver­sá­rio come­ça com uma live (trans­mis­são ao vivo pela inter­net) de Mar­ce­lo Cam­pos e Rapha­el Cal­lou, às 17h, quan­do apre­sen­ta­rão aos segui­do­res do equi­pa­men­to no Ins­ta­gram a pro­gra­ma­ção do MAR para este mês. O públi­co terá a opor­tu­ni­da­de de conhe­cer a mos­tra iné­di­ta “Pau­lo Wer­neck — Murais para o Rio”, que vai ocu­par uma das gale­ri­as do museu até agos­to.

Segun­do Mar­ce­lo Cam­pos, Pau­lo Wer­neck foi um impor­tan­te mura­lis­ta, que atu­ou jun­to com arqui­te­tos de reno­me, entre eles Oscar Nie­meyer. São de auto­ria de Wer­neck pro­je­tos como o pré­dio da Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra de Impren­sa (ABI), loca­li­za­do na região cen­tral do Rio. Para­le­la­men­te à mos­tra de Pau­lo Wer­neck, terão con­ti­nui­da­de as expo­si­ções “Rua!”; “Casa Cari­o­ca”; e “Ali­ne Mot­ta: memó­ria, via­gem e água”, lan­ça­das no ano pas­sa­do.

Educação

Nes­te mês de mar­ço, o museu vai reto­mar a ati­vi­da­de edu­ca­ti­va Conhe­ça o MAR. Tra­ta-se de uma visi­ta gui­a­da, com até uma hora de dura­ção, ofe­re­ci­da ao públi­co espon­tâ­neo pelos espa­ços da ins­ti­tui­ção. A medi­a­ção dia­lo­ga com a his­tó­ria da região por­tuá­ria e será rea­li­za­da todas às sex­tas-fei­ras de mar­ço, às 14h.

Para Hugo Oli­vei­ra, geren­te de Edu­ca­ção e Esco­la do Olhar, “come­mo­rar o 8º ani­ver­sá­rio do MAR reno­va as espe­ran­ças, traz exce­len­tes memó­ri­as e nos desa­fia a pen­sar cami­nhos para as prá­ti­cas edu­ca­ti­vas. Vamos reto­mar aos pou­cos, come­çan­do com o pro­je­to Conhe­ça o MAR às sex­tas-fei­ras para o públi­co espon­tâ­neo, toman­do as devi­das medi­das de segu­ran­ça. A visi­ta ofe­re­ce visão pano­râ­mi­ca dos espa­ços do museu em cone­xão com a his­tó­ria da região por­tuá­ria e da Peque­na Áfri­ca, além de um per­cur­so pelas dife­ren­tes mos­tras em car­taz. A con­clu­são ocor­re den­tro do pavi­lhão para que o visi­tan­te pos­sa retor­nar às expo­si­ções”, infor­mou.

Encer­ran­do as come­mo­ra­ções, no dia 27 de mar­ço, uma nova ban­dei­ra será has­te­a­da no mas­tro do museu, mar­can­do o iní­cio des­te novo ano para a ins­ti­tui­ção. O MAR fun­ci­o­na de quin­ta-fei­ra a domin­go, das 11h às 18h. A entra­da no Pavi­lhão de Expo­si­ções é per­mi­ti­da até as 17h. Os ingres­sos têm valor de R$ 20 (intei­ra) e R$ 10 (meia).

Edi­ção: Gra­ça Adju­to

Você pode Gostar de:

Mega-Sena acumula e prêmio vai agora a R$ 120 milhões

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil Veja os números sorteados: 03 – 07 – 10 – …