...
sexta-feira ,1 março 2024
Home / Esportes / Equipe mista do Minas Tênis Clube fatura Grand Prix Nacional de Judô

Equipe mista do Minas Tênis Clube fatura Grand Prix Nacional de Judô

Repro­du­ção: © Hed­gard Moraes/MTC/Direitos Reser­va­dos

Time mineiro leva título inédito após vencer bicampeão Pinheiros (SP)


Publi­ca­do em 16/12/2023 — 19:03 Por Lin­coln Cha­ves — Repór­ter da EBC — São Pau­lo

ouvir:

O Minas Tênis Clu­be con­quis­tou, nes­te sába­do (16), pela pri­mei­ra vez, o títu­lo do Grand Prix Naci­o­nal de Judô, prin­ci­pal tor­neio por equi­pes mis­tas do país. Os minas­te­nis­tas, que sedi­a­ram a com­pe­ti­ção na Are­na UniBH, em Belo Hori­zon­te, supe­ra­ram ma final o bicam­peão Espor­te Clu­be Pinhei­ros, de São Pau­lo..

Cada equi­pe rela­ci­o­nou seis atle­tas para o con­fron­to (três homens e três mulhe­res). Na dis­pu­ta para judo­cas até 57 qui­los (kg), Shir­len Nas­ci­men­to, do Minas, levou a melhor sobre Laris­sa Pimen­ta, do Pinhei­ros, bicam­peã pan-ame­ri­ca­na e déci­ma do ran­king mun­di­al da cate­go­ria até 52 kg. Em segui­da, Júlio Koda Lima (até 73 kg) bateu Wil­li­am Lima (11º do mun­do na cate­go­ria até 66 kg).

O Pinhei­ros rea­giu. A vene­zu­e­la­na Elvis­mar Rodrí­guez, bron­ze nos Jogos Pan-Ame­ri­ca­nos de San­ti­a­go (Chi­le), supe­rou Sarah Nas­ci­men­to, no due­lo entre judo­cas até 70 kg. Depois, Gio­va­ni Fer­rei­ra ven­ceu Matheus Oli­vei­ra, ambos da cate­go­ria até 90 kg, empa­tan­do o emba­te.

O Minas vol­tou à fren­te com a vitó­ria de Mil­le­na Sil­va sobre Karol Gime­nes, as duas da cate­go­ria até 78 kg, mas o Pinhei­ros igua­lou gra­ças ao triun­fo de Rafa­el Buza­ca­ri­ni, 15º do mun­do entre os atle­tas até 100 kg, sobre Edu­ar­do Bet­to­ni. Na luta de desem­pa­te, o sor­teio opôs nova­men­te Mil­le­na e Karol. Mais uma vez, a minas­te­nis­ta se deu melhor e con­fir­mou o títu­lo iné­di­to aos anfi­triões.

Millena Silva (azul, Minas) vence Karol Gimenes na luta da categoria até 78 kg - Minas campeão do Grand Prix Nacional de Judô - em 16/12/2023
Repro­du­ção: Na cate­go­ria até 78 Kg, a vitó­ria de Mil­le­na Sil­va (do Minas, de azul na foto) sobre Karol Gime­nes con­tri­buiu para a con­quis­ta do títu­lo iné­di­to do clu­be minei­ro — Hed­gard Moraes/MTC/Direitos Reser­va­dos

Para che­gar à deci­são, o Minas der­ro­tou o Clu­be Pai­nei­ras do Morumby, de São Pau­lo, nas quar­tas de final e a Sogi­pa, do Rio Gran­de do Sul, nas semi­fi­nais. O Pinhei­ros, por sua vez, pas­sou pelo tam­bém gaú­cho Grê­mio Náu­ti­co União e pelo Ins­ti­tu­to Rea­ção, do Rio de Janei­ro. Sogi­pa e Rea­ção fica­ram com o bron­ze do Grand Prix, ao supe­ra­rem, res­pec­ti­va­men­te, Pau­lis­ta­no e Pai­nei­ras. Todos os due­los ocor­re­ram nes­te sába­do.

A com­pe­ti­ção foi dis­pu­ta­da pela pri­mei­ra vez em 2018, com vitó­ria do Rea­ção. O Pinhei­ros ganhou as duas edi­ções ante­ri­o­res, em 2019 e 2022. O mode­lo de dis­pu­ta por equi­pes mis­tas estre­ou no pro­gra­ma olím­pi­co nos Jogos de Tóquio, no Japão, em 2021.

Troféu Brasil

Entre quin­ta-fei­ra (14) e sex­ta-fei­ra (15), a Are­na UniBH tam­bém rece­beu o Tro­féu Bra­sil de Judô. O even­to reu­niu mais de 400 judo­cas, que com­pe­ti­ram em 14 cate­go­ri­as (sete em cada gêne­ro). O Pinhei­ros lide­rou o qua­dro de meda­lhas, com cin­co ouros, segui­do por Minas (três ouros e cin­co pra­tas) e Rea­ção (três ouros e três pra­tas).

Des­ta­que à pre­sen­ça da cam­peã mun­di­al, olím­pi­ca e pan-ame­ri­ca­na Rafa­e­la Sil­va. A judo­ca do Fla­men­go, que com­pe­te nor­mal­men­te na cate­go­ria até 57 kg, lutou entre atle­tas até 63 kg e foi meda­lhis­ta de bron­ze.

Edi­ção: Cláu­dia Soa­res Rodri­gues

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Botafogo e Vasco fazem clássico decisivo pelo Campeonato Carioca

Repro­du­ção: © Vitor Silva/Botafogo/Direitos Reser­va­dos Rádio Nacional transmite o confronto a partir das 16h deste …