...
domingo ,13 outubro 2024
Home / Educação / Escola brasileira está entre as três melhores do mundo

Escola brasileira está entre as três melhores do mundo

Repro­dução: © Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Unidade é pioneira em programas de xadrez, atletismo e ginástica


Publicado em 19/09/2024 — 07:32 Por Mariana Tokarnia — Repórter da Agência Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

A Esco­la Estad­ual Dep­uta­do Pedro Cos­ta, local­iza­da na Vila Isoli­na Mazzei, zona leste da cidade de São Paulo, está entre as três final­is­tas de uma das cat­e­go­rias dos Prêmios Mel­hores Esco­las do Mun­do, em inglês, World’s Best School Prizes, em 2024. A esco­la é pio­neira em pro­gra­mas de xadrez, atletismo e ginás­ti­ca artís­ti­ca.

O Pro­je­to Xadrez, ini­ci­a­do pelo pro­fes­sor Leonar­do Alcân­tara, usa o jogo como fer­ra­men­ta para apri­morar habil­i­dades cog­ni­ti­vas e de inter­ação social, ensi­nan­do os alunos a pen­sarem no futuro e con­sid­er­arem as con­se­quên­cias de suas ações tan­to den­tro quan­to fora do tab­uleiro. Da mes­ma for­ma, os pro­gra­mas de atletismo e ginás­ti­ca artís­ti­ca, intro­duzi­dos pelo pro­fes­sor Luiz Fer­nan­do Jun­queira, visam não ape­nas o desen­volvi­men­to físi­co, mas tam­bém a con­strução de resil­iên­cia e tra­bal­ho em equipe.

Segun­do a orga­ni­za­ção do prêmio, ess­es pro­gra­mas têm demon­stra­do suces­so, evi­den­ci­a­do pelo aumen­to da par­tic­i­pação dos alunos em campe­onatos nacionais e pela maior coesão comu­nitária. Pais e orga­ni­za­ções locais estão envolvi­dos ati­va­mente, apoian­do não ape­nas com a pre­sença, mas tam­bém par­tic­i­pan­do de even­tos e work­shops, o que mostra o impacto das ini­cia­ti­vas da esco­la na comu­nidade local.

A esco­la con­corre na cat­e­go­ria Colab­o­ração Comu­nitária e poderá gan­har 10 mil dólares, o equiv­a­lente a cer­ca de R$ 55 mil. As demais final­is­tas na cat­e­go­ria são o Cole­gio María de Guadalupe, da Argenti­na, e Com­mu­ni­ty School Salomé Ure­ña, dos Esta­dos Unidos.

Prêmio

A pre­mi­ação foi fun­da­da pela T4 Edu­ca­tion, com apoio da Fun­dação Lemann, Accen­ture e Amer­i­can Express, em 2022, para dar vis­i­bil­i­dade a esco­las que podem com­par­til­har suas mel­hores práti­cas em todo mun­do. O prêmio tem cin­co cat­e­go­rias: Colab­o­ração Comu­nitária, Ação Ambi­en­tal, Ino­vação, Super­ação de Adver­si­dades e Apoio a Vidas Saudáveis.

Este ano, o vence­dor de cada um dos cin­co prêmios será anun­ci­a­do em out­ubro. Eles serão sele­ciona­dos por uma acad­e­mia de Jjúri, com­pos­ta por acadêmi­cos, edu­cadores, ONGs, empreende­dores soci­ais, gov­er­no, sociedade civ­il e setor pri­va­do de diver­sos país­es.

Além dis­so, o escol­hi­do do Prêmio Escol­ha da Comu­nidade, deter­mi­na­do por voto públi­co, rece­berá a adesão ao Mel­hor Esco­la para Tra­bal­har, em inglês, Best School to Work, um pro­gra­ma volta­do para apoiar a gestão esco­lar espe­cial­mente no recru­ta­men­to e retenção de pro­fes­sores.

Os vence­dores e final­is­tas dos Prêmios Mel­hores Esco­las do Mun­do serão con­vi­da­dos para o World Schools Sum­mit, em Dubai, nos Emi­ra­dos Árabes Unidos, que acon­te­cerá nos dias 23 e 24 de novem­bro. O even­to reunirá líderes globais de edu­cação, além daque­las con­sid­er­adas as mel­hores esco­las do mun­do.

Edição: Aline Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Dia das Crianças na Flip: Sesc propõe mais histórias e menos telas

Programação tem contação para crianças e debate para adultos Rafael Car­doso Pub­li­ca­do em 12/10/2024 — …