...
segunda-feira ,14 outubro 2024
Home / Meio Ambiente / Escolas cancelam aulas por causa da fumaça no Distrito Federal

Escolas cancelam aulas por causa da fumaça no Distrito Federal

Repro­dução: © Fabio Rodrigues-Pozze­bom/ Agên­cia Brasil

Unidades têm autonomia para decidir, diz secretaria


Publicado em 16/09/2024 — 11:12 Por Pedro Peduzzi — Repórter da Agência Brasil — Brasília

ouvir:

Esco­las do Dis­tri­to Fed­er­al foram autor­izadas a, caso con­sid­erem necessário, can­ce­lar as aulas pre­vis­tas para esta segun­da-feira (16). A medi­da vale para as unidades esco­lares local­izadas em áreas próx­i­mas à queima­da que atinge, des­de o domin­go (15) o Par­que Nacional de Brasília, o que prej­u­di­cou ain­da mais a qual­i­dade do ar que esta­va seca e, ago­ra, apre­sen­ta fumaça e fuligem.

A ori­en­tação da Sec­re­taria de Edu­cação do DF (SEEDF) é para que as esco­las deci­dam de for­ma autôno­ma o can­ce­la­men­to ou não das aulas. “Caso a gestão da esco­la iden­ti­fique riscos à saúde da comu­nidade esco­lar, está autor­iza­da a sus­pender tem­po­rari­a­mente as ativi­dades, garan­ti­n­do, pos­te­ri­or­mente, a apre­sen­tação de um cal­endário de reposição das aulas”, infor­mou a sec­re­taria.

Já foram can­ce­ladas as aulas do Cen­tro de Ensi­no Médio da Asa Norte (CEAN), do CEM Paulo Freire, na 610 Norte, e do Cen­tro de Ensi­no Fun­da­men­tal 1 do Lago Norte (CELAN).

A Uni­ver­si­dade de Brasília (UnB) tam­bém can­celou o expe­di­ente pres­en­cial nes­ta segun­da-feira, sug­erindo que as ativi­dades pre­vis­tas sejam feitas de for­ma remo­ta. Algu­mas esco­las pri­vadas já comu­nicaram que sus­pender­am as aulas de hoje.

Veja imagens de Brasília nesta manhã:

Outras recomendações

Em meio à seca que há meses atinge a cap­i­tal fed­er­al, a Sec­re­taria de Edu­cação já havia feito algu­mas ori­en­tações sobre medi­das durante o perío­do de esti­agem. Entre elas, a sus­pen­são tem­porária das aulas de edu­cação físi­ca, mas com a ressal­va de que os alunos devem ter out­ras ativi­dades no mes­mo horário, seguin­do ori­en­tação da gestão esco­lar.

Foi tam­bém recomen­da­do que as esco­las man­ten­ham os bebedouros em boas condições. A sec­re­taria sug­eriu, aos estu­dantes, que lev­em sua gar­rafin­ha de água para a esco­la, de for­ma a terem condições de faz­er um con­sumo reg­u­lar de água.

A sec­re­taria sug­ere que as salas de aula este­jam sem­pre bem ven­ti­ladas e que medi­das de higiene sejam reforçadas em todos os ambi­entes esco­lares, o que inclui pátios, san­itários e salas de aula.

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Navio que bateu na Ponte Rio-Niterói em 2022 deixa Rio de Janeiro

Saída da embarcação do porto durou quatro horas e meia Vitor Abdala — Repórter da …