...
quarta-feira ,19 março 2025
Home / Entretenimento / Escolas de samba campeãs desfilam hoje no sambódromo em SP

Escolas de samba campeãs desfilam hoje no sambódromo em SP

Repro­dução: © Paulo Pinto/Agência Brasil

Unidos de São Lucas, segunda colocada do Acesso 2, abre o desfile


Pub­li­ca­do em 17/02/2024 — 11:30 Por Bruno Boc­chi­ni — Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

ouvir:

As esco­las de sam­ba campeãs do car­naval de São Paulo vão voltar a des­fi­lar neste sába­do (17) no sam­bó­dro­mo do Anhem­bi, na zona norte da cap­i­tal paulista. Retornarão à aveni­da do sam­ba as campeãs e vice-campeãs do Grupo de Aces­so 2 e do Grupo de Aces­so 1; e as cin­co mel­hores do Grupo Espe­cial.

Às 20 horas, a Unidos de São Lucas, segun­da colo­ca­da do Aces­so 2, ini­cia o des­file, segui­da, às 20h45, da campeã do Aces­so 2, a X9 Paulis­tana. Às 21h30 será a vez da Col­orado do Brás, segun­da colo­ca­da do Grupo de Aces­so 1, e, às 22h25, da Estrela do Ter­ceiro Milênio (campeã do Aces­so 1). Ambas estarão em 2025 no Grupo Espe­cial do car­naval paulis­tano.

A par­tir das 23h20, começarão os des­files das cin­co mel­hores esco­las do Grupo Espe­cial: a primeira a entrar na aveni­da será a Man­cha Verde, quin­ta colo­ca­da. A agremi­ação levará para a pas­sarela o sam­ba enre­do Do Nos­so Solo Para o Mun­do: o Cam­po que Preser­va, o Cam­po que Pro­duz, o Cam­po que Ali­men­ta”, com­posição que se inspi­ra na cul­tura agrí­co­la brasileira, can­ta a cor­agem e o tra­bal­ho dos agricul­tores e enal­tece o verde do cam­po.

À 00h20, será a vez da Dragões da Real (2ª colo­ca­da), com o sam­ba enre­do África – Uma Con­ste­lação de Reis e Rain­has. A com­posição desta­ca a história não con­ta­da sobre o con­ti­nente africano, exal­ta seus grandes reina­dos e car­ac­terís­ti­cas como a cor­agem, a resistên­cia, a diplo­ma­cia e a sabedo­ria dos negros.

A Moci­dade Ale­gre, campeã do car­naval de aveni­da paulis­tano, entrará na aveni­da à 01h20. Brasileia Desvaira­da: a Bus­ca de Mário de Andrade por um País é o sam­ba enre­do da agremi­ação da Casa Verde, na zona oeste da cidade. A com­posição can­ta as via­gens de Mário Andrade, que mapeou a cul­tura brasileira nos anos 20 do sécu­lo pas­sa­do. Entre out­ros reg­istros do estu­dioso, estão os gru­pos de sam­ba de Pira­po­ra (SP) e várias man­i­fes­tações cul­tur­ais do Norte, Nordeste e Sud­este do país.

Às 02h20, será a vez da Acadêmi­cos do Tat­u­apé (3ª colo­ca­da) voltar a se apre­sen­tar com o sam­ba enre­do Mata de São João — Uma Joia da Bahia Sím­bo­lo de Preser­vação! Entre Can­tos e Tam­bores. Viva a Mata de São João!, que mostra os atra­tivos da cidade baiana Mata de São João e sua relação com a cul­tura e reli­giosi­dade africana.

A últi­ma esco­la a des­fi­lar será a Gav­iões da Fiel (4ª colo­ca­da), a par­tir das 03h20, com o sam­ba enre­do Vou Te Levar Para o Infini­to, que faz refer­ên­cia ao espaço sider­al, o Big Bang, e os lim­ites do tem­po. “Vou te levar pro céu, eu vou, Atrav­es­sar o tem­po, A imen­sid­ão do uni­ver­so me guiou, Delirei, son­hei com a grande explosão, Me fiz um arle­quim nes­sa viagem, Fui des­bravar o lume das estre­las, Colom­bi­na a embar­car nes­sa viagem, Onde reina o esplen­dor da natureza”, diz o enre­do.

Edição: Aécio Ama­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Vistoria vai decidir se o Cristo Redentor será reaberto ao público

Monumento foi fechado à visitação após morte de turista Dou­glas Cor­rêa — Repórter da Agên­cia …