...
domingo ,14 abril 2024
Home / Entretenimento / Escolas de samba campeãs desfilam hoje no sambódromo em SP

Escolas de samba campeãs desfilam hoje no sambódromo em SP

Repro­du­ção: © Pau­lo Pinto/Agência Bra­sil

Unidos de São Lucas, segunda colocada do Acesso 2, abre o desfile


Publi­ca­do em 17/02/2024 — 11:30 Por Bru­no Boc­chi­ni — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — São Pau­lo

ouvir:

As esco­las de sam­ba cam­peãs do car­na­val de São Pau­lo vão vol­tar a des­fi­lar nes­te sába­do (17) no sam­bó­dro­mo do Anhem­bi, na zona nor­te da capi­tal pau­lis­ta. Retor­na­rão à ave­ni­da do sam­ba as cam­peãs e vice-cam­peãs do Gru­po de Aces­so 2 e do Gru­po de Aces­so 1; e as cin­co melho­res do Gru­po Espe­ci­al.

Às 20 horas, a Uni­dos de São Lucas, segun­da colo­ca­da do Aces­so 2, ini­cia o des­fi­le, segui­da, às 20h45, da cam­peã do Aces­so 2, a X9 Pau­lis­ta­na. Às 21h30 será a vez da Colo­ra­do do Brás, segun­da colo­ca­da do Gru­po de Aces­so 1, e, às 22h25, da Estre­la do Ter­cei­ro Milê­nio (cam­peã do Aces­so 1). Ambas esta­rão em 2025 no Gru­po Espe­ci­al do car­na­val pau­lis­ta­no.

A par­tir das 23h20, come­ça­rão os des­fi­les das cin­co melho­res esco­las do Gru­po Espe­ci­al: a pri­mei­ra a entrar na ave­ni­da será a Man­cha Ver­de, quin­ta colo­ca­da. A agre­mi­a­ção leva­rá para a pas­sa­re­la o sam­ba enre­do Do Nos­so Solo Para o Mun­do: o Cam­po que Pre­ser­va, o Cam­po que Pro­duz, o Cam­po que Ali­men­ta”, com­po­si­ção que se ins­pi­ra na cul­tu­ra agrí­co­la bra­si­lei­ra, can­ta a cora­gem e o tra­ba­lho dos agri­cul­to­res e enal­te­ce o ver­de do cam­po.

À 00h20, será a vez da Dra­gões da Real (2ª colo­ca­da), com o sam­ba enre­do Áfri­ca – Uma Cons­te­la­ção de Reis e Rai­nhas. A com­po­si­ção des­ta­ca a his­tó­ria não con­ta­da sobre o con­ti­nen­te afri­ca­no, exal­ta seus gran­des rei­na­dos e carac­te­rís­ti­cas como a cora­gem, a resis­tên­cia, a diplo­ma­cia e a sabe­do­ria dos negros.

A Moci­da­de Ale­gre, cam­peã do car­na­val de ave­ni­da pau­lis­ta­no, entra­rá na ave­ni­da à 01h20. Bra­si­leia Des­vai­ra­da: a Bus­ca de Mário de Andra­de por um País é o sam­ba enre­do da agre­mi­a­ção da Casa Ver­de, na zona oes­te da cida­de. A com­po­si­ção can­ta as via­gens de Mário Andra­de, que mape­ou a cul­tu­ra bra­si­lei­ra nos anos 20 do sécu­lo pas­sa­do. Entre outros regis­tros do estu­di­o­so, estão os gru­pos de sam­ba de Pira­po­ra (SP) e vári­as mani­fes­ta­ções cul­tu­rais do Nor­te, Nor­des­te e Sudes­te do país.

Às 02h20, será a vez da Aca­dê­mi­cos do Tatu­a­pé (3ª colo­ca­da) vol­tar a se apre­sen­tar com o sam­ba enre­do Mata de São João — Uma Joia da Bahia Sím­bo­lo de Pre­ser­va­ção! Entre Can­tos e Tam­bo­res. Viva a Mata de São João!, que mos­tra os atra­ti­vos da cida­de bai­a­na Mata de São João e sua rela­ção com a cul­tu­ra e reli­gi­o­si­da­de afri­ca­na.

A últi­ma esco­la a des­fi­lar será a Gaviões da Fiel (4ª colo­ca­da), a par­tir das 03h20, com o sam­ba enre­do Vou Te Levar Para o Infi­ni­to, que faz refe­rên­cia ao espa­ço side­ral, o Big Bang, e os limi­tes do tem­po. “Vou te levar pro céu, eu vou, Atra­ves­sar o tem­po, A imen­si­dão do uni­ver­so me gui­ou, Deli­rei, sonhei com a gran­de explo­são, Me fiz um arle­quim nes­sa via­gem, Fui des­bra­var o lume das estre­las, Colom­bi­na a embar­car nes­sa via­gem, Onde rei­na o esplen­dor da natu­re­za”, diz o enre­do.

Edi­ção: Aécio Ama­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

BNDES abre concurso em 2024 para 150 vagas de nível superior

Repro­du­ção: © Fer­nan­do Frazão/Agencia Bra­sil Edital deve ser divulgado no segundo semestre Publicado em 09/04/2024 …